A relevância de produtos e serviços para cuidar do ambiente
Cuidar do meio ambiente é essencial para a preservação das espécies animal e humana, dos recursos naturais e assim garantir o necessário para que todos possam viver bem.
Os problemas de desmatamento, poluição e outros fatores de impacto ambiental estão diretamente relacionados às atividades econômicas e sociais que os indivíduos realizam diariamente.
Uma forma de ajudar o ambiente é colocando em prática ações que promovem mudanças de hábitos e crie conscientização nas pessoas.
Atitudes simples e pequenos gestos podem gerar uma transformação muito positiva e se cada um fizer um pouco é possível ajudar o planeta.
Consumir somente o necessário, investir em fontes de energia renovável, reduzir o gasto de água, não jogar lixo no chão, fazer a separação de resíduos corretamente são alguns exemplos de ações simples e que podem e ajudam muito nos cuidados ambientais, estes que devem ser colocados em prática por empresas e pessoas físicas.
Os órgãos ambientais para a preservação dos recursos naturais
A preservação dos recursos presentes na natureza depende muito da conscientização de cada indivíduo, no entanto, há algumas empresas e órgãos em diferentes esferas (estadual, federal e municipal) que podem ajudar na fiscalização de atividades que geram impactos no ambiente.
O Ministério do Meio Ambiente e o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) são os principais no âmbito federal que propõem diretrizes, padrões e promovem práticas que visam a sustentabilidade.
O papel do licenciamento ambiental
As empresas que executam atividades e serviços que causam algum problema ou um potencial impacto ambiental precisam ter uma licença para poder trabalhar conforme as regras ambientais.
O licenciamento ambiental é um procedimento obrigatório pelas autoridades que visam controlar os cuidados com o meio ambiente.
A licença ambiental é um instrumento que tem a função de contribuir para a preservação, recuperação da qualidade e melhoria do ambiente.
No estado de São Paulo, as empresas que desejam iniciar as suas atividades precisam fazer a solicitação de um licenciamento ambiental CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
Este órgão recebe o pedido e analisa se a empresa possui condições para obter os tipos de licenças necessárias para operar com segurança.
Para dar início ao processo são necessários os seguintes documentos:
- Planta de localização do imóvel;
- Procuração;
- Certidão de uso e ocupação do solo;
- Memorial de Caracterização do Empreendimento.
Estes são os papéis pedidos para a LP (Licença Prévia). Além desta primeira há outros três tipos de licenças: LI (Licença de Instalação), LO (Licença de Operação).
A LPS (Licença de Pesquisa Sísmica) é apenas para casos especiais em que a empresa terá uma localização onde há condições diferentes.
Na LO, a CETESB analisa se o imóvel em que será a companhia foi construído seguindo as leis e regras ambientais. É com esta licença que as atividades da empresa podem ser iniciadas.
Sendo assim o trabalho da CETESB licenciamento tem um papel muito importante, pois ajuda na fiscalização dos cuidados com o meio ambiente impedindo que as empresas realizem construções e ações que prejudiquem os recursos naturais.
Um investimento que os empresários podem fazer para que a construção ocorra conforme o exigido é contratar um serviço de topografia para entender mais sobre as características e particularidades do solo.
As empresas especializadas nos processos de topografia terreno possui uma equipe de profissionais que usam ferramentas específicas para este trabalho:
- Taqueômetro;
- Nível topográfico;
- Drones;
- Teodolito;
- GNSS (Sistema Global de Navegação por Satélite).
Com estes e outros equipamentos é possível obter informações relevantes e que podem ajudar no processo de construção, proporcionando segurança para as empresas e evitando problemas com os órgãos ambientais.
Produtos que ajudam nos cuidados no plantio
Os trabalhos no setor agrícola são essenciais para que os indivíduos tenham o que comer.
Os cuidados com as plantações têm um impacto direto na qualidade de frutas, verduras e legumes; os produtores precisam de produtos específicos para ajudar nos cuidados com o solo.
Um fertilizante mineral complexo, por exemplo, favorece o crescimento saudável das plantas, repondo nutrientes como o cálcio, magnésio e enxofre.
Alguns benefícios deste fertilizante se resumem em:
- Melhora as condições do solo;
- Aumenta o fósforo e potássio;
- Neutraliza a acidez e o alumínio tóxico;
- Pode ser aplicado via solo.
Outro muito usado é o adubo organomineral que ajudam na nutrição das plantas, do solo e conseguem aumentar a fertilidade, algo que agrada muito os produtores, permitindo boas condições de trabalho.
Deste modo, os produtos e serviços de cuidados ambientais somado às mudanças de comportamento dos indivíduos são o caminho para a redução dos impactos no meio ambiente e preservação dos recursos e espécies.