Sustentabilidade deve atingir aparelhos eletrônicos

Sustentabilidade deve atingir aparelhos eletrônicos

Atualmente uma das grandes preocupações da sociedade é com a preservação do meio ambiente e seus recursos naturais, devido a grande quantidade de aparelhos eletrônicos criados.

Dessa forma os consumidores têm exigido cada vez mais um posicionamento e uma ação das organizações para que as mesmas tenham politicas e programas de preservação ao meio ambiente.

Por isso que empresas sustentáveis tem tido mais destaque e reconhecimento, tanto no mercado quanto na sociedade de uma maneira geral.

É nesse cenário que as empresas apostem na prática da logística reversa. Uma logística que tem como principal responsabilidade gerir o fluxo físico de produtos, desde o local de sua origem até o ponto de consumo com a correta destinação dos resíduos.

Assim, são realizados vários processos como:

  • Coleta;
  • Destruição;
  • Reaproveitamento;
  • Recondicionamento;
  • Manutenção;
  • Revenda.

Por serem muitos os processos e cada empresa possuir um tipo de produto, é possível realizar a terceirização desse serviço, ou seja, contratar empresas de logistica reversa para o empreendimento, com profissionais capacitados e devidamente treinados, principalmente para empresas de materiais médicos, equipamentos eletrônicos e alimentícios.

Vale ressaltar que toda empresa precisa seguir a legislação e normas técnicas que regulamentam a coleta e descarte correto de resíduos sólidos, ou seja, os empreendimentos são obrigados a fazer o descarte ambientalmente responsável.

Ações sustentáveis

Além da logística reversa, as empresas podem praticar outras ações que reflitam em atitudes mais conscientes e sustentáveis, uma delas é campanha de copos e canecas personalizados para que os colaboradores diminuam a quantidade de copos descartáveis consumidos dentro da empresa.

Além dessa, temos ainda ações mais simples como separar o lixo em duas modalidades dentro da organização, principalmente em locais de alimentação como refeitórios e cozinhas.

Os orgânicos são os de origem animal e vegetal, como restos de alimentos, cascas de frutas, verduras, borras de café e afins.

O seu descarte correto é essencial, pois eles podem contaminar o solo e água, além de ser uma fonte para proliferação de doenças como febre amarela, leptospirose e malária.

Já os que são recicláveis, passam por um processo de reciclagem que faz com que seja possível e viável o seu reuso e reaproveitamento, como o plástico, papel, alumínio e vidro.

Dessa forma, por meio de uma ação de conscientização e do ato simples de separar o lixo é possível impactar corretamente o meio ambiente.

Inclusive, até o lixo orgânico quando descartado de forma correta pode ser reaproveitado, para a produção de adubo por meio do processo de compostagem ou produção de combustível por meio da produção do biogás.

O cobre

Outra ação, principalmente para as empresas de tecnologia, é a reciclagem do cobre, que proporciona a movimentação de um mercado de sucata de compra e venda desses resíduos, proporcionando benefícios às empresas e também à sociedade em aspectos sociais, políticos, econômicos e ambientais.

Um dos principais produtos que é procurado nesse mercado é o cobre por conta de suas propriedades e características como a alta condutibilidade elétrica e térmica, muito presente em empresas de telefonia e internet.

Assim, a sucata de cobre é a mais procurada, pois tem muita aplicabilidade no mercado.

Um dos lugares que é possível encontrar muitas sucatas é na arte, que tem como propósito criar grandes obras a partir do “lixo” que a sociedade do consumo produz.

Além de ser uma forma de protesto, também é utilizada para conscientizar por meio do belo, mostrando como é possível reutilizar e reaproveitar de diversas formas o que não mais tem utilidade, resinificando o objeto.

Eletrônicos

A tecnologia trouxe muitos benefícios, conforto e comodidade a sociedade, porém ao produzir em alta velocidade produtos melhores e mais potentes, a quantidade de eletrônicos que é descartada diariamente só tem aumentado, principalmente de celulares que são um dos mais consumidos e cobiçados atualmente.

Dessa forma, também foi criada a necessidade de realizar o seu descarte correto bem como o seu reaproveitamento.

Assim a reciclagem eletrônicos é um processo que vem acontecendo com frequência, inclusive há empresas especializadas em realizar apenas esse tipo de reciclagem, que pode ocorrer com a utilização das peças para outros equipamentos quando já estão obsoletos, ou ainda, quando estão bons para serem aperfeiçoados e inseridos novamente no mercado.

Dessa forma, todo material pode ser de alguma forma reaproveitado e proporcionar o consumo mais consciente e responsável dos materiais e seus resíduos, agredindo menos e contribuindo mais para uma sociedade mais sustentável e ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *