Reciclar e preservar: este é o caminho para um futuro melhor
Reciclar e preservar é um assunto comum, que surge nos comerciais de TV, redes sociais e em diversos ambientes, como sendo o caminho para um futuro melhor.
Entretanto, como ainda existem diversas dúvidas em relação ao assunto, separamos aqui uma série de informações sobre porque essa é a melhor opção.
Vamos começar?
1. É uma questão de saúde pública
Na maior parte das vezes, quando começamos a falar sobre reciclagem e preservação, logo se pensa na questão das florestas, o que é muito importante.
Entretanto, vale a pena entender que o caminho para o futuro engloba muito mais que isso, sendo também uma questão de saúde pública.
Neste cenário, é preciso entender que os lixões das cidades, são um dos emissores de gases e locais que podem abrigar milhares de pragas indesejadas.
Com o aumento do lixo, novas áreas acabam sendo desmatadas para virar lixões, alguns jogam em qualquer lugar, inclusive nos mares.
Não à toa, muitas cidades já sofrem com o cheiro dos lixões, que vão se aproximando cada vez mais da população.
Como resultado, aumenta a quantidade de ratos e insetos, que acabam vivendo nesses locais, causando uma superpoluição.
Vale lembrar que esses animais podem estar doentes e transmitir isso aos seres humanos.
Além disso, existe o risco de contaminação de lençóis freáticos e vida nativa, sendo um problema ainda maior para as grandes metrópoles e locais sem fiscalização.
Importante
Todos esses resíduos do lixo podem demorar milhares de anos para se decompor, prejudicando aquele solo e tornando a revitalização um grande problema.
Ou seja, é uma área que não poderá ser utilizada tão cedo.
2. Reciclar e preservar é a garantia de recursos naturais a longo prazo
Nos primeiros anos de vida do ser humano na terra, é possível que mal tenha sido notado que os recursos ambientais demorassem anos para serem restaurados.
Ao longo dos anos, e com o avanço tecnológico, começamos a notar que esses recursos são limitados, escassos e cada vez mais, correm riscos.
Um exemplo clássico é a água, sendo que mesmo a Terra possuindo grandes mares, essa água não pode ser usada para consumo.
Logo, temos uma quantia de água doce limitada, que precisa ser tratada e reutilizada.
Caso contrário, pode ser que algumas gerações futuras acabem na seca.
Entretanto, ainda existem pessoas e empresas que continuam usando esses recursos de maneira incontrolada, sem pensar no amanhã.
Então, para um futuro melhor, todos precisam começar a ter essa percepção de que pode acabar e, se acabar, não há muito o que pode ser feito.
Assim, cresce os benefícios em fazer um curso de práticas de sustentabilidade.
3. Vidas e futuro
Entre os pontos de destaque em relação a importância de reciclar e preservar, está a chance de salvar vidas e garantir um futuro.
Atualmente, o número de animais que estão na lista de extinção, lista essa que vem crescendo nos últimos anos, mostra como o ser humano impactou no mundo.
Seja a poluição que aumenta a temperatura, o tráfico de animais, a poluição dos mares, tudo pode fazer com que vidas desapareçam completamente.
Para um futuro melhor, equilibrado e belo, é preciso começar a reciclar e preservar agora, evitando que novos animais façam parte dessa estatística.
4. Reciclar e preservar para reduzir o lixo e poluição
Um dos pontos mais importantes de começar a pensar agora no caminho para um futuro melhor está a chance de reduzir as milhares de pilhas de lixos que se acumulam sobre a terra.
Em síntese, a reciclagem permite que milhares de itens que demoram milhares de anos para se decompor sejam reaproveitados de alguma maneira.
Com isso, menos lixo chega aos lixões e menor é a necessidade de extrair mais material e danificar novas áreas.
Ao mesmo tempo, isso promove a preservação de muitas áreas e espécies, já que muitos animais morrem devido ao contato com esses produtos do lixo, como lata e cordas.
A reciclagem e preservação reduz a poluição, fazendo com que o ar fique mais limpo, evitando o mal cheiro, pragas, doenças e assim por diante.
Reciclar e preservar: Por que se fala tanto e se faz tão pouco?
Uma dura realidade para o mundo é que a reciclagem e a preservação são assuntos que sempre estão em alta na teoria, não na prática.
Mesmo que a grande maioria da população saiba o que precisa fazer, quais são os riscos, a vida moderna e a comodidade impedem que a ação aconteça.
Afinal, parece tão mais fácil apenas jogar tudo no lixo ao invés de separar cada um dos itens, não é mesmo?
No curso de práticas de sustentabilidade, são ensinadas práticas voltadas para melhorar essa percepção, para fazer com que mesmo diante do hábito e desafios do dia a dia, o mundo seja capaz de mudar.
Portanto, é preciso não apenas ensinar o que fazer, mas o como fazer para lidar com a rotina corrida e com as dificuldades do caminho.
Ao mesmo tempo, é preciso ter em mente que todo o tema envolve grandes empresas e corporações focadas em lucratividade.
Ou seja, para essas empresas, a reciclagem não é interessante pois não traz retorno financeiro, o que também é um grande problema.
De qualquer maneira, o ideal é começar fazendo a sua parte, mesmo que pareça pouco.
Preservando o local onde você vive, reciclando o próprio lixo e ensinando outras pessoas, as coisas já começam a mudar.
Uma dica é começar a conhecer e optar por marcas que focam na preservação, como aquelas que não usam plástico e fazem parte de programas ou ONGs de reciclagem.
Importante
A vida moderna atual prega pela facilidade, rapidez e uso indiscriminado, pouco pensando no amanhã.
Dessa maneira, esse é um dos hábitos que você precisa ter em mente para começar a mudar agora mesmo.
Um passo de cada vez, uma casa de cada vez.
Por fim, você ainda tem alguma dúvida ou gostaria de saber mais?
Comenta aqui embaixo e aproveite para compartilhar as suas dicas com nossos leitores ou mesmo o que gostaria de ver aqui na página.
Grande abraço e até o próximo post!