Trabalhos e processos que ajudam na preservação ambiental
Os trabalhos relacionados aos cuidados ambientais são ações muito importantes para a preservação das espécies e recursos naturais e vegetais presentes na natureza.
As atividades realizadas pelos indivíduos, sejam estas de cunho econômico ou social, geram muitos impactos e problemas ambientais.
Uma forma de seguir cuidando do meio ambiente e realizar os serviços conforme o segmento de atuação é criando projetos de conservação ambiental, priorizando o descarte correto de resíduos, reciclagem, o cuidado com os animais e outros pontos que tem impacto direto no ambiente.
Construção civil e impacto ambiental
O segmento de construção civil, por exemplo, é um setor que provoca muitos danos ao meio ambiente. As construtoras, em suas atividades provocam muito impacto para obter retorno financeiro e contribuir para o desenvolvimento das cidades e consequentemente do país.
Uma maneira de conseguir realizar as obras dos imóveis sem prejudicar o ambiente é investindo na elaboração de projetos de construções sustentáveis.
O uso de materiais que amenizam os impactos a natureza, a redução drástica na quantidade de resíduos gerado e a utilização consciente de energia e água são o segredo para ter uma edificação diferente e ainda cuidar do planeta.
Alguns materiais que podem ser utilizados com qualidade nos projetos de imóveis são:
- Concreto reciclado;
- Tijolos ecológicos;
- Isolamento ecológico;
- Blocos de adobe;
- Materiais biodegradáveis;
- Instalação de lâmpadas de LED.
Um equipamento muito importante em edificações com grande circulação é o hidrante de coluna completo preço, que tem a função de ajudar nas situações de combate a incêndio de grandes proporções.
A instalação de um hidrante facilita muito o trabalho dos bombeiros, pois, consegue ser um ponto de abastecimento das viaturas da corporação.
A conexão entre a rede de abastecimento de água permite que o recurso hídrico seja utilizado em casos emergenciais.
Os pontos positivos deste equipamento se resume em engates rápidos para as mangueiras, distribuição de água de forma simples e rápida, entre outros.
Processos que ajudam nos cuidados ambientais
O descarte de resíduos é uma ação que pode causar muitos problemas se for realizada de forma errada. Os indivíduos têm o hábito de nomear como lixo tudo que não tem mais utilidade.
Uma informação que pode mudar o modo de pensar nos resíduos são os conceitos da coleta seletiva, que consiste em categorizar os materiais conforme a sua matéria-prima.
A separação dos resíduos ocorre por cores: azul para o papel, vermelho para o plástico, amarelo para o alumínio, verde para o vidro, marrom para o orgânico, e preto para madeira.
Estes são os recipientes mais conhecidos e que ajudam no processo de reciclagem, facilitando o trabalho das empresas e cooperativas.
Reciclagem de papéis
Papel velho e sem utilidade pode ser transformado em uma folha nova. Na empresa de reciclagem de papel, os funcionários realizam diversos processos de separação, seleção e geração de fibras novas e recicladas.
Após estas etapas as fibras, que foram recicladas são colocadas em pastas e levadas ao refinador com as fibras virgens. A mistura com a pasta de celulose aumenta resistência do papel.
Depois de um processo de secagem, o papel reciclado pode ser comercializado.
Materiais complexos
A reciclagem de madeira é uma atividade muito lucrativa do ponto de vista de capital e dos benefícios que proporciona ao meio ambiente.
Este processo começa com a coleta do material nos locais onde são utilizados.
Depois de coletar as madeiras, as empresas podem transformá-las em novos produtos que são usados em diversos setores.
A madeira reciclada pode ser utilizada em:
- Fabricação de móveis;
- Decoração;
- Paletes;
- Plantio;
- Produção de energia;
- Compostagem;
- Criação de painéis;
- Como lenha;
- Resíduo estruturante.
- Carvão vegetal.
A reciclagem deste material permite a preservação do meio ambiente, cria consciência nos indivíduos, além de ser uma excelente forma de geração de energia, por meio da biomassa.
Documentações e leis
As empresas que realizam atividades que atividades de potencial poluidor ou degradador ao ambiente, precisa ter uma licença IBAMA para poder trabalhar.
É um documento obrigatório, pois, se trata de uma autorização federal. A CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) é um órgão estadual que também exige das empresas uma licença ambiental.
A licença possui quatro tipos sendo elas a prévia, de instalação, operação e de pesquisas sísmicas. A criação de uma lei dos crimes ambientais, por exemplo, é uma forma de controlar os problemas, notificando as pessoas que cometem graves erros que possam comprometer o ambiente.