Tipos de topografias e seus levantamentos

Tipos de topografias e seus levantamentos

O Brasil é o quinto maior país em extensão territorial e para verificar seu tamanho, quantidade de rios, vales, as estradas, moradores, e outros detalhes, é necessário realizar um estudo e levantamento de dados com a população.

Isso é feito por meio da topografia, que é uma descrição detalhada feita em determinado local, com o objetivo de verificar os detalhes que citamos acima, com o objetivo de quantificar e descrever.

O significado da palavra basicamente se refere à descrição de um determinado local. Esse sistema pode ser utilizado em diversos segmentos e diferentes áreas, por exemplo:

  • No setor da construção civil;
  • No urbanismo, com a verificação do solo e do loteamento;
  • Na geologia (estudo das rochas e da terra);
  • Em mapeamentos;
  • Para medir propriedades rurais;
  • Na cartografia, que estuda os mapas.

Mas, como funciona o levantamento topográfico?

Esse tipo de levantamento visa identificar as características de uma determinada superfície do terreno, assim como suas dimensões. Com isso, é possível levantar dados que apresentem confiabilidade para que após sua interpretação, projetos possam ser realizados nesses locais.

Os levantamentos topográficos atuam com a fabricação de desenhos, que mostram as curvas de nível e o perfil do local. Esses levantamentos podem ser divididos em duas categorias que são os planimétricos e os altimétricos.

No caso do Levantamento planialtimétrico cadastral, esse processo é realizado por meio de projeções horizontais de certos pontos de um terreno.

É feita a medida correta de um local, visando conferir se esses dados são equivalentes aos dados encontrados na escritura do imóvel. Em muitas ocasiões, esses dados apresentam divergência.

No caso do levantamento altimétrico, será verificado a altura de um relevo no solo. O relevo tem muito a ver com o tipo de solo e elevação, se será uma montanha, um vale ou plano, por exemplo.

Nesse caso, ocorre um estudo e verificação por meio de instrumentos, para detectar quais são os níveis e ângulos daquele determinado local. Associado a esse tipo de ação, surge também a topologia, que estudará as formas de relevo presentes em determinado ambiente.

O Levantamento Topográfico Planialtimétrico Cadastral

Esse tipo de levantamento é feito por um profissional especializado em topografia ou um agrimensor, que buscará representar de forma precisa aquele espaço rural ou urbano, apresentando-o em um modelo digital.

Ou seja, esse projeto apresenta o terreno em dimensões em 3D, mostrando os níveis que foram encontrados, as alturas, as estradas que ficam próximas ou ao redor, desníveis entre plantações, as matas, cercas, os níveis encontrados em açudes, o tipo de aterro ou corte, dentre outros.

Esses desníveis são levantados por serem muito uteis, por exemplo, em um processo de construção, que exige o entendimento dos pontos que estão desnivelados, buscando seu nivelamento e equilíbrio.

Esse cálculo de desnivelamento é feito por um profissional qualificado para a realização desse serviço.

Ainda, o Levantamento Topográfico Planialtimétrico Cadastral pode ser utilizado em vários setores, por exemplo, na agropecuária, para instalação de sistemas de irrigação de diversas culturas.

Como um procedimento de irrigação visa distribuir de forma uniforme a quantidade de água para a plantação, entender os locais de desnivelamento é fundamental.

Além disso, com esse levantamento é possível entender melhor as condições do solo, antes de começar a realização do projeto.

Essa análise também é muito importante em projetos de construção, para profissionais da arquitetura, da engenharia civil, construtores e para realizar diversos projetos, por exemplo, prédios, residências, rodovias, avenidas, pontes, dentre outros.

A topografia aliada à tecnologia

O avanço tecnológico é uma realidade em diversos setores, inclusive, no da topografia. Desde a criação de um projeto em três dimensões para verificar os níveis e desníveis de um local, até, por exemplo, realizar a topografia de um local utilizando um drone.

A Topografia com drone já é uma realidade em diversos locais, e se refere ao uso de uma câmera pequena acoplada em um drone (uma máquina que voa, por meio do controle remoto) e que consegue realizar filmagens e tirar fotografias de locais altos.

Essa ação é fundamental por aumentar a visibilidade do topógrafo, assim como sua noção daquele espaço. Com o uso do drone fica muito mais fácil verificar a situação de determinado local e o que de fato, está presente ali, se rios, vales, montanhas, dentre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *