Estações de tratamento e seus benefícios ao meio ambiente
A palavra sustentável tem origem no latim, sustentare, e significa sustentar, cuidar ou conservar. O conceito de sustentabilidade foi criado com o propósito de mostrar como deve-se agir em relação a natureza. Por isso, pode ser aplicado tanto em espaço restrito quanto no mundo todo.
Um dos maiores desafios da população é promover e manter um sistema com desenvolvimento sustentável, ou seja, um desenvolvimento que atenda as necessidades do tempo presente sem comprometer a capacidade produtiva e de sobrevivência das próximas gerações.
O principal objetivo do desenvolvimento sustentável é estabelecer um equilíbrio entre as necessidades da humanidade e o meio ambiente.
Para que esse equilíbrio ocorra é necessário que as três bases da sustentabilidade atuem de forma consciente. São elas o social e as condições coletivas; o ambiental e seus recursos; e o econômico e a utilização dos recursos naturais para produção de bens e serviços.
Estabelecendo o equilíbrio entre essas áreas é possível que um recurso natural, como a água, possa ser utilizada por todos atualmente e no futuro.
Estações de tratamento de efluentes
Pensando no uso sustentável da água as indústrias e empresas têm investido em estações de tratamentos de água e efluentes.
São considerados e denominados efluentes os produtos líquidos ou gasosos resultante das ações domésticas ou indústrias.
Os produtos gasosos são produzido em sua grande maioria pelas chaminés das fábricas. Os produtos líquidos, por sua vez, há um equilíbrio entre as empresas e a população, pois é toda água que possua algum agente poluente como as matérias orgânicas e compostos químicos ou tóxicos.
O tratamento de agua e efluentes ocorre para que a água seja potável para consumo e que seu descarte em rios e mares não seja uma fonte de contaminação da água, das pessoas e das espécies que estão ao entorno tanto marítima quanto florestal.
Além da contaminação, o descarte direto e inapropriado de efluentes impacta a economia que precisa investir muito mais para a recuperação das fontes de água do país.
A estação de tratamento de efluentes industriais convencional possui cinco etapas para limpeza e descarte. Podendo ser caracterizado como tratamento físico-químicos, eles podem ser divididos da seguinte forma:
- Pré tratamento;
- Tratamento primário;
- Tratamento secundário;
- Tratamento do lodo;
- Tratamento terciário;
O pré tratamento separa as matérias sólidas das líquidas por meio dos processos de gradeamento e desarenação.
O primeiro consiste em criar uma barreira aos agentes sólidos por meio de grades metálicas que fazem a retenção. Esse processo garante o bom funcionamento das máquinas e equipamentos dentro da estação de tratamento de efluentes industriais compacta, mantendo-as em segurança contra os danos que esses resíduos podem ocasionar.
Já o segundo processo de desarenação tem como objetivo remover as partículas menores por meio da sedimentação. Nessa etapa as substâncias vão para o fundo do tanque por serem mais densas que as matérias orgânicas que vão para superfície, facilitando o transporte.
O tratamento primário retira todos os sólidos sedimentáveis, flutuantes e materiais orgânicos, adotando os métodos de floculação decantação da água.
A floculação é o agrupamento das partículas poluentes e a decantação primária ocorre na sequência, separando o lodo e o líquido que são formados nestes processos.
O processo secundário é bioquímico e é responsável pela remoção do restante da matéria orgânica que pode ter passado da etapa anterior.
O trabalho realizado na estação compacta de tratamento de efluentes com a decomposição da matéria orgânica suspensa e dissolvida na água, como gás carbono e material celular, podendo eliminar até 95% dos agentes poluidores.
Na sequência, o tratamento do lodo tem o objetivo de diminuir o seu volume e transformá-lo em matéria aproveitável para atividades de agricultura e reflorestamento.
O ultimo processo é destinado a remoção de resíduos que ainda possam ter passado nas etapas anteriores, como materiais não biodegradáveis e metais pesados.
As atividades desenvolvidas neste último processo são variáveis, pois ocorrem de acordo com as substâncias que a água ainda apresenta.
Descartes e usos conscientes
Os resíduos de estações de tratamento de água e efluentes precisam ser descartados de forma correta, ou seja, os que não podem ser reaproveitados devem ir para os aterros sanitários ou incineradoras.
Possuindo essas estações, as empresas conseguem ter uma operação menos agressiva ao meio ambiente e contribuem com o desenvolvimento sustentável e tornam os seus esgotos reaproveitáveis.
Dessa forma, as estacoes de tratamento de esgoto das industrias podem utilizar a água limpa para irrigações ou processos de limpeza que demandam a utilização de água, contribuindo ainda mais com o uso consciente desse recurso natural limitado.