Como realizar descarte de lixo eletrônico

Como realizar descarte de lixo eletrônico

A questão do lixo é um dos grandes problemas vivenciados hoje, no mundo. Não somente pela quantidade de sua produção, mas por formas de descartes inapropriadas que acabam causando a contaminação do meio ambiente, trazendo sua destruição e falta de preservação.

Quando se fala em descarte de lixo, muitas pessoas já pensam imediatamente em plástico, restos de comida, papel higiênico, caixinhas de papel, garrafas de vidros e outros.

Mas, o que acontece com a pilha do seu controle remoto da televisão quando ela deixa de ser útil? E o celular ou computadores que quebraram e não tem mais conserto?

Estamos falando então de lixo eletrônico, que é diferente do convencional, que a maioria está acostumada a descartar, em alguns momentos, até realizando a coleta seletiva (separação de objetos como vidro, plástico e papel para a reciclagem).

Por ser diferente, logo, seu descarte também deve ser realizado de forma apropriada, visando evitar contaminação por meio de metais pesados.

Devido a importância dessa temática, esse artigo abordará sobre a questão do lixo eletrônico, além de trazer dicas sobre como realizar seu descarte .

O que é lixo eletrônico e por que ele causa problemas?

Também chamados de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos, esses materiais são basicamente tanto equipamentos de uso elétrico, como lâmpadas, até o uso de eletrônicos, que nos dias atuais por conta da tecnologia, ainda são mais utilizados.

Um dos grandes cuidados, inclusive no estabelecimento de projetos ambientais, se refere ao trato doméstico desses equipamentos, por exemplo:

  • Celular;
  • Computador;
  • Lampada;
  • Chapinha;
  • DVDs;
  • Eletrodomésticos de modo geral, como geladeiras;
  • Fones de ouvido;
  • Ferro de passar;
  • Pilhas e baterias de celulares.

Todos esses equipamentos acabam se danificando ao longo do tempo, com o uso e quando isso acontece, seu descarte deve ser de modo correto.

No caso de ambientes corporativos e o uso de eletrônicos, já existem leis que determinam uma própria gestão interna , visando gerenciar os resíduos dessa classificação que foram gerados.

O Descarte de lixo eletrônico torna-se um problema, porque as pessoas consomem cada vez mais, a maioria das vezes, comprando objetos que não precisam e com isso, descartam ainda mais objetos desse tipo.

O grande perigo é que esses materiais são compostos por diversos elementos químicos e até metais pesados que são considerados tóxicos, podendo se potencializar se transformando em sustâncias ácidas e com alto potencial de contaminar rios, solos, além de expor à saúde de quem trabalha com a coleta e reciclagem de materiais.

Por isso, é de extrema importância realizar o descarte desse tipo de lixo, também chamado de sucata eletronica, para evitar danos à saúde e ao meio ambiente.

Como esse material deve ser descartado?

Existem diversas empresas que aceitam a coleta de materiais eletrônicos e encaminham para centros de reciclagem específicos.

Por isso, vale a pena buscar por esses locais (específicos em cada município), assim como, buscar pela assistência técnica dos aparelhos, pois muitas empresas já possuem setores específicos para o gerenciamento da chegada e tratamento desses materiais.

Com isso, o descarte é feito de forma correta, pois existe a orientação sobre como deve ser feito, sendo de forma gratuita, na maioria das vezes.

Logística reserva e a importância da reciclagem de eletrônicos

A logística reversa trabalha com o retorno de um material já utilizado e seu retorno à fabrica ou indústria, para que ele seja utilizado novamente.

Esse setor atua também no âmbito dos lixos considerados eletrônicos, que são peças que contem plástico, vidro, metais, e outros elementos. Por isso, muitas empresas têm investido no desmonte dessas peças e seu encaminhamento para reciclagem.

Reciclar significa atribuir uma nova função a determinado objeto, sendo que sem dúvidas, esse é o melhor caminho para redução da contaminação e quantidade de lixo.

Existem alguns Estudo de viabilidade ambiental, inclusive no Brasil, que culminaram o surgimento de leis, por exemplo, a Politica Nacional de Resíduos Sólidos, que visa verificar o gerenciamento de vários tipos de resíduos, para que eles sejam descartados corretamente, reciclados ou reutilizados.

A lei também prevê a reciclagem de lixo eletrônico, trabalhando na criação de caminhos e alternativas para que esse material tenha um descarte adequado.

Ainda no caso da logística reversa, cada empresa estabelece esse monitoramento, assim como as regras, a partir dessa politica de leis. Com isso, surgiu o Acordo Setorial, que é voltado para implementar nos locais a logística reversa de equipamentos eletrônicos.