Sustentabilidade: saiba como inserir em sua empresa

Sustentabilidade: saiba como inserir em sua empresa

Sustentabilidade é um conceito que foi desenvolvido a muito tempo e que tem sido exigido cada vez mais que as empresas apliquem. Mas, o que realmente significa isso?

Simples, a sustentabilidade é um conceito elaborado por meio de um conjunto de ideias, estratégias e ações ecologicamente corretas, socialmente justas e diversas e economicamente viáveis.

Sendo uma alternativa para proteção e desenvolvimento dos recursos naturais do planeta Terra, equilibrando e permitindo a sociedade o desenvolvimento político social e econômico.

Sustentabilidade Ambiental

O conceito de sustentabilidade possui diversas ramificações, o mais divulgado e conhecido é o da sustentabilidade ambiental e ecológica que compreende a manutenção e proteção do planeta mantendo a qualidade de vida de todos os ecossistemas que habitam a Terra.

As ações que estão incluídas neste conceito são a separação e coleta do lixo reciclável, a não poluição dos rios e mares, além de evitar catástrofes como o desmatamento e queimadas.

Resumidamente o conceito tem em vistas ações que reverberam a longo prazo e consiste em encontrar um equilíbrio entre o desenvolvimento que atendam às necessidades da população atual sem comprometer a capacidade de desenvolvimento das gerações futuras.

Sustentabilidade Empresarial

Unindo alguns conceitos e desafios da sustentabilidade ecológica, a sustentabilidade empresarial compreende ações de proteção ao meio ambiente com um viés econômico, ou seja, une o desafio de manter o padrão de desenvolvimento social e tecnológico sem dizimar os recursos naturais.

Além disso, a sociedade tem cobrado essa atitude das empresas, pois o desequilíbrio tem causado muitos danos para a população atual e, consequentemente para a futura.

Assim, as empresas que adotam e desenvolvem esse conceito dentro das empresas consegue uma vantagem competitiva, valor agregado a marca e captação de consumidores.

Ou seja, além de realizar uma ação positiva ao meio ambiente ela também assegura a sua prosperidade. Abaixo seguem algumas ações que contribuem para a geração de uma empresa sustentável. Não deixe de conferir!

Consultoria Ambiental

A consultoria ambiental SP é um trabalho em crescimento devido às novas demandas sociais, com isso o trabalho desenvolvido analisa desde de grandes projetos a ações diárias da organização contratada, realizando um paralelo entre as exigências legais vigentes e os impactos dentro da comunidade.

A partir do diagnóstico as soluções cabíveis são apresentadas e implementadas após aprovação dos acionistas e proprietários.

As empresas de consultoria ambiental em SP conseguem agregar muito valor às empresas, principalmente porque:

  • Reduzem o desperdício das operações;
  • Minimizam infrações legais;
  • Aprimora a imagem institucional;
  • Geram economia de recursos;
  • Adquirem responsabilidade social;

Os principais serviços oferecidos e que são contratados pela maioria dos negócios são: gestão de resíduos, áreas contaminadas, licenciamento ambiental e gestão de obras e qualidade.

Logística Reversa

Um dos serviços aplicados para a gestão de resíduos é o sistema de logística reversa que é aplicado para reparar, reciclar ou eliminar os produtos com o mínimo de custo possível tanto financeiro quanto ambiental.

Sendo uma prática comum, principalmente com eletrônicos há empresas logistica reversa eletronicos que é responsável por recolher e diminuir os impactos desse tipo de descarte.

Pautada na lei nº 12.305 do ano de 2010, a obrigação da reciclagem das mercadorias produzidas passa a ser das empresas em parceria com o Estado, assim todos os órgãos responsáveis precisam desenvolve ações que façam esse descarte ou reutilização de forma sustentável.

Principalmente a logística reversa de eletrônicos que se descartadas erradas podem contaminar o solo e as pessoas.

Água

A água é fonte de vida para muito organismos vivos que habitam a terra, assim a sua conservação é primordial para eles continuem existindo.

Por ser um recurso natural limitado e utilizado em vários projetos industriais, há muita pesquisa e estudo para que haja fontes alternativas e formas de reaproveitar esse líquido, um dos métodos mais aplicados é sistema de reaproveitamento de água.

Esse por sua vez é desenvolvido por profissionais do meio ambiente e engenheiros.

Alguns sistemas são desenvolvidos com o intuito de serem aplicados em regiões onde a água é escassa ou reabastecimento ainda não atende a região.

Com isso há empresas que são especializadas no desenvolvimento desses sistemas, sendo econômicos, sustentáveis e responsáveis socialmente eles utilizam a água da chuva, assim o sistema de reaproveitamento de agua da chuva faz a limpeza da mesma para consumo ou irrigação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *