Como gastar menos energia? 6 dicas para economizar em casa

Como gastar menos energia? 6 dicas para economizar em casa

Uma olhada rápida nas contas de energia dos últimos anos mostra a escalada no valor mensal pago às distribuidoras, o que exigiu (e ainda exige) que o consumidor aprenda como gastar menos energia para que esse custo não pese tanto no orçamento.

A variação na tarifa de energia elétrica é o que influencia o aumento crescente das contas de luz residenciais. Isso porque se as condições para a geração de energia mudam, como, por exemplo, longos períodos sem chuva, outras fontes de energia terão que ser acionadas para compensar a falta de recursos hídricos. 

No Brasil, as usinas termelétricas são bastante acionadas para suprir a demanda energética do país, porém o custo operacional dessa fonte é alto, o que gera um aumento da tarifa para o consumidor que custeia uma parte da operação.

Por isso, manter hábitos que evitam o desperdício é a principal estratégia para economizar no consumo mensal e manter a conta de luz sob controle.

Continue lendo o artigo e aprenda dicas práticas e fáceis de aplicar para gastar menos energia em casa. 

Boa leitura!

6 dicas para gastar menos energia

A melhor estratégia para economizar energia em casa é analisar hábitos, rotinas e entender alguns detalhes sobre consumo para otimizar a conta.

Para te ajudar nessa missão, reunimos algumas dicas que podem ser colocadas em prática rapidamente. Confira!

1. Saiba em qual horário a energia é mais barata

Você sabia que durante o dia existe um período em que a energia elétrica é mais cara e outro em que é mais barata? Essas faixas são chamadas de horário de ponta e horário fora de ponta.

O horário de ponta, normalmente, vai das 18h às 22h, exceto sábados, domingos e feriados. Como a demanda de energia é alta nesse intervalo, a tarifa de energia sobe, chegando a triplicar de preço comparado ao cobrado nas demais horas do dia. Então, já sabe, controle o consumo nesse horário.

O período chamado de fora ponta, que é o mais barato, varia entre os estados do Brasil e segue a definição da distribuidora local. Geralmente, o intervalo é das 00h às 17h59 e das 22h às 23h59.

Para gastar menos energia, espere o período de ponta se encerrar ou seja rápido no banho, por exemplo, pois o chuveiro elétrico é um dos equipamentos que mais consomem energia. Também evite ligar o ar-condicionado cedo, do contrário, o gasto será ainda maior.

2. Reveja a quantidade e o tipo de lâmpada usado em casa

Um detalhe que pode passar despercebido é a quantidade e a disposição das lâmpadas da casa. Se você precisa acender muitas luzes para iluminar uma determinada área, além de gerar desperdícios, isso significa que a distribuição não está adequada.

Nesses casos, para reposicionar os bocais nos cômodos, é necessária a ajuda de um eletricista. Porém, vale a pena para gastar menos energia.

Caso o ambiente seja bem iluminado, mas ainda existirem lâmpadas fluorescentes e até incandescentes em casa, planeje a substituição por lâmpadas de LED. Além de terem uma capacidade de iluminação melhor, o LED é econômico e dura mais. Alguns tipos têm vida útil de 20 anos!

Extra: evite deixar lâmpadas acesas desnecessariamente, em especial, no horário de ponta para evitar o desperdício, que sairá mais caro.

3. Desligue o modo standby dos aparelhos 

A dica é simples, mas eficiente para gastar menos energia: desligue o modo standby dos aparelhos elétricos e eletrônicos. Só com esse hábito dá para economizar 12% na conta de luz.

O standby é um modo em que os equipamentos ficam prontos para o uso, facilitando a ativação rápida por meio de controle remoto. Porém, na prática, essa comodidade gera apenas custos extras.

Tire da tomada: televisão, notebook, micro-ondas, decodificador de tv a cabo, aparelho de home theater e outros que mantenham um luzinha acesa depois de desligado.

4. Controle o tempo no banho

O chuveiro é um dos vilões da conta de luz. Um chuveiro elétrico de 5500W de potência usado 30 dias seguidos por 32 minutos, consome 88 kWh no fim do mês.

Dependendo do número de pessoas da casa e do tempo de banho de cada uma, o consumo fica ainda maior. Por isso, é fundamental estabelecer um controle do tempo de banho para gastar menos energia.

No verão, dá para otimizar o consumo passando o chuveiro para o modo verão, para que a água fique a uma temperatura agradável e consuma menos. Se não tiver medo de água fria, vale até desligar o chuveiro durante a estação mais quente.

Extra: fechar a torneira nos momentos de transição do banho, ensaboar o corpo, lavar o cabelo, fazer a barba, ajuda a economizar energia e água.  

5. Otimize o uso do ar-condicionado

Outro vilão do consumo de energia elétrica é o aparelho de ar-condicionado. O aumento na conta é exponencial quando o equipamento é utilizado, porém é possível otimizar o uso para gastar menos energia.

A primeira medida é não deixar ou esquecer o aparelho ligado durante o dia quando não houver ninguém em casa. Ao chegar em casa, espere o horário de ponto encerrar para ligar o ar-condicionado e não pagar o consumo na tarifa mais alta.

Ao ligá-lo, programe para que ele desligue ou mantenha-se em modo econômico quando o ambiente estiver climatizado na temperatura desejada. 

Mantenha o cômodo totalmente fechado para evitar a saída do ar frio, o que faz o equipamento trabalhar mais para reequilibrar a temperatura. Feche a janela, a cortina e vede as frestas das portas para ajudar. 

Caso escolha desligar o ar-condicionado depois de um tempo, ligue o ventilador no ambiente fechado para manter a climatização por mais tempo e dormir confortável. 

6. Invista na Geração Distribuída

A Geração Distribuída (GD) é uma modalidade que permite ao consumidor gerar a própria energia no local ou próximo ao local de consumo. Para fazer isso existem duas formas:

Então, se o investimento em uma instalação for viável, vale a pena procurar uma empresa que ofereça essa modalidade de contratação para gastar menos energia. A economia pode chegar até 16%.

Gostou das sugestões? Agora, é o momento de colocá-las em prática.

Com essas dicas, você vai conseguir gastar menos energia e ainda criar hábitos de consumo mais consciente na sua casa, ajudando todos os moradores a se tornarem mais responsáveis.

Este artigo foi escrito pela Esfera Energia, empresa referência nacional em oferecer a melhor energia para empresas, através do Mercado Livre, e residências, através da Geração Distribuída.