Tratamento de água e seus processos

Tratamento de água e seus processos

A água é o principal recurso natural usado pelos seres humanos que está presente em quase 100% dos processos, sejam eles domésticos, industriais ou então comerciais. Porém, por ser um recurso muito necessário acaba passando por uma extração em demasia, causando consequentemente a escassez desse recurso.

Por isso que os seres humanos vêm buscando, dia a dia formas de cuidar desse recurso, procurando novas fontes de água, para o tratamento adequado dela (como nas Estações de Tratamento de Agua), para que não ocorra o desperdício ou então o despejo de materiais químicos indesejados na água.

Isso tudo vem da preocupação que temos com a mesma, porque a água é um elemento essencial para a vida, e por esse motivo sua distribuição de forma abrangente é um dos passos mais difíceis encontrados pelos Estados, se pensar nas pessoas que moram em locais isolados.

Dessa forma existem algumas soluções para que essas problemáticas como a perfuração de poços artesianos, fiquem mais fáceis de se resolverem.

Poços artesianos o que são?

O poço artesiano é feito por meio da perfuração em determinado local para atingir os chamados aquíferos. Os aquíferos nada mais são do que reservas subterrâneas formadas por diversos processos naturais, por exemplo, a infiltração da água no solo e também por entre as rochas.

A água que se infiltra no solo e nas rochas passam por um processo de filtro agua natural, se tornando límpida. Dessa maneira, a água encontrada nos poços artesianos são limpas, livres de contaminação, e em muitos casos não é preciso o tratamento da água para consumo.

Quando um poço artesiano é perfurado ele não precisa de uma bomba de água para trazer água até a superfície. Mas para isso, é preciso que o lugar a ser perfurado tenha grande potencial de água, isto é, tenha grande densidade da agua.

Caso, não tenha esse potencial, será necessário a utilização de uma bomba d’água, e portanto o poço é chamado de semi-artesiano.

Tratamento da água

O poço artesiano é uma maneira bastante eficiente e barata para extração de água limpa e sustentável, entretanto, não são todas as pessoas que tem um lugar para perfurar um poço, já que industrias, por exemplo, quase sempre precisam de grandes volumes de água, seja para usar no misturador industrial ou em outros processos.

Por isso que a água que é retirada das fontes, rios, ou outros lugares precisam passar pelas chamadas ETA’s – Estações de Tratamento de Água, por um processo longo, mas que garante a qualidade da água.

Depois de captada a água, seja ela pelos rios, barragens, e até mesmo poços, ela é levada para uma ETA, e passa por diversas etapas.

Etapas do processo de tratamento de água

O tratamento de água se constitui de diversos processos, desde físicos, passando pelos químicos, biológicos, e uma gama de profissionais trabalham para garantir que esse processo se efetue de maneira eficiente, como os profissionais das áreas laboratoriais.

As etapas do processo de tratamento de água são:

1. Oxidação

Depois de captada a água ocorre a mistura de cloro na água, com o intuito de oxidar os metais presentes no elemento, principalmente o ferro e o manganês.

Em alguns casos, é usado o chamado desmineralizador de água, para a retirada de íons e muitos sais minerais no líquido.

2. Coagulação e Floculação

Feito o processo de oxidação, a água é então misturada com o sulfato de alumínio (que é um coagulante), que faz com que se crie flocos gelatinosos. Isso permite que as impurezas sejam concentradas nesses flocos e então é agitada.

3. Decantação

A água então é passada para a parte de decantação por um período de 3 a 2 horas, fazendo com que as impurezas fiquem no fundo do decantador.

4. Filtração

A água então é levada aos filtros, que são feitos de carvão ativado, isso retira o odor e o sabor das substâncias químicas. Depois passa pela areia, e pelo cascalho, sendo filtrada.

5. Desinfecção

Aqui o restante dos micro-organismos são quebrados nesse processo.

Em algumas cidades pode ocorrer a fluoretação, que é a adição de flúor para que as cáries sejam prevenidas. São vantagens do tratamento de água:

  • A qualidade;
  • A segurança;
  • A prevenção de doenças;
  • Uso para consumo.

Dessa maneira, o tratamento de água é essencial para que os processos, quais quer que sejam eles, possam acontecer de forma segura e confiável, e o melhor de tudo, que a água seja usada de forma bem racional e segura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *