Em que áreas posso atuar tendo um curso de excel?

Em que áreas posso atuar tendo um curso de excel?

Poucas coisas são tão recomendadas para a maioria dos profissionais modernos quanto um curso de excel. Esta ferramenta de planilhas começou de maneira humilde e despretensiosa nas primeiras versões do Windows e seu pacote Office.

Mas conforme os anos foram se passando, e as empresas começaram a adotar o Excel como uma ferramenta milagrosa em seus processos, ela foi ganhando mais e mais funcionalidades.

Sem dúvida nenhuma, hoje em dia é possível construir programas e cálculos complexos dentro da própria ferramenta. Há opções extremamente criativas e com ótima desenvoltura que permitem ao profissional alcançar resultados de verdade no dia a dia.

Claro, não podemos negar que existem outras opções no mercado, algumas que chegam até bem perto. O Google em si tem obtido muito êxito com seu G-Suite, se mostrando um concorrente a altura do Office.

Mas eu diria que ainda existem alguns anos para que as ferramentas consigam se equilibrar. Isso se os melhoramentos continuarem na mesma velocidade.

Voltando ao ponto, muitas áreas do mercado hoje em dia estão realmente vinculadas com o Excel em si. Saber todas as suas funções e ter uma fluência em praticamente tudo o que você está para fazer é necessário para se obter resultados ainda melhores.

Hoje vou mostrar para você onde é possível atuar tendo um curso de Excel em seu currículo.

Em que áreas se pode trabalhar com um curso de Excel

Primeiramente, é importante dizer que o Excel é uma ferramenta que, antes de mais nada, aumenta o potencial de produtividade de outras áreas. 

Ou seja, você conseguirá realmente alcançar um patamar que seria muito difícil sem uma ajuda da organização e automação das planilhas.

Mas é importante também dizer que muitas das funções que você irá encontrar exigem um conhecimento mais profundo. Como por exemplo, o domínio da linguagem de Script VBA, que é utilizada para o Excel.

Por isso, fazer um curso na área é fundamental, mas quanto mais você se aprofunda, melhores são as suas chances.

1 – Contabilidade

Hoje em dia, o processo de contabilidade se tornou muito mais automático do que no passado. O que é de certa forma muito importante, já que a carga tributária do Brasil é um verdadeiro pesadelo.

Ter que fazer levantamentos, inventário e várias outras atividades acaba sendo realmente demorado demais à mão livre.

Claro, muitos desses processos vão requerer toda a perícia e até mesmo o cadastro do profissional de contabilidade. Por isso é essencial que você siga por um caminho mais lógico e entenda que sem um diploma você não estará à frente de nada.

Entretanto, com um curso de analista fiscal aliado ao seu curso de Excel, é possível criar uma automatização com tabelas dinâmicas realmente incríveis. Isto poupa muito trabalho de todo o escritório, e é um caminho para se tornar um profissional mais respeitado.

2 – Administração

A área da administração talvez seja uma das mais beneficiadas de maneira geral com o poder das planilhas de Excel. Afinal de contas, muito do que é feito no dia a dia em programas especializados não passa de um esquema de tabelas.

O fato é que uma das grandes necessidades para um profissional de administração é exatamente ter organização. Trabalhar com planilhas é nada mais, nada menos, do que exatamente dispor de informação de uma maneira organizada.

Se você domina a ferramenta, então terá capacidade de criar cronogramas de horário, relatórios de gastos e despesas, gráficos de produção e muito mais.

O que não falta são opções de aplicação para esta área. Entretanto, é importante também conhecer um pouco sobre as tecnologias de bancos de dados. 

Assim, você terá plena condição de alcançar o que planeja para seu futuro de uma maneira mais interessante ainda.

3 – Engenharia

Sem dúvida nenhuma, você já deve ter ouvido falar de ferramentas como o Autocad, Sketchup e companhia. Afinal de contas, o mundo da engenharia está na dianteira de todos os avanços do dia a dia.

Mas é interessante notar que se torna quase impossível assegurar que você não tenha uma demanda constante de cálculos. Acredite, engenheiros, principalmente aqueles envolvidos com estruturas, precisam estar sempre lidando com números.

E não são aqueles cálculos simples e regra de 3 que precisamos utilizar no dia a dia. O cálculo numérico se torna algo muito complexo de acordo com a aplicação que ele terá no dia a dia.

Por isso, é importante contar com uma ferramenta que automatize todo o processo e também garanta que tudo saia perfeitamente correto.

O Excel faz pelo engenheiro em segundos várias contas que demorariam vários minutos, que poderiam estar erradas e serem refeitas. É mais seguro e muito mais econômico.

O que você deve focar no seu aprendizado?

Bom, para se tornar um especialista útil em Excel, é preciso contar com um bom curso de Excel. O curso que você fará vai ditar bastante quanto você terá de desempenho e quanto tempo vai precisar quebrar a cabeça para encontrar uma solução.

Eu recomendo que você procure a sua capacitação no site Certificado Cursos Online, que é uma plataforma EAD de extrema qualidade. Trazendo sempre excelentes cursos gratuitos com certificados válidos.

Por lá, você irá encontrar tudo o que precisa para se aplicar ao primeiro emprego. Antes de mais nada, estará capacitado para fazer uma série de planilhas essenciais como ensinamento prático.

Vai aprender toda a parte de estilização, assim como a possibilidade de mesclar células e trabalhar com os espaçamentos.

Outro ponto muito interessante é aprender a utilizar fórmulas dentro do Excel em si. Este é um recurso que torna esta ferramenta algo completamente diferente das outras.

Podendo até mesmo ser um dos que mais se cobram em testes de admissão e entrevistas de empregos. Dominar fórmulas seria algo essencial por si só, mas recomendo também aprender sobre macros.

Estes são recursos que permitem o computador fazer várias tarefas de maneira completamente automática.

No mais, é isso, espero que estas orientações tenham te trazido um desejo de começar hoje um curso de Excel. Qualquer dúvida sobre o assunto estou à disposição para ajudar, ok?

Até a próxima!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *