Você já conhece sobre os poços artesianos?

Você já conhece sobre os poços artesianos?

Comumente utilizado em locais com muitas pessoas e com uso de água muito grande, como em prédios e áreas comerciais com alto contingente urbano, o poço artesiano serve como uma fonte secundária de água.

É uma medida muito mais natural, pois a água é retirada não só debaixo do solo, mas debaixo de uma parede imensa de rochas, umas mais pesadas e outras nem tanto.

A criação de poços artesianos deve sempre ser feitas por empresas profissionais e que garantam uma perfuração do solo de maneira segura, rápida e sem prejuízos para as estrutura em volta.

Esse artigo foi criado com a intenção de levantar os principais pontos sobre esses poços, então leia até o final para se manter informado!

Poços artesianos: principais características.

Primeiramente é importante destacar que os poços artesianos retiram a água que infiltrou o subsolo, seja através do solo ou através do mar (casos mais comuns perto de praias, lagos e etc).

Como já dito anteriormente, é preciso cavar até muito abaixo do solo para chegar nessas reservas, logo depois de atingir o local, uma espécie de “ponta sugadora de água” é inserida e irá realizar a sucção da água para cima, em alguns casos é necessário se ter uma bomba para auxiliar nesse procedimento.

Muito comumente essa água retirada irá parar em uma caixa d’água e irá servir para diversos fins. Uma boa estação de captação de água deve contar com :

  • Cavalete de saída d’água;

  • Caixa d’água (recomendado uma tipo taça);

  • Bomba de sucção;

  • Rede elétrica com gerador.

O casamento desses itens trará uma boa rede de sucção de água. Em caso de interesse saiba que a perfuração de poços artesianos preços são acessíveis e é possível localizar várias empresas que realizam esse trabalho de forma adequada e eficiente.

Escolhendo o local do poço.

Um dos maiores questionamento referente a isso é onde fazer a perfuração.

Normalmente se usa um aparelho de ultrassom extremamente potente capaz de ecoar até várias áreas abaixo do subsolo, assim analisando o resultado dessas ondas é possível identificar se possui água ou não abaixo.

Além disso é importante medir todo o território em volta para tentar entender a dimensão dos lagos que possui, se o poço for construído em um local com pouca água ele está sujeito a ter um baixo nível de água e em alguns casos podem até secar.

Tipos de poços.

Com a popularização dos poços também foram criados alguns tipos mais propícios para determinadas funções, vamos entender um pouco agora de alguns tipos de poços.

Poços de monitoramento.

Para algumas empresas – principalmente de cunho ambiental – o poço de monitoramento serve para, como o próprio nome sugere, monitorar certas informações sobre a água no subsolo.

Esses dados são importantes para entender o comportamento desse tipo de água com a influência de certos fatores externos como mudanças drásticas do tempo.

Mas a utilização mais comum desse tipo de poço é para monitorar os lençóis freáticos, esse monitoramento é importante – principalmente – para entender a locomoção da água armazenada no subsolo e entender onde é mais propício a construção de um poço artesanal.

Poços semi-artesianos.

Antes de falarmos mais sobre esse tipo, saiba que os poços semi artesianos preços são acessíveis e pela relação custo-benefício valem a pena.

O que difere esse tipo dos demais é o uso de uma bomba para poder realizar todo o procedimento de sucção da água, o uso da bomba pode ser por diversos motivos, mas o principal é a profundidade.

Às vezes por ser muito fundo necessita se de uma força a mais para conseguir elevar a água até a saída do poço, a relação de custo também é um diferencial, vendo que o poço semi artesiano preço por metro é relativamente barato.

Como vimos, os poços são peças que agregam muito valor para certas ocasiões e locais, hoje em dia é muito utilizado por conta do avanço nas tecnologias que possibilitam a perfuração do solo de maneira mais adequada e sem danos a estruturas próximas e criando uma estação de sucção muito boa, o que torna até o poço artesiano preço por metro cada vez mais acessível.

Essa é uma opção que vale o retorno, muitas empresas têm destacado a economia clara no consumo de água através das distribuidoras, uma vez que o poço após montado pode ter um custo de manutenção mais barato que a conta de água teria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *