Da fonte até o seu copo: As diversas maneiras da água chegar até você!

Da fonte até o seu copo: As diversas maneiras da água chegar até você!

A água potável é um requisito básico para praticamente todo tipo de atividade que realizamos, sendo essencial para a nossa saúde e convívio em sociedade. Ela está presente na manutenção da vida – sem ela, nada poderia acontecer, pois é essencial para o funcionamento de empresas, pequenos comércios, escolas, hospitais e assim por diante.

Certamente existe um longo e complexo processo que viabiliza que a água potável chegue até as nossas residências. Com o crescimento populacional, a tecnologia do transporte de água ficou ainda mais complexa, exigindo uma logística que visa tanto a qualidade da água, como a eficiência em seu transporte.

O acesso à água potável parece simples, mas é muito mais elaborado do que se imagina. As fontes de água geralmente estão em locais distantes da cidade, sendo necessária a utilização de mecanismos que viabilizem seu deslocamento até o nosso copo. Sem contar que o transporte e uso da água podem ser citados em diversos outros casos, como:

  • Abastecimento de água em locais de escassez
  • Comercialização de água
  • Alimentação de redes de abastecimento da indústria alimentícia
  • Resfriamento de usinas
  • Construção Civil
  • Armazenamento de água para hospitais e escolas

Além disso, a higienização desses meios de transporte é fundamental para garantir a qualidade da água. O caminhão pipa, por exemplo, é um dos meios mais comuns de transportar a água potável. Em situações de falta de água, são esses veículos os mais utilizados para levá-la. Portanto, existe uma regulamentação que fiscaliza as condições de salubridade do caminhão. Afinal, é necessário garantir a qualidade da água desde a extração até a entrega.

Quando pensamos em transporte de água é imprescindível que a qualidade e a higienização participem dessa caminhada!

A utilização de veículos de transporte de água pode ser solicitada tanto por órgãos do governo, quanto por empresas e pessoas físicas. Os caminhões pipa precisam estar em condições seguras e aceitáveis de uso, por isso é fundamental estar em contato com um bom fornecedor, que esteja alinhado com as condições de uso para o transporte de água.

Vale lembrar que existem diversas formas de utilizar a água potável!

A indústria alimentícia, por exemplo, utiliza a água de diversas maneiras, para lavar, processar, entre outros. Setores distintos também se valem da água para dar andamento em sua produção. Faz-se oportuno evidenciar outros processos presentes no sistema da água potável para além do sistema de transporte.

Um exemplo interessante é o abrandador de água. Trata-se de um equipamento que é responsável por retirar sais de Cálcio e de Magnésio das águas em abastecimento. A importância do aparelho é justamente a contenção de incrustações nas tubulações das redes de abastecimento. Esse mecanismo pode ser utilizado no tratamento de água de alimentação de caldeiras de baixa pressão, incluindo redes de aquecimento e resfriamento de água.

Em sistemas de evaporação de abastecimento, a água pode ter uma grande concentração de dureza, podendo acarretar no aumento do descarte da quantidade de água do sistema e trazendo prejuízo para a empresa e a natureza. O benefício do abrandador é que a concentração de sais é reduzida, controlando a formação de incrustações e produzindo assim a troca térmica da água.

Como dito acima, alguns processos industriais necessitam de outros tratamentos para a água, para viabilizar seu uso, combinando-o com a necessidade surgida. Outra forma de impedir que a dureza da água interfira no processo de produção é a utilização do equipamento conhecido como desmineralizador de água. Esse processo diz respeito à extração dos minerais que estão inseridos na água potável. O procedimento consiste em retirar os minerais da água e pode acontecer em diferentes graus conforme a necessidade da produção. Por exemplo, para alimentar as turbinas de determinada máquina, a água precisa estar sem nenhuma quantidade de sais. Em contrapartida, para alimentar uma caldeira de baixa pressão a água não necessita de uma extração tão radical dos sais existentes da água.

Ou seja, o desmineralizador pode interferir na composição da água em níveis diferentes do sistema citada anteriormente, sendo outra alternativa para a problemática das incrustações da dureza da água. Neste caso, a água processada em um nível mais denso, é chamada de quimicamente pura, possuindo características parecidas com a água destilada embora o sistema de transformação seja diferente.