Sustentabilidade ambiental: principais características

Sustentabilidade ambiental: principais características

Os debates sobre desenvolvimento sustentavel estão ganhando cada vez mais espaço no ambiente corporativo, e não é por menos, as empresas e os negócios possuem uma relação direta com o meio em que vive, e é seu dever pensar sobre o impacto das suas ações nesse espaço ambiental.

O tema da responsabilidade ambiental então se trata de uma estratégia das empresas frente à sociedade. Negócios que atentam para esses pontos são mais confiáveis e seus processos são seguros e trazem benefícios, e na maioria dos casos, aumenta o faturamento.

Neste artigo abordaremos elementos importantes sobre o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade ambiental de empresas (como ferramentas de mensuração, análise de solo, entre outros), negócios e componentes relacionados à diminuição dos impactos ambientais causados pela produção.

O que é sustentabilidade empresarial?

A sustentabilidade empresarial se define por um conjunto de ações que as empresas tomam para que toda a sua ação, que vão desde a produção até a venda seja feita de maneira consciente, alinhando então a empresa com o ambiente, fazendo com que todos ganhem.

A sustentabilidade empresarial está ligada também à responsabilidade da empresa em manter todos os procedimentos jurídicos relacionados ao meio ambiente para o funcionamento de todas as operações como licenciamento ambiental em Campinas e projetos de impacto ambiental e soluções.

A preocupação entre produção e meio ambiente infelizmente começou muito tarde, somente por volta dos anos de 1970, 1980 em que a palavra sustentabilidade veio ganhando palco. Isso acontece porque o impacto do desenvolvimento econômico atingiu de forma decisiva à natureza.

Por conta disso, as empresas e principalmente, as indústrias começam a elaborar planos e mensurações para definição de políticas ambientes, como plano para remediação de solos contaminados por metais pesados, plano de reflorestamento, e muitos outros.

Outra forma das empresas assumirem a responsabilidade ambiental é promover soluções para que a qualidade da vida das pessoas seja garantida, além de elaborar outras ações como:

  • Abrir canais de comunicação com a sociedade;
  • Formular projetos de desenvolvimento ambiental;
  • Investimento em projetos sustentáveis;
  • Elaboração de projetos de educação ambiental.

Outro componente essencial para uma empresa ser sustentável e carregar consigo o selo de responsabilidade ambiental, fazendo uso de materiais certificados, esses certificados possuem selo de origem comprovada.

Trabalhar para diminuição da produção de gases de efeito estufa, reformulação de processos produtivos, como verificação do uso de hidrante de coluna completo preço, uso racional da água e energia.

E o incentivo à reciclagem de resíduos e processos internos e externos, e desenvolvimento de projetos sociais sustentáveis com ONG, Organizações Não Governamentais.

Ferramentas de mensuração de ações sustentáveis

Para que as empresas consigam ter ações sustentáveis, e para a definir políticas ambientais eficientes é importante o uso de ferramentas sustentáveis, conhecidas como ferramentas de mensuração.

Abaixo falaremos com mais detalhes sobre essas ferramentas:

1. Financial Valuation Tool for Sustainability Investments – FVTool.

É um sistema de computador que permite que as empresas consigam criar valor por meio de ações sustentáveis.

Esse sistema foi elaborado e executado pelo IFC – Internacional Finance Corporation.

2. SEAT- Ferramenta para Avaliação Socioeconômica

Essa ferramenta é considerada uma das mais eficientes para medir o impacto social de ações sustentáveis no mundo.

Consiste em um conjunto de ferramentas de análises socioeconômicas, que identificam se as ações das empresas e indústrias estão gerando impacto positivo no meio ambiente.

Essas ferramentas foram desenvolvidas pela Anglo American. Essa ferramenta tem como objetivo sempre observar a gestão das operações e os impactos no meio ambiente.

O uso desses componentes são importantes para a identificação e fraquezas e forças para o desenvolvimento sustentável mais efetivo.

Gestão de resíduos para um menor impacto ambiental

Um ponto extremamente relevante para que uma empresa se destaque na responsabilidade ambiental é ter uma boa gestão dos resíduos.

Uma boa gestão permite que o impacto da produção seja muito menor no meio ambiente, tornando também o negócio em um modelo consciente.

As medidas de gestão de resíduos eficientes tem em sua composição à atenção à um conjunto de práticas e leis denominadas Política Nacional de Resíduos Sólidos, e se baseia em alguns pontos como:

  • Condicionamento correto;
  • Coleta e armazenamento;
  • Transporte;
  • Disposição final.

A atenção a esses pontos são essenciais para uma boa gestão ambiental. Assim, entendemos que para uma empresa ter um processo sustentável é preciso atentar-se para muitos aspectos, que vão desde os pontos jurídicos até os operacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *