Sustentabilidade colocada em prática

Sustentabilidade colocada em prática

O tratamento dado à água disponibilizada nas torneiras de casas, empresas e indústrias, há muito tempo, precisa ser repensado.

Por alterações climáticas, com a influência da humanidade nos cursos dos rios, a poluição causada por motivos industriais, e o uso indiscriminado por grande parte da população, acendeu a luz de alerta.

Por isso, buscar alternativas para o aproveitamento de água proveniente da própria natureza, mas de forma inteligente, mostra que exitem soluções, muitas vezes simples, mas eficazes, e que podem ser colocadas em prática, a qualquer momento, seja em áreas residenciais, comerciais e, principalmente, industriais.

Abastecimento em meio a crise hídrica

No setor industrial, inclusive, há leis federais e estaduais, para a água, que é utilizada de diversas maneiras dentro das fábricas, passe por um tratamento e seja devolvida à natureza de maneira limpa, evitando, a qualquer custo, a poluição ambiental.

Nestes locais, as empresas costumam construir uma estação de tratamento de água, desde as menores, de forma compacta, até as mais robustas, que atendem a diversos sistemas fluviais, além de lençóis freáticos, para que seja feita a reutilização da água.

Também conhecida como água de reuso, ela é disponibilizada para variados destinos, como a lavagem de máquinas e equipamentos, veículos, e ainda ser disponibilizada no sistema hidráulico para as descargas de vasos sanitários.

A água de reuso só não pode ser ingerida, nem por animais, nem pelo ser humano, pois pode restar resquícios de elementos químicos que, na natureza, são absorvidos de forma eficiente.

No setor da indústria alimentícia, é comum o tratamento de água, para utilização na linha de montagem, e, por isso, precisa contar com o abastecimento de forma contínua, sem correr o risco de passar por uma deterioração, de qualquer maneira.

Para isso, segue regras rígidas, com a disposição de um tanque de fibra de vidro em suas instalações, para garantir a água potável que é utilizada na fabricação de produtos. O uso deste tipo de equipamento é celebrado nas empresas do setor, por diversos fatores, entre eles:

  • Custo-benefício favorável;
  • É construído de forma única, sem emendas;
  • Resistência superior contra corrosão;
  • Fácil manutenção e limpeza.

Em condomínios comerciais e residenciais, a instalação de estruturas que possam realizar o aproveitamento de água de chuva, mostra-se uma alternativa valorizada, tanto no setor ambiental, quanto na área financeira, pois muitos trabalhos que precisam ser lavados, com o uso de água, pode ser captado de forma eficiente, com o uso de equipamentos desenvolvidos para este fim.

Assim, a água que lava o chão de áreas sociais e comuns, e rega as plantas do jardim, podem ser as que foram captadas durante os períodos de chuva.

As casas que possuem espaço suficiente, até mesmo, para um simples barril, pode ter um sistema eficiente, com um coletor de agua da chuva, que pode ser usado para a limpeza do quintal, para a lavagem de veículos, e ser usado como descarga, em vasos sanitários, com o uso de baldes.

Em áreas rurais, a captação de água de chuva se dá por meio de cisternas, que são construídas próximas a plantações, para a rega de vegetais, como legumes, hortaliças e pomares, além de utilizar aparelhos de filtragem, que permite a ingestão humana e animal.

Mas é preciso entender que as filtragens precisam ser realizadas de forma correta, para não prejudicar a saúde de ninguém,

É preciso rever como a humanidade está tratando a sua água e os recursos hídricos que estão disponíveis no planeta. Com a aplicação de ações simples, muito mais pode ser feito a favor do meio ambiente.

Equipamentos que ajudam na manutenção

Muitas vezes, é preciso realizar a manutenção nos equipamentos de captação de água de chuva. Dependendo do tamanho de uma cisterna, por exemplo, uma escada multifuncional 4×4 pode ser o tamanho suficiente, para poder descer até o fundo.

As cisternas podem ter variados tamanhos, dependendo da necessidade de captação de água, e o quanto será distribuído, entre uma única casa, ou um condomínio residencial.

Em outros tipos de instalação de captação de água, pode ser necessário o uso de um equipamento que não passe resíduos, como a escada fibra de vidro, que tem o corpo completamente inócuo, e que pode ser utilizado em um ambiente úmido, sem sofrer qualquer tipo de alteração. O importante é manter a manutenção preventiva em dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *