Usabilidades do papelão que você precisa conhecer

Usabilidades do papelão que você precisa conhecer

O papelão, também conhecido como papel cartão é um modelo mais resistente e mais grosso do que o papel comum.

Não se sabe ao certo quando ele foi criado. No entanto, existem relatos que o colocam em datas próximas à meados do século XIX e, sua evolução vem acontecendo desde então.

Breve história do papelão

Feito a partir da mistura de algumas fibras de celulose virgens e recicladas, o papelão é utilizado, principalmente, para a confecção de caixas e embalagens de diversos tamanhos e formato, havendo a possibilidade de ser liso ou enrugado.

Ele foi patenteado 1856 e, com ele, surgiram algumas regras quanto aos princípios básicos do processo de corrugação, que nada mais é o enrugamento do papel cartão.

A sua criação foi uma revolução para a época, que se encontra em um cenário no qual era quase impossível fazer o transporte de produtos em longas distâncias sem compartimentos que pudessem protegê-los.

Assim, acreditava-se que não havia como produtos serem endereçados sem ser danificados por ações climáticas ou de armazenamento no percurso.

Lembrando que, no contexto histórico da metade do século XIX, a Primeira Revolução Industrial já havia ficado para trás e a sociedade estava caminhando para os processos que dariam início à Segunda Revolução Industrial.

Com isso, a produção de bens e alimentos estava a todo vapor, o que tornava necessária a criação de embalagens resistentes para o comércio.

Foram criados diversos estilos de papelões, de forma a serem utilizados em caixas até o início do século XX.

Mas, foi apenas em 1914 que o papelão ondulado, mais conhecido hoje, se tornou popular e passou a ser o mais utilizado.

Quando se trata do uso do papelão para embalagens, ele oferece inúmeros benefícios para as empresas transportadores. Alguns deles são:

  • Economia;

  • Flexibilidade;

  • Diversos formatos;

  • Resistência;

  • Durabilidade;

  • Reaproveitamento e sutentabilidade.

A sustentabilidade é a principal característica ofertada pelos papelões, uma vez que ele pode ser reciclado facilmente e transformado em outra caixa.

O seu material também pode ser reutilizado para outras finalidades, de modo que é reduzida a quantidade de produção e distribuição de novas embalagens.

Os modelos de papelão e seu uso

caixa de papelão com tampa é a mais popular ao redor do mundo. Ela pode ser facilmente lacrada e aberta, de modo que é possível fechá-la novamente.

Esse modelo é usado principalmente pelas transportadoras e para pessoas comuns, podendo ser reaproveitadas para armazenar seus pertences dentro de casa ou, ainda, para guardar seus objetos ao realizar uma mudança.

Para encontrar este modelo no mercado, é possível pesquisar “ caixa de papelão com tampa comprar “ no Google e navegar no site das distribuidoras de caixas em todo o país.

caixa de papelão para embalagem é bem parecida, mas pode apresentar algumas diferenças.

Em geral, ela acaba sendo um pouco mais frágil que a usada por transportadoras, uma vez que ela é usada apenas para embalar.

Ela não conta com o miolo ondulado, sendo apenas uma fina e flexível camada de papel cartão.

Já a caixa de papelão correios pode ser dividida em diversos modelos diferentes, dependendo do tamanho e do tipo da entrega.

Elas podem ser as caixas comuns com tampa ou podem ser feitas em formatos especializados para o envio de materiais.

Geralmente, elas possuem uma espécie de encaixe, sendo possível abrir e fechar sem a necessidade de lacrar com fita adesiva, embora ela também deva ser usada por questões de segurança.

Esse material, inclusive, pode ser adquirido em formatos que não sejam caixas e embalagens. Rolo de papelão para pintura pode ser facilmente encontrado em lojas especializadas em material de construção.

O seu principal esta voltado para reformas e construções. O modelo é útil para proteger paredes e pisos de possíveis respingos de tinta na hora da pintura.

O papelão ainda foi adaptado para outras utilizações, sendo um ótimo material para o mundo das artes. Eles são proveitosos na hora de montar maquetes e pequenas esculturas, podendo, também, ser pintado, pois o seu material adere bem à tinta.

bobina papelão ondulado também pode ser utilizada para embalar objetos irregulares e frágeis. Por conta disso, as transportadoras acabam utilizando esse material na hora de distribuir os seus produtos, de modo a protegê-los no transporte.

Vê-se assim que o material tê, o uso bem flexibilizado, sendo útil em várias esferas. No entanto, seu uso concerne, principalmente, na proteção de materiais nos transportes de cargas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *