Sustentabilidade: conheça o sistema fotovoltaico, uma solução em energia limpa

Sustentabilidade: conheça o sistema fotovoltaico, uma solução em energia limpa

Produzir energia elétrica é uma das questões mais essenciais à funcionalidade da vida humana no século XXI. Esta importância vem apenas crescendo desde a popularização do uso doméstico, comercial e industrial da eletricidade, no final do século XIX.
Atualmente, o dia a dia e a funcionalidade da vida humana parecem difíceis de imaginar sem a utilização cotidiana e sistemática de energia elétrica. Essa energia é essencial ao funcionamento de nossas televisões, computadores, telefones celulares, tablets, eletrodomésticos em geral e de, basicamente, qualquer maquinário industrial computadorizado.
A produção, o armazenamento e a distribuição de energia elétrica não são tarefas simples, nem baratas; muito pelo contrário. Isso faz com que essas atividades tenham recebido muita atenção da ciência e da indústria nas últimas décadas. Durante todo o tempo em que o ser humano dedicou-se a essa tarefa, foram frequentes as inovações que trouxeram grandes mudanças às formas de produzir, estocar e distribuir energia elétrica.
Nesse sentido, os parques eólicos e o Painel fotovoltaico preço vêm crescendo como as opções mais seguras e sustentáveis em se tratando da produção de energia elétrica.

Funcionamento do sistema de energia solar e os seus benefícios

O Sistema fotovoltaico funciona captando energia proveniente dos feixes de luz vindos do sol. Essa energia é recolhida pelo painel, integrado por uma moldura de alumínio, vidro especial e duas camadas de uma película encapsulante que abrange às células fotovoltaicas.
É por isso que a instalação de uma placa solar em seu domicílio, casa comercial ou fábrica mostra-se como uma opção muito interessante. Além disso, a instalação de um Painel solar fotovoltaico pode trazer contenção de gastos e até mesmo impedir que seu imóvel fique impossibilitado de receber energia elétrica durante uma chuva intensa que derrube cabos e conexões elétricas das proximidades.
Durante o dia, enquanto há incidência solar, as placas captam a energia oriunda dos feixes de luz. Do mesmo modo durante o dia e à noite, converte essa energia em energia elétrica, que é a energia que utilizamos em nossos domicílios, comércios ou fábricas.
Por lei, no Brasil, quando a energia elétrica produzida pelas placas é maior que o consumo de energia na residência, é estocada pelo Estado e, em troca, o residente recebe o equivalente a essa energia elétrica em crédito. Do mesmo modo, o contrário, se a Energia solar produzida no domicílio não for o suficiente, o Estado fornece essa energia e o residente paga por isso com crédito ou normalmente na conta de luz.
Outro fator importante é que todos os modelos de Painel solar fotovoltaico preço possuem diferentes utilidades. Isso significa que, dependendo da qualidade do painel, a placa é capaz de gerar mais watts por metro quadrado, enquanto outras geram menos watts em mais metros quadrados.

Energia solar: uma solução limpa, segura e eficiente na produção de energia elétrica

É possível enumerar diversos problemas relacionados à produção de energia elétrica, independente da maneira com a qual é feita,, principalmente em se tratando do meio ambiente, provocados por várias dessas opções de produção de energia. Confira a seguir algumas das formas de produzir energia elétrica:

  • por meio de uma usina termelétrica;
  • através de uma usina hidrelétrica;
  • em uma usina nuclear;
  • com a utilização de parques eólicos;
  • por meio de um Painel fotovoltaico preço;
  • através de biomassa.

Em primeiro lugar, as usinas termelétricas, quando queimam carvão natural para gerar energia elétrica, introduzem milhares de toneladas de fumaça tóxica no meio ambiente. Nesse mesmo sentido, as usinas hidrelétricas costumam causar danos irreparáveis em um ecossistema. Isso se deve ao fato de que essa forma de produção exige a inundação dos canais hidroviários explorados. Em regra, vastas áreas de vegetação, que serviam de moradia e local de alimentação para centenas de espécies animais são destruídas nesses processos. Isso não ocorreria com a popularização da utilização de Painéis solares.
A produção de energia em uma usina nuclear, apesar de não causarem a emissão de muitos gases poluentes, são muito perigosas e oferecem riscos irreparáveis em caso de acidentes. O último grande acidente envolvendo usinas nucleares ocorreu em Fukushima, no Japão, e suas consequências foram devastadoras, afetando a maior parte do Oceano Pacífico.
Novamente, em um Sistema fotovoltaico, não existem essas consequências desastrosas que podem ocorrer em outros tipos de produção de energia elétrica. Além de Fukushima, outro acidente já causou mortes e a proliferação de radiação, décadas atrás: a cidade de Prypiat, na atual Ucrânia, até hoje não pode mais abrigar pessoas, devido ao alto índice de radiação proveniente de uma explosão na usina de Chernobyl.
Levando tudo em conta, os parques eólicos e o Painel solar fotovoltaico preço vêm crescendo como as opções mais seguras e sustentáveis na produção de energia elétrica. A produção por meio de placas fotovoltaicas leva vantagem, no entanto, os parques eólicos acabam precisando de muito espaço e são inacessíveis ao uso doméstico, pois são muito caros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *