7 passos para uma vida mais sustentável através da reciclagem

7 passos para uma vida mais sustentável através da reciclagem

A reciclagem é um procedimento que tem se expandido no mundo inteiro, especialmente com as demandas por uma melhor destinação de diversos resíduos que produzimos diariamente.

De forma a garantir a recuperação ambiental e a prevenção de desastres e condições irreversíveis, o reuso, a redução e a reciclagem passaram a ser adotados também pelas grandes empresas.

Acompanhe este artigo para saber mais!

Plástico: desafio para a sustentabilidade

Derivado do petróleo, o plástico é produzido a partir do uso de resinas sintéticas como butadieno, benzeno, eteno, propeno, xileno, tolueno, etc.

Conhecidos como monômeros, esses materiais fundem-se e se tornam os chamados polímeros.

Por meio da polimerização, cada tipo de plástico é constituído conforme sua aplicação nas indústrias ou no cotidiano da população em geral.

Algumas das principais características do plástico, que o tornam tão recorrente e importante em diferentes linhas de produção.

São sua capacidade de isolamento térmico, possibilitando a redução do consumo de energia, a alta impermeabilidade.

Que impede que fungos e bactérias contaminem o material, e, por fim, sua versatilidade, podendo ser maleável ou duro de acordo com o uso.

Como pode demorar muito tempo para se decompor, o plástico oferece muito riscos para a natureza, de modo que sua reutilização é uma forma de preservar o planeta e garantir mais bem-estar para quem vivem nele e dependem de seus recursos naturais para sobreviver como é o caso dos seres humanos.

Reciclagem do vidro

Você conhece o processo pelo qual passa o Vidro para reciclagem? Em primeiro lugar, ele passa por um processo de coleta e separação de acordo com as cor do produto, que pode ser verde, marrom ou transparente.

Então, o material passa por um processo de higienização, de modo que variados tipos de substâncias que não serão reciclados possam ser retirados do produto (rótulos, tampas, etc.).

Os tanques de água que possuem eletroimãs são os mais indicados para esse tipo de procedimento. Ao final, o material passa pela trituração, quando o vidro se transforma em cacos iguais.

Novamente, a triagem retira aquilo que não é considerado vidro, tornando o resultado ainda mais homogêneo.

E aí que ele é encaminhado para da empresa de reciclagem de vidro para a indústria vidraceira, que irá utilizar o material recebido em processos onde ele será submetido a temperaturas extremamente elevadas (entre 1000ºC e 2000ºC).

A partir disso, será possível obter uma infinidade vasta de novos produtos que são originados desse processo.

Importância de continuar o ciclo

Pode parecer complexo, mas na verdade a reciclagem é muito simples e basta que todas as etapas sejam seguidas de forma atenta, desde a separação dos resíduos na hora de descartá-los no cotidiano até a produção maciça de itens totalmente reciclados.

A maior vantagem disso é a diminuição significativa da poluição, já que os vidros que seriam descartados e demorariam muito tempo para se decompor na natureza.

Chegando ainda a gerar transtornos ambientais graves, são facilmente mantidos em um ciclo de uso, permitindo que sua utilidade seja garantida de forma duradoura e muito benéfica para o planeta.

Por isso, procurar uma Empresa que compra vidro e fornecer o material sempre que for necessário que ele seja descartado é uma maneira de evitar também uma série de acidentes em aterros e processos de coleta.

Pois os cacos de vidro são extremamente perigosos nesse tipo de trabalho e são responsáveis por diversos tipos de lesões.

Uma dica importante é se atentar para a procedência de todos os materiais adquiridos, de forma a observar se eles advém de um local seguro e de qualidade, o que pode interferir na reciclagem seguinte.

Além disso, quem procura onde vender vidro para reciclagem deve estar atento ao desempenho de cada empresa consultada e se as etapas do processo são feitas de forma correta e sustentável.

Reciclagem de PEAD

O polietileno de alta densidade, também conhecido como PEAD, é muito utilizado na produção de diferentes tipos de plástico que não são destinados a interagirem com alimentos.

Com Pead reciclado é possível obter uma série de benefícios é a baixa reatividade com materiais químicos diversos, sendo uma alternativa ideal para a produção econômica de:

  • Balões
  • Sacolas
  • Sacos de lixo
  • Engradados

Com o pead reciclado granulado, ainda, é possível realizar um reaproveitamento muito eficiente em diferentes demandas sem prejudicar as propriedades básica do material, que são:

  • Durabilidade
  • Grande estanqueidade
  • Ductilidade
  • Estabilidade e resistência
  • Flexibilidade

Através da reciclagem é possível obter não apenas uma vida mais sustentável, como também otimizar diversos processos de produção e torná-los mais adequados para as condições que são enfrentadas atualmente pelo nosso planeta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *