Por que a engenharia ambiental é vital para o futuro do planeta
A humanidade sempre projetou o ambiente ao nosso redor.
Desde os primeiros dias de drenagem de terras úmidas e a necessidade de adquirir água fresca, mantê-la fluindo e mantê-la limpa o suficiente para beber, construindo fossas para tirar os resíduos e para impedir a poluição de vias vitais, sempre se esforçou para maximizar o saneamento e as condições de vida, a fim de progredir garantindo a sobrevivência.
O saneamento é uma grande parte dessa evolução civil; sem isso, o ser humano sucumbiria com mais frequência a doenças transmitidas pela água — elevando as taxas de mortalidade e diminuindo a qualidade de vida.
Portanto, sempre foi preciso encontrar formas maiores e melhores de remover o esgoto, limpar a água e aproveitar os suprimentos de água natural ou artificial para a saúde e meio ambiente.
A engenharia ambiental moderna se dedica a manter o ar e água limpos de poluentes e promover a boa saúde e, atualmente, a proteção contra materiais radioativos e tóxicos também; eles também estudam os efeitos potenciais de alterações climáticas e outros fatores ambientais nas infraestruturas.
Confira, a seguir, os seguintes tópicos:
- Gestão de resíduos sólidos;
- Gestão de resíduos da água;
- Gestão de poluição do ar;
- Abastecimento de água.
Gestão de resíduos sólidos
A sociedade de consumo gera muitos resíduos e, consequentemente, impacto ambiental. Embalagens de alimentos, produtos da linha branca, eletrônicos quebrados e tudo o mais que é descartado é considerado resíduo sólido.
No mundo ocidental, se recicla muito material sólido, mas não o suficiente, e novas tecnologias trarão problemas por conta própria em recuperação, reciclagem ou outra forma de disposição desses materiais.
Nos países em desenvolvimento, onde a reciclagem é limitada ou inexistente, espera-se que isso seja um grande problema, já que eles buscam se industrializar a ponto de também poderem se juntar ao mundo desenvolvido.
Uma assessoria ambiental deve fornecer respostas e estratégias para essa forma de disposição de resíduos.
Gestão de resíduos da água
Os engenheiros ambientais garantem o bom funcionamento de fornecer água e de tirá-la das casas e empresas.
Hoje, se produz muita água desperdiçada dos sanitários, dos chuveiros e banhos, das piscinas, das roupas lavadas e dos pratos — e isso é apenas uso doméstico.
Também se produz muitos resíduos industriais e o descarte dessas substâncias não segue necessariamente o mesmo processo; materiais perigosos podem vazar para o meio ambiente e para a água potável, por isso, é necessário um manuseio cuidadoso por meio de Empresas de consultoria ambiental.
A maior parte dessa água vai para instalações de tratamento de resíduos e é filtrada, processada e bombeada de volta após um rigoroso processo de limpeza.
Gestão de poluição do ar
Os profissionais da categoria de poluição do ar, de uma Consultoria ambiental, são fundamentais para aumentar a conscientização sobre a causa dos problemas e aconselhar sobre a legislação para reduzir a produção de gases relevantes (dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio) na atmosfera.
A Consultoria ambiental também está preocupada com os gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono, na tentativa de reduzir a produção global, para que seja possível limitar o aumento da temperatura no futuro.
Abastecimento de água
À medida que a população humana se expande, é preciso ter acesso a um suprimento cada vez maior de água — seja para beber, para manter as lavouras nutridas para gerar alimentos, preservar a vida selvagem local e o ecossistema delicado, a água é vital à vida.
Na última década, os países estão cientes dos limites da aquisição e retenção de água.
A seca afeta o abastecimento de alimentos e aumenta os riscos de incêndio nas áreas urbanas; as inundações também afetam a oferta de alimentos e a economia; as empresas não podem abrir e os governos local e nacional têm uma grande conta para uma operação de limpeza, além de colocar uma enorme pressão sobre os serviços públicos.
Enfim, os engenheiros ambientais desempenham um papel enorme na gestão do abastecimento de água — em secas e inundações e fora das áreas de desastre, identificando onde há áreas problemáticas que não recebem água suficiente — irrigação ou instalações inadequadas.
Como visto, os engenheiros ambientais atuam em áreas estratégicas do meio ambiente, assim como os consultores ambientais podem ajudar a sua empresa ou indústria a reduzir a poluição ambiental e cumprir as regulamentações do setor.