O que fazer quando a conta de luz vem muito alta?

O que fazer quando a conta de luz vem muito alta?

Já abriu a conta de luz e levou um susto com o valor? Não se sinta só! Isso porque, nos últimos anos, essa é uma despesa que corresponde a uma grande fatia do orçamento mensal dos brasileiros. 

Foi o que mostrou um levantamento da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel),. Segundo ele, entre 2015 e 2022, as tarifas de energia elétrica residenciais aumentaram 70%.

O índice é superior ao crescimento do IPCA, índice oficial de inflação do país, que aumentou 58% no mesmo período.

Além do contexto econômico, existem outros fatores que contribuem para receber uma conta de luz alta

Por isso, é fundamental avaliar os hábitos de consumo, questões estruturais e investigar possíveis erros de medição para tomar as atitudes necessárias e tentar reduzir essa despesa.

Continue a leitura do artigo e entenda os principais motivos, o que fazer e onde reclamar quando a conta de luz vem muito alta. 

Quais os motivos para receber uma conta de luz alta?

Antes de tomar qualquer providência para resolver o problema da conta de luz alta, primeiro, é necessário saber os motivos que estão influenciando o aumento.

Reunimos alguns fatores que influenciam no valor final da fatura de energia elétrica e que podem impactar a conta da sua casa. Confira!

1. Aumento da tarifa de energia

Como citamos na abertura do artigo, a tarifa de energia elétrica residencial aumentou acima da inflação nos últimos oito anos. Esse é o primeiro motivo para a conta de luz alta.

Os consumidores do Mercado Cativo de Energia estão sujeitos a esses reajustes, definidos pelos setores responsáveis do governo, como a Aneel, para custear o sistema de abastecimento. 

Recentemente, o STF (Supremo Tribunal Federal) aprovou o novo cálculo do ICMS (imposto estadual), que agora inclui as tarifas de transmissão e distribuição, além dos encargos setoriais na base de cálculo.

Essa resolução aumentou em 10% a conta de luz em sete estados do país. Então, como esses fatores o consumidor não pode controlar, é essencial ficar atento aos hábitos de consumo.

2. Alto consumo de energia elétrica

Além do valor final, você confere quantos quilowatts de energia gasta todos os meses na sua casa? Faça o seguinte exercício: analise o consumo dos últimos doze meses e veja se a tendência foi de aumento ou de baixa.

Aliado à tarifa elevada, o alto consumo de energia elétrica contribui para a conta de luz alta. Esse aumento pode ser consequência de hábitos que desperdiçam energia, como banhos demorados, luzes acesas o tempo todo, muitos equipamentos na tomada, entre outros.

Esse é um fator controlável com hábitos de consumo consciente, que vão mudar o perfil de uso da casa.

3. Erros na medição e no cálculo pela distribuidora

A conta de luz alta também pode ser resultado de um erro na medição, por exemplo, um defeito no medidor, falha do sistema na hora do cálculo ou tarifa errada. 

Então, se o perfil de consumo da sua casa for equilibrado e oscilar pouco ao longo dos meses, observe se a tarifa está correta, se os valores batem com os meses anteriores e se existe alguma cobrança extra. 

Você pode fazer essa comparação com faturas anteriores e até conferir a conta de algum vizinho para tentar identificar alguma divergência que justifique a alta. Caso encontre algum dado errado, entre em contato com a distribuidora pelos canais de atendimento disponíveis.

4. Defasagem na instalação elétrica da residência

Um dos vilões da conta de luz pode estar escondido nas paredes da casa. Isso porque uma estrutura elétrica antiga e defasada contribui para o desperdício de energia. O resultado é uma conta de luz alta mesmo com bons hábitos de consumo.

Casas e apartamentos antigos tendem a apresentar esse problema. Então, se você mora em um imóvel desse tipo, faça uma inspeção em toda rede elétrica para verificar se existe algum problema.

Para fazer esse tipo de análise, é fundamental contratar um eletricista experiente para tomar as medidas necessárias o mais rápido possível.

O que fazer se a conta de luz vem muito alta?

Agora que você já conhece os motivos, o próximo passo é aprender o que fazer para resolver o problema da conta de luz alta. Listamos a seguir algumas medidas que podem ajudar:

Faça a leitura da medição no mesmo dia do leiturista

Geralmente, as companhias de energia elétrica passam sempre na mesma data ou próximo para efetuar a leitura. Então, no mesmo dia que o leiturista for a sua casa, tire uma foto do medidor para registrar o consumo do mês e compare com o descrito na fatura. 

Esse registro será útil, caso o motivo da conta de luz alta seja um erro na medição, defeito do aparelho utilizado ou falha do sistema. 

Verifique se há fuga de energia

Quando a rede elétrica da casa não está em bom estado, ou tem algum problema nos fios, acontece a fuga de energia, um desperdício de energia que dificilmente lembramos que existe.

Para testar se é esse o problema, tire todos os eletrodomésticos da tomada, apague as luzes e vá até o medidor de energia. Se o relógio continuar rodando, será necessário contratar um eletricista.

Outros problemas como tomadas frouxas e mal conectadas e fios com mau contato também devem ser corrigidos. Então, faça uma varredura geral e conserte tudo que gera gastos desnecessários.

Abra uma queixa na distribuidora

Ao verificar qualquer inconsistência nos dados da conta de luz alta, entre em contato com a distribuidora local para abrir uma queixa formal e pedir a revisão do valor da fatura.

Caso tenha alguma evidência, como a foto do medidor no dia da leitura, informe e peça para anexar essa informação, pois isso pode facilitar a resolução do problema.

Anote todas as informações repassadas, inclusive o número de protocolo do atendimento e o prazo de retorno informado para acompanhar o caso.

Mude os hábitos de consumo

Não tem nenhum problema estrutural ou de medição? Então, o motivo da conta de luz alta pode estar nos hábitos da casa. Reúna os membros da família e realize uma força tarefa, engajando todos em novos hábitos para economizar

Troque as luzes por modelos mais econômicos e duradouros, mas mesmo assim, não as deixe acesas se não for necessário. Estabeleça tempo máximo de banho, pois o chuveiro é um vilão da conta.

Por fim, controle o uso de ar-condicionado, tire os aparelhos da tomada e diminua o consumo no horário de ponta (18h às 22h, em média) já que a energia é mais cara.

Além das dicas acima, outra solução para economizar é a Geração Distribuída (GD), uma opção viável tanto por meio de uma plataforma de GD, ou investindo em um sistema de geração próprio.

Com esse investimento, você reduz a conta de luz alta e ainda contribui para o meio ambiente com o uso de fontes de energia limpa e renovável

Este artigo foi escrito pela Esfera Energia, empresa referência nacional em oferecer a melhor energia para as indústrias, por meio do Mercado Livre, garantindo economia com simplicidade.