Por que aplicar o upcycling na moda
Upcycling trata-se do processo de criação de novos itens com o uso de materiais já existentes.
É uma alternativa de baixo custo, que consome pouca energia, além de dispensar o uso de componentes químicos na produção de um lote de camisa polo lisa e similares.
Com o reaproveitamento do material original, a vida útil do item é prolongada, o que evita que ele seja trocado por uma nova versão que, eventualmente, corre riscos de descarte.
Sobre a moda sustentável
Hoje em dia, a produção têxtil é considerada uma das que mais causam danos ao meio ambiente, uma vez que liberam grandes quantidades de gases que colaboram para o efeito estufa, além do descarte inapropriado de peças de roupas.
O upcycling entra em cena ao transformar os resíduos do processo de fabricação em novas roupas, duplicando o ciclo de vida de peças, como:
- Bolsas;
- Vestidos;
- Calças
- Sapatos.
Isso é capaz de acrescentar novos dados à uma camisete branca feminina, que poderá ser refeita conforme as tendências do mercado da moda.
Inclusive, o movimento slow fashion caminha de mãos dadas com o upcycling, tornando-se um verdadeiro mainstream.
Os dois têm como função fazer com que o consumidor note as consequências da produção desenfreada, além da relevância de um consumo consciente e responsável.
Vantagens do upcycling
O fato dessa produção reduzir significativamente o descarte e a exploração faz dela um dos principais benefícios no upcycling.
O reaproveitamento de peças e tecidos de estoques parados também auxilia na redução de consumo de água e energia, além da necessidade de novas matérias-primas.
Além disso, o upcycling estimula a criatividade e gera produtos com valor agregado, como uniforme social sustentável, que levam consigo um propósito concreto.
A produção tem custos reduzidos, principalmente porque as marcas que fazem investimentos no setor da moda e sustentabilidade também atuam em processos de responsabilidade com o meio ambiente, como a economia circular e o slow fashion.
Conclusão
O upcycling vem ganhando muitos adeptos ao redor do mundo. Além de ganhar destaque e ser um diferencial no mercado, sua marca assegura melhores condições para o meio ambiente.