Ações para a preservação do meio ambiente
O meio ambiente traz consigo uma definição complexa, representada por suas áreas de abrangência, que pode envolver a fauna (animais) e flora (florestas e plantas), os corpos hídricos (representados pelos rios, mares, lagos e lençóis freáticos), assim como atmosfera e a sociedade.
Para que o meio ambiente esteja em equilíbrio é importante que ele seja preservado, o que envolve:
- O uso consciente dos recursos hídricos;
- Utilização de fontes renováveis para a geração de energia, como a energia solar;
- Redução dos índices de desmatamento das flores;
- Redução de gases poluentes que causam o efeito estufa e aumentam a temperatura do planeta;
- O plantio de árvores;
- Manutenção das árvores nativas;
- Coleta e tratamento adequado de resíduos contaminantes;
- Ações para reduzir a circulação da quantia de lixo no ambiente.
Essas são apenas algumas das ações que são responsabilidades de cada pessoa, assim como dos governos e empresas. É fundamental investir em políticas públicas de conservação ambiental, pois toda a humanidade depende disso para a manutenção da vida com saúde.
A poluição ambiental
A poluição do solo, assim como de outros recursos naturais, é um dos principais problemas enfrentados atualmente e que deve estar em pauta nas discussões para a manutenção da natureza.
A poluição é formada por algumas alterações que ocorrem no solo e podem ser causadas por:
- Produtos químicos;
- Resíduos líquidos poluentes;
- Material sólido;
- Produtos radioativos.
Essa poluição pode ocorrer por conta da geração desenfreada do lixo, mas também por conta da poluição causada por empresas. Neste cenário, existem tipos de poluição do solo que podem ser classificadas como as causadas pela vida nas cidades, como a geração de lixo, que é uma questão que afeta a saúde pública e o meio ambiente.
É necessário que as pessoas utilizem menos materiais que geram lixos e que demoram a se dissolver no meio ambiente, optando por produtos biodegradáveis, que são elementos feitos com materiais que se decompõe com facilidade e sem prejudicar o meio ambiente, como o plástico biodegradável e as embalagens produzidas a partir de resíduos vegetais.
Além disso, as empresas também têm responsabilidade nessa etapa, sobretudo, nos despejos dos resíduos industriais. Esses produtos são contaminantes químicos e podem afetar todo um ecossistema.
A agricultura, por meio do despejo de agrotóxicos também pode contaminar o solo e por isso, é fundamental que esse processo seja acompanhado de uma equipe especializada.
Avaliação prévia do meio ambiente
Para evitar a poluição e a contaminação ambiental, existem alguns estudos e análises técnicas que são exigidas das empresas. Uma delas envolve a avaliacao ambiental preliminar decont.
Este estudo técnico voltado para a avaliação do meio ambiente de forma preliminar tem como objetivo identificar:
- As condições do solo ou de um terreno;
- Um empreendimento ou empresa investigada na análise;
- O potencial de contaminação nessa área;
- Quais áreas podem ser mais afetadas;
- Como evitar a poluição;
- Quais substâncias químicas serão utilizadas;
- Quais serão as atividades da empresa.
Com esse laudo apresentando esses dados preliminares, é possível verificar o risco de contaminação do solo por meio das atividades dessa empresa.
Além disso, essa avaliação envolve documentações que verificam o registro de um imóvel na Prefeitura, assim como o licenciamento ambiental e outros procedimentos requeridos por órgãos vinculados ao meio ambiente.
Informações históricas sobre o terreno também são levantadas, assim como uma conversa ou entrevista com os responsáveis pela empresa e colaboradores, com o objetivo de evitar que o local seja contaminado.
Procedimentos que devem ser realizados pelas empresas
Este é apenas um dos laudos e avaliações que são necessárias para que as empresas funcionarem, mas é importante destacar que esta avaliação ambiental envolve também a questão da água, por meio de um analise agua potavel laudo, assim como índices de contaminação e estratégias de mitigação dos danos que as empresas estejam apresentando.
Essas estratégias envolvem:
- Um plano ambiental elaborado pela empresa;
- As ações de preservação dos recursos naturais no entorno;
- O transporte de resíduos de contaminação;
- Como será feita a limpeza e o tratamento de dejetos, assim como da água.
Isso é importante para que a empresa consiga seu alvará de funcionamento e não seja multada, tendo a destruicao documentos e uma perda de credibilidade no mercado.
É importante ressaltar que essa ação de preservação ambiental por parte das empresas pode ser facilitada com a presença de um engenheiro ambiental, que compreende acerca da legislação e consegue desenvolver estratégias de preservação para aquela área.