Sustentabilidade através da reciclagem [Dicas Incríveis]

Sustentabilidade através da reciclagem [Dicas Incríveis]

Sustentabilidade é um dos assuntos que mais está em alta recentemente. As ondas de conscientização sobre as alterações climáticas e problemas com a poluição, fazem com que os processos de produção de algumas empresas sejam menos problemáticos e instáveis.

Fazer um curso de práticas de sustentabilidade tem sido basicamente um dos requisitos essenciais para quem deseja ter bons resultados. Por isso, é importante que as pessoas tenham em mente como realmente se capacitar para esta área.

Não é de hoje que a procura por profissionais capacitados na área de sustentabilidade tem sido um problema sério. Por isso, hoje estamos aqui para realmente trazer uma luz no final do túnel.

Queremos trazer para vocês algumas informações importantes sobre um dos principais pilares deste assunto, que é a reciclagem.

Sustentabilidade através da reciclagem

Você sabe o que é um empreendimento sustentável? O nome pode ser pouco intuitivo para alguns, entretanto, a ideia é muito simples de se entender.

Todas as cadeias de produção e consumo acabam por gerar alguma carga de lixo e problemas. Normalmente, a poluição causada será absorvida e transformada pela natureza.

Mas o fato é que o grande crescimento das corporações em muitas produções, longe de alcançar algum nível de trabalho limpo, deixam tudo realmente mais difícil de se administrar.

O resultado inevitável é que o meio ambiente acaba realmente poluído e, por outro lado, também pode acabar por gerar escassez de produtos que eram recursos naturais em abundâncias.

Vários minerais já estão ficando difíceis de se encontrar, enquanto outros estão definitivamente mais causando impacto ambiental do que realmente trazendo benefícios. Lembre dos recentes acidentes com as mineradoras.

O que parecia ser um dia comum acabou definitivamente como uma tragédia que não se pode remediar a tempo.

Então, uma prática sustentável é aquela que busca sempre trazer um saldo neutro ou positivo para a atividade. Se você está extraindo um minério, está trazendo problemas. Mas a reciclagem pega parte do lixo e o transforma novamente em algo utilizável.

É realmente um processo muito benéfico para todos, pois além de ser ecologicamente correto, também entrega um material de maneira bem mais barata. Vale realmente a pena conferir.

Como a reciclagem funciona?

A reciclagem talvez seja um dos primeiros tipos de prática sustentável para que você tenha resultados de verdade. Através dela, é possível recuperar matéria-prima do que antes era considerado puro lixo.

Por exemplo, você provavelmente já rabiscou muitos pedaços de papel e jogou fora por aí. Às vezes, pode ter até mesmo só amassado alguma folha para depois fazer uma bolinha e praticar tiro ao alvo.

Entretanto, o desperdício óbvio não precisa ficar por isso mesmo. É possível pegar toda esta simples célula e dissolvê-la em água. Depois, é um processo muito simples para moldar tudo em papel novamente.

O resultado é sempre muito interessante, pois você consegue fazer do lixo um novo papel.

Os mesmos processos podem ser utilizados por minérios, como por exemplo, o cobre, que após ser limpo, pode ser novamente derretido e transformado em outro tipo de produto.

Agora, existem materiais que não podem ser remoldados, o que traz uma questão realmente complicada para a própria ideia de sustentabilidade.

O plástico PET, por exemplo, é de fato uma tecnologia muito útil para a maioria das pessoas. Sem contar que é barato e muito leve, fazendo com que etapas desde o transporte se tornem bem mais baratas e fáceis de operar.

Entretanto, este é um tipo de plástico que não se degrada naturalmente. Ainda estão em desenvolvimento algumas tecnologias como a PlantBottle, onde grande parte do produto é feito de origem vegetal.

Mas o fato é que este ainda é um produto que basicamente se tornará lixo.

A saída da reciclagem para este caso é deveras surpreendente. Você não tenta simplesmente recuperar a matéria-prima daquele produto, não dá para extrair petróleo de uma garrafa PET.

Entretanto, é possível transformar o PET em uma matéria-prima.

Reciclagem como criadora de recursos

Hoje existem várias técnicas que possibilitam você a dar novas utilidades para o próprio plástico. Por exemplo, através de uma lâmina e um sistema bem regulado, é possível criar fios bastante finos e resistentes.

Então, as fábricas utilizam esses materiais para criar fibras de tecido, que são realmente resistentes e leves.

Já outras pessoas utilizam tanto o plástico, como caixinhas de leite longa vida, para criar artesanatos incríveis e úteis. Ou seja, mesmo que a matéria-prima não seja retirável, ainda é possível fazer de tudo para não se criar ainda mais lixo.

Por fim, é importante dizer que as aplicações da reciclagens são muitas, sendo um dos mais importantes pontos centrais da sustentabilidade.

Ao fazer um curso de práticas de sustentabilidade, você não necessariamente terá que aprender a fazer a reciclagem em si. Esta é realmente uma prática que possui muitos centros de apoio.

Várias pessoas vivem exclusivamente desta atividade, e conseguem garantir seu sustento de uma maneira bastante digna. De fato, tem sido uma saída incrível para muitas pessoas.

Por esse motivo, ao fazer uma capacitação nesta área, o que você provavelmente vai aprender é como administrar os recursos desperdiçados para a melhor utilização possível.

Esse é de fato um grande desafio, afinal de contas, o ambiente corporativo é bastante dinâmico e de ritmo muito intenso. Fica muito difícil acompanhar tudo e garantir resultados de qualidade, principalmente na administração do lixo.

Ainda que você consiga compartimentar toda a empresa, este tipo de atividade fica a desejar caso você não consiga tomar as escolhas e decisões da maneira correta.

Por isso, minha recomendação é se capacitar através de um curso adequado.

Conclusão

As práticas de sustentabilidade para se utilizar em uma empresa nem sempre conseguem ser adotadas da noite para o dia. Afinal de contas, todos os envolvidos devem estar conscientes da situação e também precisam entender as dinâmicas de descarte.

As lixeiras coloridas e com identificação são um ótimo caminho, assim como pedir orientação de empresas especializadas neste tipo de trabalho.

Cada pequeno passo ajuda a criar um mundo mais saudável e limpo.

Até a próxima!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *