Tratamento do esgoto e coleta do lixo

Tratamento do esgoto e coleta do lixo

O meio ambiente é composto pela fauna e flora. Isso compreende vários elementos que vão desde os animais até o ar, o solo, as nascentes e corpos de água, dentre outros.

Cuidar da preservação ambiental deve ser o dever de cada pessoa e cidadão, assim como de toda a sociedade civil. Isso envolve inclusive, as residências e empresas.

Para isso, é importante que a empresa ou residência busque pelo licenciamento ambiental para sua obra, construção ou negócio, de modo a ter um plano de gerenciamento das ações realizadas e como isso impactará o meio ambiente.

Por isso, existem as empresas de licenciamento ambiental que contribuem tanto para a obtenção do licenciamento ambiental, mas também para gerar uma conscientização a respeito da importância do cuidado e da preservação ambiental.

Por isso, é importante que uma indústria, negócio ou residência que gera resíduos tóxicos e materiais que não podem ser descartados diretamente na natureza precisam estar atentos.

Esses materiais contaminantes podem ser:

  • Resíduos tóxicos como metais;
  • Resíduos radioativos;
  • Lixo;
  • Efluentes contaminantes.

Tentar evitar a contaminação ambiental é um dever das empresas, inclusive previsto em legislação. Por exemplo, uma indústria gera resíduos tóxicos que não podem ter um contato direto com o meio ambiente. Isso causaria a contaminação de rios e do solo.

Por isso, a partir de uma consulta em um consultoria em licenciamento ambiental, essa empresa pode optar pela instalação de uma estação do tratamento de agua e esgoto, para que os resíduos e efluentes industriais sejam devolvidos ao meio ambiente de forma limpa e sem contaminação.

Além disso, existem outros cuidados como o gerenciamento do lixo e os resíduos gerados que falaremos adiante. Confira!

Tratamento da água e o esgoto da sua empresa

Uma das responsabilidades ambientais que as empresas, sejam elas indústrias ou não, deveriam ter é pensar nos efluentes e resíduos tóxicos que são gerados em sua operação.

Esses resíduos são contaminantes e se entrarem em contato com a natureza podem ser altamente nocivos.

Muitas empresas geram resíduos tóxicos, radioativos, metálicos que ao entrarem em contato com a água e solo, tornam-se contaminantes da comida, dos peixes, da água que vamos beber e dos alimentos.

Por isso, é importante que as empresas já instale uma estação compacta de tratamento de efluentes industriais com o objetivo de tratar esses resíduos para que eles sejam devolvidos na natureza de forma limpa e sem contaminação.

Essa estação de tratamento seja de água ou de esgoto deve contar com a presença de profissionais qualificados para a realização das atividades de modo a verificar as instalações técnicas e o volume tanto de água como de esgoto que foi gerado.

No caso de instalar uma estações de tratamento de água é bastante interessante pois essa água pode ser reutilizada nos banheiros e na cozinha.

Geralmente, os procedimentos são de:

  • Recepção dessa água;
  • Processo de decantação;
  • Processo de floculação e aeração;
  • Correção do pH;
  • Aplicação de flúor.

Além desses procedimentos de água, existe também a estação de tratamento de esgoto modular, que visa a limpeza desses efluentes para que eles ou retornem à empresa, podendo também ser devolvidos à natureza.

Cuidado com o lixo gerado em sua empresa

Esse é um dos maiores problemas ambientais, principalmente, porque muito lixo é gerado todos os dias, sendo que boa parte dos materiais que são descartados poderiam ser reutilizados e até mesmo, reciclados.

Com isso, o Brasil sofre também com uma falta de infraestrutura nos aterros e apresenta vários lixões. Se o lixo não for descartado de forma correta, ele gera um resíduo conhecido como chorume que é contaminante do solo e do lençol freático.

As empresas, residências e as indústrias geram lixos e resíduos que precisam ser verificados e tratados. Para obter um serviço especializado no segmento de gerenciamento e tratamento desse lixo, é fundamental buscar por uma empresa de lixo, que conte com os profissionais qualificados.

Essa empresa também contribui para realizar o gerenciamento desse resíduo. Isso pode ocorrer por meio da coleta seletiva, que consiste na separação dos materiais da empresa como vidro, papel, plástico e alumínio. Esse material ao ser separado é encaminhado para cooperativas.

Além disso, essa empresa de coleta de lixo que já tem uma responsabilidade ambiental pode encaminhar o lixo que não puder ser reutilizado ou reciclado para os locais específicos de descarte, como aterros sanitários que sejam bem estruturados.

Cuide do lixo gerado tanto em sua casa como em sua empresa. É um dever de todos nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *