Cuidados ambientais: Você sabe o que é furo direcional?

Cuidados ambientais: Você sabe o que é furo direcional?

Ao planejar qualquer tipo de projeto que possa causar impactos ambientais ou danos à estrutura urbana do local, devem ser tomados alguns cuidados.

Diversas exigências legais regulamentam tais empreendimentos, com a finalidade de preservar a harmonia entre o interesse privado, a qualidade de vida nas cidades e a existência de um meio ambiente equilibrado.

Para isso, são exigidos diversos estudos e licenciamentos antes de se iniciar o projeto, os quais questionam o tipo de procedimento a ser usado em sua empreitada. Uma boa opção é optar pelo procedimento chamado Furo direcional, que causa pouco impacto.

Mas você sabe o que é furo direcional?

Também conhecido como perfuração direcional, trata-se de um procedimento não destrutivo, que consiste na efetuação de um túnel horizontal do qual se estendem dutos subterrâneos.

Esse método não causa destruição alguma para realizar qualquer tipo de serviço público que seja necessário futuramente.

O objetivo desse procedimento é direcionar um equipamento a uma trajetória predeterminada, que deve ser pensada de modo a não causar qualquer impacto ao meio ambiente.

Para evitar quaisquer problemas com instalações subterrâneas, é possível fazer uso da tecnologia de varredura, tendo o monitoramento completo do caminho da perfuração.

Muitas empresas preferem utilizar esse método, uma vez que ele causa pouco impacto de execução, pouco desperdício de espaço, baixa interferência na superfície e quase nenhum transtorno quando há detritos deixados pela obra.

O Furo direcional é empregado em diversos projetos, como, por exemplo:

  • Travessias;
  • Poços;
  • Assentamento de tubulações;
  • Rodovias;
  • Ferrovias;
  • Avenidas;
  • Construções.

Trata-se de uma técnica de perfuração direta que não depende da abertura de valas ou similares para sua execução, fato que deixa de lado qualquer limitador de tempo ou espaço.

Geralmente, é realizada em três etapas, sendo elas: perfuração, alargamento e instalação.
Quais processos burocráticos devem ser realizados?

Dentre os procedimentos burocráticos para a execução de seu projeto encontram-se o EIV e o Licenciamento ambiental.

O EIV ou Estudo de impacto de vizinhança, tem por função contribuir para que a conciliação entre o interesse privado e o direito a uma cidade sustentável consigam coexistir.

Feito por uma equipe composta por engenheiros e profissionais de diversas áreas, dentre elas a de engenharia civil e ambiental, arquitetura e urbanismo, geografia e direito, além de pessoal especializado em comunicação voltada à área de pesquisas de opinião e relacionamento com a população que transita ao redor do local da obra.

Todo projeto, por menor que seja sua dimensão, resulta em alterações do uso e na ocupação das regiões urbanas e trazem impactos benéficos e maléficos para aqueles que habitam em seu entorno, podendo interferir diretamente na disposição da cidade.

Por esse motivo, a avaliação correta dos impactos ambientais e urbanos e a elaboração de medidas que reparem tais impactos são imprescindíveis para o sucesso do empreendimento, uma vez que evitam quaisquer tipos de atritos com a vizinhança e previnem eventuais riscos.

O Estudo de impacto de vizinhança fornece algumas vantagens ao empreendimento, sendo elas:

  • Previne eventuais riscos futuros, atribuindo maior segurança ao projeto e favorecendo o planejamento e a melhoria deste;
  • Evita quaisquer tipos de atrito com a vizinhança;
  • Auxilia na aprovação do projeto;
  • Define condições para a realização adequada do empreendimento;
  • Procura e apresenta soluções para adequar o empreendimento às exigências de defesa ambiental, viabilizando-o;
  • Analisa e expõe ajustes benéficos à infraestrutura urbanística, potencializando os impactos benéficos, minimizando e atenuando os impactos maléficos, caso estes existam.
  • Há, ainda, a exigência do Licenciamentos ambientais.

Este trata-se de um imprescindível instrumento de gestão da administração pública, pois é por meio dele que se exerce o controle sobre qualquer atividade humana que interfira nas condições ambientais de determinado local.

Essa é uma exigência, legalmente, solicitada a todo e qualquer empreendimento ou atividade que façam uso ou que possam atingir recursos naturais, possivelmente causando sua poluição ou degradação, inutilizando-o e trazendo graves prejuízos ao meio ambiente.

O processo para conseguir obter tal exigência legal se divide em três etapas, sendo elas a Licença Prévia, que deve ser solicitada na fase de planejamento de seu projeto; a Licença de Instalação, que permite o início do andamento das obras; e, por fim, a Licença de Operação, que autoriza o começo das atividades produtivas.

Ao seguir todos os procedimentos legais exigidos e obter as autorizações necessárias, seu empreendimento pode ser realizado.

E, para garantir a sustentabilidade total de seu projeto, inserir o método do Furo direcional é a saída perfeita, além de ser uma tecnologia eficiente, prática e simples de ser utilizada.