A gestão do meio ambiente nas empresas
Diversas empresas, inseridas em segmentos variados como da construção civil, ambientes industriais, hospitalares, automobilísticos, comércio e serviços, precisam contar com a obtenção do licenciamento ambiental empresas.
Este é um assunto que, sem dúvidas, gera muita preocupação e curiosidade por parte das empresas sobre sua importância e necessidade de obtenção.
O licenciamento ambiental é oferecido por órgãos responsáveis em cada estado, a partir de uma avaliação prévia para o processo de construção da empresa, assim como uma verificação do projeto ou do plano ambiental, com o objetivo de:
- Reduzir os impactos ambientais e na vizinhança;
- Conhecer a intenção da empresa;
- Verificar se existe um plano de gerenciamento de todos os resíduos da empresa;
- Identificar as atividades que serão realizadas e seu grau de periculosidade.
O grande objetivo deste órgão é ter um controle de poluição ambiental, com a intenção de minimizar este problema.
A responsabilidade ambiental de sua empresa
Faz parte da ação de responsabilidade como meio ambiente a empresa investir na contratação de um engenheiro ambiental para dar entrada no licenciamento ambiental do seu negócio.
Este profissional consegue criar um plano de gestão ambiental que seja eficiente e que vise a preservação do meio ambiente, com a adaptação de algumas atividades empresariais.
Estes controles ambientais visam uma melhora no aproveitamento dos recursos hídricos, assim como ações para minimizar a emissão de gases e elementos poluentes na atmosfera, água ou solo.
A licença é obtida de forma inicial como prévia, e após a obra e uma verificação técnica, esta licença pode ser obtida e renovada de forma mais efetiva.
Ações sustentáveis que sua empresa pode promover
Uma empresa responsável tem consciência sobre o seu papel ambiental, e quais estratégias pode desenvolver voltadas para a sustentabilidade e a conscientização da população.
Isso representa, aliado ao trabalho do engenheiro ambiental, criar projetos de educação ambiental em empresas, assim como da sociedade.
Primeiro, é possível que a empresa pense no seu público interno, que são os colaboradores da instituição. É importante que eles se sintam parte da empresa quando o assunto é sustentabilidade ambiental.
Algumas ações que podem ser desenvolvidas são:
- Distribuição de canecas para evitar o uso de copos plásticos;
- Não realizar testes em animais;
- Disponibilize pontos de coleta de lixo de forma seletiva;
- Reciclagem de papeis;
- Incentivar a redução do consumo de água nos banheiros.
Estes são apenas algumas ações que podem ser realizados em uma empresa para reforçar sua responsabilidade ambiental, levando em conta também a aplicação de treinamentos em seus colaboradores.
Em relação ao público externo também é possível criar ações de conscientização em relação à preservação do meio ambiente e a conservação dos recursos hídricos.
Algumas estratégias que podem ser realizadas são:
- Distribuir ecobags personalizadas para os clientes;
- Promover uma semana do meio ambiente, com palestras ambientais;
- Disponibilizar pontos de coleta de lixo eletrônico;
- Incentivar os clientes a comprarem produtos sem embalagens plásticas.
Além disso, a empresa pode incentivar as pessoas a plantarem uma árvore ou uma planta para o ambiente residencial, dessa forma, é possível deixar o local muito mais bonito e agradável.
Para incentivar o cultivo de plantas, a empresa pode comprar plantas ornamentais atacado e distribuir para os colaboradores e clientes da empresa.
Por isso, é fundamental ações como estas para demonstrar a importância de plantar árvores ou outros tipos de plantas, com o objetivo de manter o local mais arborizado, ventilado e preservado.
No processo de compra das plantas ou de mudas, a empresa pode realizar oficinas e minicursos de projetos de paisagismo e jardinagem para o ambiente residencial ou empresarial das empresas, incentivando a adoção de medidas voltadas para a preservação e plantio.
Dessa forma, é possível até mesmo investir em plantas exóticas comprar, levando em conta a recomendação de um engenheiro ambiental sobre o melhor tipo de planta exótica para cada local.
Isso é importante pois as plantas exóticas não fazem parte daquele ecossistema natural e para o seu plantio, é importante que ocorra uma avaliação prévia.
Portanto, os investimentos realizados em recursos naturais, e nos serviços de profissionais da área, são essenciais para garantir a preservação do meio ambiente e uma boa imagem para a empresa.
Além disso, é uma ótima oportunidade de se destacar no mercado comercial, liderando o topo de vendas e a conquista dos clientes.