Os diferentes processos de reciclagem
O ser humano tem em sua característica a produção de resíduos sólidos, ou, em uma linguagem mais comum, a produção de lixo.
A produção de lixo vem crescendo muito, principalmente quando olhamos atentamente para a geração contemporânea e dos millenials que começa a compreender toda a geração a partir dos anos de 1980, onde nascem na era dos computadores e da internet.
A partir do ano 2000, há a ocorrência de novos tipos de produção de resíduos, que são os chamados lixos eletrônicos.
No meio de todos esses processos de produção de lixo, e um mundo que foi entrando cada vez mais em colapso, a questão da reciclagem veio como uma obrigação para todas as pessoas.
Empresas, indústrias, ONG’s e diversos outros setores sociais vêm se unindo em torno de uma vida com menos impactos negativos ao meio ambiente.
Isto é, de uma vida voltada não apenas para a simples venda de sucata para um lugar específico, mas transformar a sucata em algo produtivo, para que, se for descartado novamente, pode ser reutilizado, formando assim uma vida sustentável.
Mas, para chegar a todo esse ideal, é necessário entender o que vem a ser a reciclagem, como é feito o processo para cada material e qual sua importância.
O que é reciclagem?
É todo o processo em que ocorre a transformação de um resíduo sólido que não está tendo uso, ou que não seris aproveitado, por meio de transformações físicas, químicas e até biológicas.
De modo que ele venha a ter novas características, tornando-se matéria-prima novamente ou então um novo produto.
Essa definição é dada pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
A reciclagem funciona em um sistema chamado de 3 R’s, que são: reciclagem, reutilização e redução.
A reciclagem é a conferência de uma nova composição ao resíduo. Já a reutilização, diferente da reciclagem, visa dar uma outra função ao objeto que foi descartado.
Por fim, a redução consiste na diminuição do consumo de certos produtos com o intuito de que não haja mais a produção dessa embalagem.
Atualmente, há quatro tipos principais de reciclagem:
- Metal;
- Papel;
- Plástico;
- Vidro.
Os principais tipos de reciclagem
Muito além da compra de sucata para utilização em alguma obra ou em algum trabalho da faculdade, reciclagem é um conceito amplo.
Basicamente, consiste em dar uma nova característica a um resíduo descartado, podendo ser um novo produto ou novamente a matéria-prima. Confira abaixo as características dos principais materiais recicláveis.
Metais
A primeira etapa da reciclagem é na coleta do lixo, que deve ser feita em casa, separando metal do vidro e do papel.
Depois de coletado, é levado até as recicladoras, onde é limpo e colocado no processo de fundição de metal. Assim, ele se torna líquido e se transforma em lâminas de metal, tornando-se novas latas.
Papel
Assim que chega nas recicladoras é cortado em tiras, colocado em tanques de água quente, onde se transforma em uma pasta de celulose. Assim, retira-se da água limpa as impurezas.
Por fim, o líquido é disposto em uma tela de arame onde a água passa e as fibras fica. Depois, o material é seco e prensado por cilindros pesados a vapor e alisados por ferro, em seguida é enrolado em bobinas e voltando a ser papel.
Plástico
O processo mais simples é a trituração de plásticos de diversas densidades que se transformam em grãos. Eles são secos e lavados, sendo, então, vendidos às fábricas para serem reutilizados.
Vidro
O primeiro passo é separar o tipo de cor de vidro, sendo o incolor o de melhor qualidade. Depois o objeto é lavado, quebrado e então fundido, misturando-se areia e pedra calcária.
Ainda quente, o material recebe um jato de ar quente para ficar resistente e prontos para serem utilizados novamente.
Lixo eletrônico
O descarte de lixo eletrônico é o que as pessoas menos se conscientizam e é por isso que sua reciclagem é de difícil acesso.
Também os circuitos eletrônicos são formados por diversos tipos de materiais, fazendo com que a sua reciclagem não consiga ser 100% precisa.
A reciclagem de lixo eletrônico começa assim que chega na recicladora. É feito então um processo reverso ao de montagem, em que os circuitos são desmontados e separados, sendo cada um encaminhando para um tipo de reciclagem.
Os que não são possíveis reciclar, como alguns produtos químicos, são descartados de maneira correta.
Assim, vemos que o processo de reciclagem é extenso e muito importante para que o planeta e as pessoas cultivem um hábito e uma vida sustentável.