Confira mais sobre os tipos de reciclagem e os materiais utilizados

Confira mais sobre os tipos de reciclagem e os materiais utilizados

A reciclagem não é algo novo no meio em que vivemos, aliás, é uma das formas mais antigas de ajudar o meio ambiente. Essa atitude é simples e todos podem fazer, por isso o mercado é tão amplo.

É claro que não é por acaso, pois, como possuímos muita produção de todos os tipos de coisas, elementos, materiais e afins por causa do meio industrial, se não houvesse essa opção, teríamos um mundo triplicado de poluição.

Além da reciclagem, existem muitas outras formas de salvar o meio ambiente e a natureza – sendo que muitas empresas também são voltadas para esse ramo.

Para que você saiba mais sobre esse serviço, acompanhe este artigo e tire todas as duas dúvidas sobre os assuntos que rondam o tema. Confira detalhes sobre o funcionamento e as vantagens da reciclagem.

Papel e elementos afins

Sabemos que o mundo precisa cada vez mais se organizar para voltar a entrar em um total equilíbrio com a natureza, porém é possível começar a fazer sua parte com a reciclagem de papel e papelão, que é uma das melhores opções existentes.

Isso porque, esse tipo de reciclagem ajuda a impedir o acúmulo destes materiais em aterros sanitários, além de ajudar na redução de gastos de energia. O serviço também gera rendas e empregos e ainda diminui o consumo de recursos naturais, como a madeira, por exemplo.

Há um tipo de coleta chamada seletiva, que ajuda a separar os papéis e ainda facilita a coleta deles, fazendo com que os limpos tenham algum preço e os mais sujos outro menor, isso é possível ser feito com facilidade em empresas, como editoras e entre outras.

Isso porque, elas fazem muita destruição de documentos, deixando eles já separados, assim como os hipermercados que possuem os papelões prontos para serem descartados de forma limpa e correta.

Alguns dos requisitos para o papel e o papelão participarem de um processo de reciclagem são:

  • Limpeza do material;
  • Não haver degradação;
  • Não estar contaminado;
  • Ser bem separado na hora da coleta.

Enfim, com todos esses requisitos atendidos, o material irá passar pela coleta e será levado para locais onde será reciclado. A maioria deles se tornam aparas de papel, ou seja, passam por uma trituradora, para que seja mais fácil qualquer outro processo.

De resto, todos os outros papéis, como os degradados, muito sujos, molhados e afins não servem mais para a coleta seletiva e acabam perdendo a sua vez. Por isso, é muito importante saber separar esses elementos que podem, ou não, compor a coleta seletiva.

Ferrosos e não ferrosos

Outra venda de sucata que é muito procurada, principalmente por indústrias, é a reciclagem de ferro. Isso porque, esse serviço proporciona materiais de qualidade – porém já utilizados -, por um preço mais barato.

Esse meio é sempre dividido entre a sucata ferrosa e a sucata não ferrosa, iremos explicar brevemente a diferença de cada um deles, pois são pontos importantes a se saber, principalmente, se você for fazer a comprar ou venda destes materiais.

A sucata de ferro, ou sucata ferrosa, possui, é claro, o ferro na sua composição, que não possui uma enorme durabilidade e resistência a trações. Além disso, são passíveis de enferrujamento, porém são magnéticos.

Já a sucata não ferrosa deriva de todos os metais que não possuem ferro em seu corpo. Já esse tipo de sucata, possui maior maleabilidade e resistência, pois possui uma grande construção mecânica.

Madeira

Por fim, iremos falar sobre a reciclagem de madeira, que é um dos maiores e mais importantes insumos no Brasil, e seu descarte deve ser feito corretamente para não prejudicar indevidamente a natureza.

Além de ser errado, hoje em dia essas ações podem ser configuradas como crime, pois tanto a sua extração quanto o seu descarte indevido podem trazer enormes consequências ao meio ambiente.

O seu descarte deve ser feito de uma forma em que a madeira possa virar combustível ou até um material de artesanato, marcenaria, decoração, entre outros ambientes/peças que possam reaproveitá-la.

Enfim, esses são os melhores tipos de reciclagem que são feitos atualmente para que o meio ambiente possa receber menos degradações e cargas negativas. Com essas táticas, será mais fácil tentar salvar o planeta – claro, cada um deve fazer sua parte.