5 Dicas para economizar na conta de luz

5 Dicas para economizar na conta de luz

Não é mais uma raridade ser surpreendido com uma conta de luz bem mais cara do que o esperado. Antigamente isso acontecia por conta de algum curto escondido ou mesmo porque alguém tinha feito um gato na sua rede.

Entretanto, cada vez mais as pessoas estão encontrando problemas por conta de reajustes e de aparelhos que não possuem uma boa economia em geral. Assim, cursos online de finanças pessoais estão sempre dando algumas dicas valiosas sobre o tema.

Mas realmente, não dá para bobear, alguns estados possuem uma tarifa tão cara que só a conta de luz pode custar quase metade da receita mensal. Para quem possui um estabelecimento, então, isto pode significar a falência.

Procure por pessoas que tiveram que fechar as portas de alguma empresa, normalmente elas dirão que as contas se acumularam, e se você perguntar quais contas, a maioria dirá que foram contas de luz.

Sendo assim, é bastante interessante e justo trazer algumas dicas básicas para economizar na conta de luz que realmente fazem a diferença no final do mês. Vamos conferir?

Confira 5 dicas para economizar na conta de luz

Primeiramente é importante dizer que estas são 5 dicas iniciais, existem várias outras ações e formas eficientes, porém, você deve avaliar a sua realidade e ver quais dos pontos servem para você e quais não.

Assim todo mundo sai ganhando e você vai ter bem mais conforto na hora de pagar as contas. Dito isto, vamos às ações:

1 – Verifique seus eletrodomésticos

Pode ser que esteja no momento de você fazer uma compra nova na sua casa. Seja a de:

  • Uma geladeira;
  • Uma máquina de lavar;
  • Um chuveiro;
  • Um ar condicionado. 

Afinal, quanto mais antigos são os eletrodomésticos, menos econômicos eles são, principalmente porque estamos lidando com tecnologia ultrapassada, menos eficiente.

Então, veja se a sua geladeira não precisa se aposentar. Você pode vendê-la por um preço e complementar o resto. Lembrando que fazer crediário para isto não é uma boa ideia.

Além disso, verifique os cabos de energia de cada eletrodoméstico que você tem. É possível que você esteja lidando com um problema de curto que, no momento presente, seja totalmente invisível.

Então, se você fez alguma gambiarra, troque pelos cabos originais.

2 – Veja a fiação da sua casa

Os aparelhos consumirão uma certa quantidade de energia, entretanto, para que esta energia chegue neles, nós utilizamos os bons e velhos fios de cobre. Mas algumas pessoas levam o velho da frase muito a sério, e por isso podem estar perdendo dinheiro.

Uma fiação mal feita ou muito antiga pode ser a principal vilã do que você está tentando executar no momento. E assim, a melhor maneira de sair ganhando é exatamente trocando a fiação toda ou parte dela.

Isto também te ajuda a correr menos riscos graves, por exemplo, de incêndios. Embora seja uma tarefa cara de se realizar, e que exige alguém com conhecimento e perícia técnica, o resultado final é realmente positivo.

A facilidade de transmissão de energia reduz muito o consumo e dissipação em forma de calor pelo trajeto. O resultado será que seus equipamentos funcionarão melhor, além de terem uma maior vida útil. Dependendo do caso, algumas poucas contas já pagam pelo prejuízo.

3 – Tome banho por etapas

Uma das dicas mais velhas do mundo ainda é uma das mais eficazes. Então, tente tomar seu banho por etapas.

Primeiramente, deixe uma quantidade razoável de água molhar seu corpo. Depois desligue o chuveiro e se ensaboe, inclusive passe o xampu que você pensou em utilizar.

Depois de acabar esta etapa, ligue o chuveiro novamente e se enxague. Ao final você terá um excelente resultado por ter cortado o tempo de uso da resistência do chuveiro em menos de um terço.

Por isso, cronometre o banho e tente sempre se limpar em horários mais quentes do dia, para diminuir a potência utilizada.

4 – Cuidado ao abrir a geladeira

Depois, ou mesmo junto, do chuveiro, a geladeira está entre os itens que mais gastam energia. Por isso, se você está pensando na vida com a porta dela aberta, cuidado.

O sistema de refrigeramento perceberá que ele recebeu calor, e por isso será necessário ligar o motor novamente. No longo prazo você estará fazendo a geladeira durar mais tempo ligada do que o que era preciso.

Então, antes de abrir a geladeira pense no que você vai pegar. Além disso, mantenha ela sempre organizada para achar rapidamente o que você precisa. Parece bobeira, mas um bom dinheiro será economizado no longo prazo. E realmente, fará uma grande diferença.

5 – Evite o PC Gamer

Embora muitos não saibam, computadores gastam muita energia, e a cada ano que passa os modelos se tornam mais e mais dependentes de uma boa corrente.

Isto acontece principalmente nos PCs gamers, que por serem recentes podem passar despercebidos nas contas de luz da maioria.

Acredite ou não, mas em muitas casas eles são responsáveis por quase 80% de todo o consumo, deixando o chuveiro e a geladeira no chinelo. Por isso, caso seja possível, veja seu seriado favorito na televisão, no celular ou em qualquer outro aparelho.

Vai fazer um trabalho de escola ou faculdade? Então tente utilizar o computador da escola ou faculdade, o seu gasta energia demais! Se ele for um notebook eu até mesmo aconselho que leve o carregador para a aula e carregue ele por lá mesmo.

Conclusão

Realmente cada uma das dicas aqui ajudará você a ter um resultado ótimo no final do mês. Claro, algumas vão exigir recursos para serem implementadas, mas o resultado é satisfatório.

Fazer cursos online com certificado na área de finanças pessoais é uma excelente forma de garantir que você consiga alcançar o que deseja. Entretanto, é importante dizer que ações isoladas e raras dificilmente trazem muita eficiência no longo prazo.

Sendo assim, faça o seu melhor todos os dias e verá a mudança. E aí, ficou alguma dúvida? Quer mais dicas? Então vá nos comentários e deixe seu pedido ou pergunta. Até a próxima!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *