Como cuidar do nosso planeta
Muito tem se discutido ultimamente sobre a saúde do planeta e das demais espécies que nele habitam. Nos últimos anos houve muitas mudanças em relação ao clima, ao estudo de impacto de vizinhança simplificado, extinções de espécies e desastres ambientais que custaram caro em relação aos recursos disponíveis.
O que antes era um cabo de guerra, no qual em uma ponta havia organizações com a intenção de obter lucros e criar produtos e da outra, ambientalistas tentando salvar o planeta, virou uma frente só.
Com a conscientização da população, que começou a exigir das empresas mais responsabilidades ambientais, todos estão caminhando rumo a recuperação de:
- Espécies em extinção;
- Áreas florestais;
- Nascentes de água doce;
- Saúde do solo.
Portanto, no texto de hoje selecionamos algumas dicas que irão ajudar na luta a favor de um futuro bom para o planeta.
1. Economizar água
A água é um dos recursos naturais mais importantes para a vida, no geral, que pode acabar caso não haja uma economia.
Basta ter em mente que a quantidade de água potável, corresponde apenas a 3% de toda água existente na Terra.
Vale ressaltar que para diminuir o consumo desse recurso, podem ser realizadas pequenas ações como: tomar banhos rápidos, não deixar as torneiras abertas e lavar a louça evitando o desperdício.
Assim como, após realizar uma avaliação de imóveis rurais, é possível fazer a coleta e reaproveitamento da água da chuva, e utilizá-la para regar as plantas e até lavar quintais.
2. Não descartar lixo na rua
Muitos ainda têm o péssimo hábito de jogar lixo na rua, mesmo que na maioria das cidades tenham lixos públicos.
Sendo esse lixo de rua um dos principais problemas para o meio ambiente, pois suja as cidades, acumula acumula no bueiros e esgotos.
Tendo como consequência as enchentes, que destroem muitas casas e comércios que perdem com os alagamentos.
Esse ato pode prejudicar o solo de tal maneira que é preciso a análise de solo completa, para saber como recuperar ele novamente.
Considerações finais
Portanto, é possível causar menos impacto no ambiente em que se habita, apenas seguindo direcionamentos simples.
Ressaltando que o planeta é responsabilidade de todos os que nele habitam, e como seres pensantes o papel do humano é maior ainda nessa preservação.