Como gerar menos lixo
Segundo a UNIFESP, os brasileiros produzem cerca de 1 kg de lixo por dia. Parte dele é lixo e o resto são embalagens ou objetos feitos de materiais como plástico, metal, vidro, papel ou uma combinação destes.
Do total de resíduos gerados, cerca de 50% são orgânicos e 0% podem ser considerados recicláveis.
É por isso que cada vez mais movimentos nascem e se popularizam, com o objetivo de movimentar as pessoas. Um exemplo é o “movimento sem lixo”, que promove o uso e destinação racional de resíduos orgânicos e recicláveis.
O principal impacto será reduzir ou mesmo acabar com aterros, ou incineração de resíduos.
A redução da produção de resíduos deve ser uma meta da nossa sociedade, com valores éticos e morais, economia e sobretudo preocupação com o futuro.
Com isso em mente, é necessário orientar as pessoas a mudarem seus hábitos, conscientizando-as sobre o ciclo natural e sustentável, rumo ao objetivo de recuperar e utilizar os materiais após o consumo.
Além disso, a gestão sustentável deve monitorar a produção de resíduos, evitando a mistura de diferentes tipos de resíduos, materiais recicláveis e materiais orgânicos.
É um conceito vivo, aplicável a áreas urbanas e rurais. Neste documento, o indivíduo e as organizações que integra passam a refletir e a tomar decisões mais conscientes antes de consumir e eliminar desperdícios. Isso pode ser feito com várias recomendações, como:
Conhecimento dos tipos de resíduos e descarte consciente
A segregação adequada dos resíduos é a primeira etapa do processo de chegada, descarte e tratamento. Essa etapa final inclui a contratação de uma empresa de coleta de lixo reciclável SP, além da incineração e outras formas de descarte.
Conhecer os tipos de resíduos, classificá-los e manuseá-los conscientemente requer alguns minutos de dedicação e atenção diária, mas pode evitar danos significativos às pessoas e ao meio ambiente.
As peças devem ser orgânicas, recicláveis, não perigosas, não recicláveis, não perigosas e tóxicas. Os materiais orgânicos podem ser reciclados em casa, com compostagem ou embalados em sacos biodegradáveis.
Os recicláveis devem ser limpos de preferência devidamente separados em uma lixeira coleta seletiva aço inox e encaminhados para o local correto. Materiais não recicláveis não perigosos podem ser embalados em sacos biodegradáveis e enviados para aterro.
Prefira a manutenção à substituição
Uma iniciativa para ajudar as famílias a reduzir o desperdício e o desperdício, principalmente de equipamentos ou itens pessoais, é manter os objetos em vez de substituí-los.
Diante de um incêndio ou quebra de equipamentos, a família idealmente opta por assistência técnica aquecedores cumulus ou outros aparelhos, como chuveiros. Portanto, é possível consumir de forma mais consciente e até economizar.
Conheça produtos e marcas
Dependemos de muitas marcas para consumir determinados produtos, mesmo em residências onde os moradores praticam o consumo consciente.
O principal conselho para reduzir a quantidade de resíduos gerados em casa é reduzir as compras, por exemplo, optando por preparar alimentos em casa.
Quando isso não for possível, a solução é conhecer seus produtos, marcas e principalmente suas políticas de resíduos sólidos.
Assim, é possível selecionar empresas mais preocupadas com as causas ambientais e contribuir com ações efetivas para a sustentabilidade, como a reciclagem.
Mais resíduos, mais problemas
O aumento da produção de resíduos sólidos traz consequências negativas para o meio ambiente e a sociedade, principalmente quando a coleta é escassa. Alguns problemas que podem surgir como resultado disso são:
- Maiores custos de coleta e tratamento;
- Dificuldade em encontrar locais de disposição final;
- Enorme desperdício de matérias-primas;
- Poluição do solo, ar e água;
- A proliferação de vetores e vetores de doenças;
- Obstrução da rede de drenagem urbana, causando alagamentos;
- Degradação ambiental e depreciação do imóvel.
Portanto, minimizar a geração de resíduos é uma medida extremamente urgente, principalmente com a integração racional das matérias-primas no ciclo produtivo ou natural.
Em última análise, a forma mais eficaz de lidar com o problema é limitar o consumo descontrolado e fornecer tratamento adequado, com tecnologias para reduzir a produção, além da reutilização e da venda para o comercio de recicláveis.
Esperamos que o texto de hoje tenha sido extremamente útil. Faça dele o seu guia e siga nossas orientações para uma maior chance de reduzir os resíduos e contribuir até mesmo auxiliar o meio ambiente.