Soluções ambientais que sua empresa precisa ter

Soluções ambientais que sua empresa precisa ter

Contar com o apoio de uma Empresa de coleta de lixo, planos ambientais para redução de resíduos, entulhos e um bom planejamento para fazer a gestão do meio ambiente é fundamental.

Além de tornar a empresa mais sustentável, essas atitudes são muito necessárias para que o negócio esteja em dia com a legislação ambiental brasileira.

No caso das empresas que realizam o processo de coleta, as vantagens vão além da coleta adequada e da redução da geração de resíduos.

Empresas especializadas nesse ramo fazem o reaproveitamento de lixo e também evitam, por meio da coleta seletiva, o descarte ambiental inadequado.

Neste cenário, contar com alternativas que colaboram com esses processos e com o meio ambiente é fundamental.

Além das vantagens mencionadas, esse tipo de coleta também tem muita ligação com a reciclagem e com a destinação ambiental adequada de cada resíduo.

Esse processo é muito importante tanto para evitar a contaminação do meio ambiente quanto para reduzir a proliferação de doenças.

Além dessas alternativas, há outros conceitos que podem auxiliar de forma positiva no processo de gestão ambiental. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo o post e descubra.

Empresa de coleta de lixo: vale a pena contratar?

Toda empresa produz resíduos e toda produção precisa de tratamento adequado para não prejudicar o meio ambiente.

Por isso, contar com especialistas que trabalham na coleta e reciclagem desses resíduos é uma estratégia muito interessante.

O papel de parcerias com uma Empresa de coleta de lixo, neste contexto, é uma opção que vale a pena contratar.

Esse tipo de empresa se responsabiliza não só pela coleta dos resíduos em si, como também pela destinação adequada dessa produção.

Está na dúvida se vale a pena investir na parceria? Confira a lista abaixo com alguns benefícios desse tipo de investimento!

  • Menor risco de contaminação ambiental;

  • Mais qualidade na gestão ambiental;

  • Garantia da destinação adequada de resíduos;

  • Serviço de seleção e separação de lixos na coleta.

Para garantir todas essas vantagens, é fundamental verificar a reputação da empresa a experiência dela nessa área.

Com essas orientações, os benefícios são inúmeros não só para a empresa que pode ser mais conhecida pela sua responsabilidade socioambiental, mas também pela preservação do meio ambiente.

logística reversa de entulhos na construção civil

Assim como nas indústrias, a construção civil é uma área que está muito ligada a geração de resíduos.

Neste contexto, como descartar cimento, pedra, areia e restos de materiais de construção sem agredir o meio ambiente?

O conceito de logística reversa de entulhos na construção civil é muito importante neste processo. Não é por acaso que as orientações da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), regulamentadas pelo governo federal determinam que essas empresas façam a destinação correta dos resíduos.

Na prática, a logística conhecida como reversa tem como objetivo fazer com que os entulhos voltem ao chamado estado de fábrica.

De acordo com a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon), o entulho tem várias formas sólidas e durante uma obra, estima-se que 50% do material é desperdiçado.

É por isso que a logística reversa de entulhos na construção civil é um processo essencial para o reaproveitamento desses materiais e redução de desperdício irregular no meio ambiente.

Antes de aplicar essas estratégias é fundamental que a empresa tome alguns cuidados como:

  • Contratação de uma consultoria ambiental;

  • Análise dos prós e contras do processo de logística;

  • Prática em conformidade com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos.

Dicas para melhorar a sustentabilidade

Além de planos de logística reversa e de retirada de entulhos, adotar políticas sustentáveis é algo que faz qualquer empresa se destacar.

Optar por embalagens mais simplificadas e sustentáveis como a caixa de papelão com alça é um exemplo pequeno de grandes mudanças que podem ser realizadas.

Contar com um setor responsável pela gestão dos assuntos ambientais também é uma estratégia muito válida neste sentido.

Dessa forma, toda decisão relacionada aos processos de coleta ou assuntos sustentáveis passam por um processo de análise de riscos.

Da produção de embalagens até à coleta seletiva, o planejamento estratégico é uma solução para analisar todas as possibilidades, incluindo os prós e contras de cada situação.

Lembre-se sempre que uma empresa que preza pelo meio ambiente e pela redução dos impactos ambientais é reconhecida não só pelo seu trabalho mas por um trabalho muito mais amplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *