Tipos de jardins verticais e suas vantagens

Tipos de jardins verticais e suas vantagens

Você concluiu suas reformas e construções e agora está querendo dar um acabamento bem diferenciado em sua casa ou escritório, de forma que eles fiquem a sua cara? Uma ótima saída para isso é apostar no verde! Independente do espaço disponível, há grandes oportunidades com o jardim vertical.

Jardins são lugares em que somos livres para liberar nossa criação e imaginação. Podemos usar diversas cores e opções em que ele se encaixe nas exatas proporções que for planejado. Mas pra isso é preciso elaborá-lo previamente com profissionais especializados no ramo.

Você pode criar diversos temas, assim como o jardim de inverno, europeu, japonês e até tropical. Eles podem ser simples, manuais e sem muita elaboração ou até mais complexos, com diversas mudas diferenciadas e que vire um cenário mágico, com a ajuda de especialistas.

O importante em um ambiente como esse, é que ele passe o perfil e a coerência do local em que está sendo criado e empregado.

Há jardins de diversas formas e podem ser naturais ou ainda artificiais, uma boa pedida para quem adora esse cenário, mas não tem tanto tempo para cuidar corretamente das plantas e flores.

O significado conceitual desse ambiente provém da harmonia, coerência e situações agradáveis na ambientação tomada pelo verde.

Atualmente, o que está em alta no mercado é o jardim natural, que resgata a natureza e toda sua magia de frescor, vida e cores diferenciadas.

Outra tendência que o acompanha é a forma como é estruturado, mais natural do que rígida, trazendo um ar de crescimento espontâneo.

É importante saber que nesse caso é recomendada a introdução de plantas nativas da região em que você se encontra, para que possam resistir mais tempo e se adaptar ao ambiente.

Além de todas essas características, algo que também está em alta é o jardim vertical. Para conhecê-lo melhor continue a leitura desse artigo e te explicaremos como esse método funciona e quais são os seus benefícios, principalmente para lugares que não possuem tanto espaço.

Entenda sobre jardins verticais

Eles são uma grande solução para pessoas que não têm tantos metros quadrados em sua moradia ou trabalho, mas que adora cultivar flores e estar em contato com a natureza, independendo do tamanho do jardim.

Para começar, você precisa de uma parede livre, para que ele possa ser cultivado. Como esse jardim é posto nas paredes, não tomam tanto espaço quanto os convencionais.

Este espaço pode ser tanto interno quanto externo e poderá ser decorado com vasos para plantas, flores, terra molhada e plantas. Além de ser um momento relaxante você aprenderá diversas técnicas, muitas delas até econômicas.

Esse estilo de jardim não é novidade e ele é praticado há bastante tempo. No entanto, a tendências voltou com tudo, podendo ser super moderno e arrojado, mais delicado ou tantas outras versões.

Onde colocar meu jardim vertical?

Qualquer estrutura vertical que poderá proporcionar um suporte ao jardim é válida. Basta você decidir qual lugar deseja repaginar e mudar o ambiente.

Seu corpo será um dos passos mais importantes a se constituir, então deve ser um lugar que tenha um mínimo de resistência para aguentar o peso do jardim e volume das plantas, sejam elas plantas artificiais ou não.

Lembre-se que ele deve estar bem fixo, para não ser prejudicado futuramente.

Natural ou artificial?

Você ainda está em dúvida se quer um jardim artificial ou se prefere apostar no natural?

É importante que para essa decisão, você saiba os custos de manutenção de cada um. Além do mais, na opção artificial as plantas não irão estragar nem irão morrer, pois não dependerão de regas e adubagem.

Por outro lado, o natural refresca e perfuma o ambiente.

Para que você saiba qual a melhor opção para sua vida, coloque no papel um pouco sobre sua rotina, os dias que você estará livre para cuidar do jardim e como prefere tê-lo.

Mas, independentemente da escolha, pode ter certeza que ele ficará deslumbrante.

Conclusão

Você pode fazer o seu jardim de diversas formas e estruturas, como:

  • Pallets;
  • Estrutura de aço;
  • Madeira;
  • Garrafas pet;
  • Entre outras opções criativas.

O que importa nessa criação é sua vontade e como você se sentirá confortável nesse ambiente.

Lembre-se também da iluminação de jardim, principalmente ao anoitecer, pois o jogo de luzes dá o charme final para um jardim tão diferenciado como esse.

Natural ou artificial, aposte na mudança de ambiente, procure saber como cuidar e manusear suas plantas e suas flores e tenha um local mais verde por perto, contribuindo com sua própria saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *