Sustentabilidade e a reciclagem na preservação do meio ambiente

Sustentabilidade e a reciclagem na preservação do meio ambiente

Uma das mais conhecidas formas de preservação é a reciclagem, em que os itens utilizados, tais como embalagens ou alimentos, são separados por categorias para que haja reaproveitamento do material em outro objeto ou para outro tipo de uso, de modo a realizar a economia de recursos.

O meio ambiente é o conjunto de diversos elementos do planeta Terra, vivos ou não, que vão desde a vegetação até a atmosfera, e todas essas esferas são fundamentais para a sobrevivência dos humanos.

Assim, o cuidado com o meio ambiente e a preservação dele são essenciais para a manutenção da vida na Terra.

Abaixo, serão mencionados alguns conceitos para melhor entendimento da importância da gestão ambiental, que diz respeito às formas de preservação do meio ambiente, baseado na melhor utilização de recursos naturais em ações econômicas e sociais.

Do que é formado o meio ambiente?

As camadas mais importantes do meio ambiente são:

  • Atmosfera;
  • Biosfera;
  • Hidrosfera;
  • E litosfera.

A atmosfera é a camada relacionada ao ar, composta por diferentes gases, como oxigênio, hidrogênio e gás carbônico etc. O oxigênio é o gás inalado na respiração humana, sendo fundamental para a vida.

O gás carbônico é o responsável pela fotossíntese dos vegetais, processo que é realizado por meio da captação da luz solar para a transformação em energia.

E o nitrogênio é um tipo de gás que, ao ser absorvido por bactérias presentes na atmosfera, é transformado em proteínas que são responsáveis por alimentar as plantas em desenvolvimento no solo, beneficiando também os seres humanos.

A biosfera é o conjunto dos ecossistemas do planeta, trata-se de todos os tipos de espécies com vida, desde os seres humanos até os vegetais.

A hidrosfera corresponde à camada da Terra que é composta por água, em forma de rios, lagos, mares e oceanos por exemplo.

E a litosfera, por sua vez, corresponde à camada sólida da Terra, composta por formações rochosas e pelo solo.

O conjunto dessas camadas forma o meio ambiente, e a gestão ambiental é parte importante para a preservação da vida.

O que é sustentabilidade?

Sustentabilidade é um termo bastante conhecido e usado na atualidade, e se trata da melhor maneira de utilização dos recursos naturais em três espectros diferentes: ambiental, social e econômico.

Assim, é necessário criar estratégias de uso dos recursos coletados no meio ambiente de modo a não esgotá-los, pensando nas futuras gerações.

Alguns exemplos de ações sustentáveis são:

  • Economia do uso de água;
  • Economia do uso de energia elétrica;
  • Realização da separação de materiais e da coleta seletiva;
  • Uso de transporte coletivo para locomoção;
  • Evitar desperdício de alimentos;
  • Uso de sacolas recicláveis ou reutilizáveis;
  • Não jogar lixo em vias públicas;
  • Produção e compra de alimentos orgânicos;
  • Uso de fontes de energia limpa.

Ações simples executadas por um grande número de pessoas podem contribuir para a preservação do meio ambiente.

O que é coleta seletiva?

A coleta seletiva é uma das formas de contribuir com o meio ambiente. A separação de diferentes tipos de insumos ajuda na reciclagem e na reutilização de materiais, sendo um modo de promover a sustentabilidade.

A coleta seletiva é caracterizada por lixeiras coloridas, que separam materiais como:

  • Vidro;
  • Plástico;
  • Orgânicos;
  • Papel;
  • E outros materiais.

A separação dos elementos pode ser feita em todos os tipos de locais, desde a coleta seletiva construção civil até em residências. Diversas cidades contam com caminhões de coleta, que recolhem os materiais já separados, entregando-os nos centros de reciclagem.

Geralmente, essas coletas seletivas ocorrem em dias diferentes em relação aos dias de coleta do lixo comum.

Após a reciclagem, alguns materiais são reutilizados para outros fins, como o PEAD reciclado. O PEAD (Polietileno de Alta Densidade) é o resultado da reciclagem de plásticos, resultando em matéria-prima para produção de novos produtos em empresas de termoplásticos, como a fabricação de garrafas, brinquedos, potes e outros tipos de objetos.

A reciclagem de papel ou papelão também resulta em matéria-prima para a produção de outros itens, tais como papel sulfite reciclado, caixa para embalagem personalizada de produtos e de alimentos, sacolas de papel para lojas e outros tipos de produtos.

É possível perceber a importância que a gestão ambiental e a reciclagem de materiais proporciona para a sociedade, tornando a preservação do ambiente uma realidade e contribuindo para um mundo mais sustentável para todos, hoje, e para as futuras gerações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *