Os serviços de licenciamento ambiental na sociedade

Os serviços de licenciamento ambiental na sociedade

Os cuidados com o meio ambiente são muito importantes para a preservação das espécies animal e humana, dos recursos naturais e diversos fatores que fazem parte da natureza. As ações que a sociedade executa diariamente causam algum tipo de impacto ao ambiente, por isso, escolhas conscientes são essenciais para reduzir os problemas.

Um jeito de ajudar positivamente o meio ambiente é através da mudança de hábito, ou seja, se conscientizar sobre o impacto, seja ele positivo ou negativo, e que pode ocorrer com a natureza e com o planeta.

Atitudes simples e pequenas mudanças podem gerar um resultado surpreendente e com cada indivíduo fazendo a sua parte, gradualmente as transformações vão acontecendo.

Investir no uso de energias renováveis, consumir somente o necessário, não jogar lixo no chão, fazer a coleta seletiva, reciclar materiais que podem ser reutilizados são algumas ações simples e que podem ser praticadas por todos (pessoas físicas e empresas).

A relevância dos órgãos especializados na preservação ambiental

Preservar os recursos naturais é uma ação que depende da conscientização de cada indivíduo, mas a atuação de alguns órgãos e empresas em diferentes esferas (estadual, federal e municipal) que atuam na fiscalização das atividades que podem ou não gerar impactos ambientais, conceder licenças, entre outras tarefas.

O CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e o Ministério do Meio Ambiente são exemplos de órgãos no âmbito federal que determinam alguns padrões a serem seguidos e práticas que promovem a sustentabilidade.

A importância das licenças ambientais

As empresas que realizam atividades que causam algum impacto ou com potencial de problema para o ambiente, precisam ter uma licença ambiental para poder trabalhar conforme as regras e leis ambientais. O licenciamento ambiental é um processo exigido pelas autoridades que atuam no controle e cuidados relacionados ao meio ambiente.

O principal objetivo do licenciamento é ser um instrumento que contribui para a preservação ambiental, atuando na recuperação da qualidade dos espaços.

Em São Paulo, os empresários que desejam iniciar as suas atividades e serviços, precisam recorrer ao CETESB licenciamento (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Esta empresa recebe os pedidos dos empresários e avaliam as condições que os empreendimentos possuem para conceder a licença adequada para atuar sem prejudicar o meio ambiente.

Os tipos de licenças que podem ser concedidas são:

  • Licença prévia (LP);
  • Licença de instalação (LI);
  • Licença de Operação (LO);
  • Licença de Pesquisa Sísmica (LPS).

Estas são algumas opções de licença ambiental CETESB que podem ser elaboradas pelos funcionários que trabalham no setor de licenciamento. Com este documento, as empresas de pequeno, médio e grande porte podem trabalhar conforme as regras e leis ambientais e evitar prejuízos financeiros.

O papel dos serviços de topografia

As pessoas que desejam construir um imóvel podem investir em serviços de análise do terreno, procedimento que fornece informações essenciais para o sucesso da obra.

A topografia de terreno é uma área que visa estudar as características naturais do relevo, acidentes geográficos e outros dados que estejam relacionados diretamente com o terreno.

Os equipamentos que os profissionais utilizam no levantamento consistem em: teodolito, GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite), taqueômetro, drones, nível topográfico, GPS (Sistema de Posicionamento Global), entre outros.

As vantagens em investir na topografia terreno são:

  • Ajuda na viabilidade da construção;
  • Economia de tempo e material;
  • Análise minuciosa do terreno antes de iniciar a obra;
  • Reduz os problemas durante nos processos de construir;
  • Descrição detalhada sobre o local.

Com tantos benefícios, pesquisar informações de empresas especializadas em topografia é a maneira de obter dados relevantes sobre o terreno e realizar as obras com qualidade.

Descarte adequado de resíduos

Os processos de separação e descarte correto de resíduos é essencial para diminuir os problemas de poluição. Os equipamentos e aparelhos precisam ser separados do resto dos itens que são utilizados no dia a dia.

O descarte de equipamentos de informática deve ser feito em postos especializados, pois é o ideal para destinar o que tem potencial reciclável para as cooperativas e o que não tem mais utilidade é descartado em aterros e espaços adequados.

Algumas empresas possuem um serviço de coleta de lixo eletrônico, algo que proporciona comodidade para as pessoas e garante que os resíduos terão um fim correto.

Portanto, recorrer ao licenciamento CETESB para organizar a parte burocrática da empresa é o modo de conseguir realizar o trabalho, cuidando do meio ambiente e contribuindo positivamente para a diminuição dos impactos ambientais, algo que ajuda a preservar os recursos essenciais para as espécies.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *