Serviços que ajudam na conservação do meio ambiente

Serviços que ajudam na conservação do meio ambiente

O meio ambiente é muito importante para o desenvolvimento da vida e foi por conta das condições e recursos que ele proporcionou que a raça humana pode se desenvolver e estabelecer as bases da civilização.

Justamente por conta da evolução do ser humano e do uso de recursos para produção de bens e itens de consumo que o meio ambiente passou por um sistemático processo de exploração, causando danos e até a escassez desses recursos.

Assim, com o passar da evolução e do tempo e de modo a minimizar os efeitos e remediar os danos, ações como plano de recuperação de áreas degradadas foram se tornando cada vez mais comuns e uma ferramenta capaz de ajudar na preservação do meio ambiente.

Hoje em dia a questão da sustentabilidade e do consumo consciente tem tomado as pautas globais e se tornando de suma importância para que pessoas, empresas e governos tomem as medidas necessárias para a conservação do mundo e garantam a disponibilidade de recursos para as próximas gerações.

No decorrer deste texto iremos tratar de pontos importantes para a preservação do meio ambiente, como o descarte correto dos resíduos industriais e de como as consultorias ambientais em sp são importantes para o desenvolvimento de planos sustentáveis.

Os resíduos industriais e seu descarte

Uma indústria possui uma grande produção de resíduos, sejam eles sólidos, líquidos ou gasosos. Dessa forma, grande parte dos problemas de gerenciamento dos resíduos se torna responsabilidade das indústrias. Dessa forma, a preocupação com o descarte correto desses resíduos é importante para qualquer setor industrial crescer.

Uma das empresas responsáveis por ajudar na elaboração de um projeto de descarte do lixo são as empresas de consultoria ambiental em sp.

Os consultores ambientais ajudam as indústrias a cumprirem todas as normas relacionados aos resíduos, bem como os de licenciamento, evitando que elas recebam multas ou sanções.

Classificação dos resíduos industriais

Por possuírem ampla produção de resíduos, as indústrias desenvolveram uma classificação para que seu descarte correto seja feito.

Essa classificação é dada pela norma NBR 10.004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e divide os resíduos industriais em três classes principais:

  • Classe I – perigosos;
  • Classe II A – não perigosos;
  • Classe II B – inertes.

Os de classe I possuem características inflamáveis, tóxicas ou de corrosão. Os de classe II A possuem características de combustão e biodegradabilidade e os de Classe II B são inertes, ou seja, não contaminam o ambiente ou a água em que estão.

Sabendo dessas características é possível identificar os procedimentos para o descarte correto desses resíduos como:

  • Coprocessamento;
  • Incineração;
  • Aterramento;
  • Beneficiamento de resíduos.

O coprocessamento consiste na transformação dos resíduos em combustível para fornos de indústrias cimenteiras.

Já a incineração é a queima para destruição do lixo, usado apenas nos resíduos de classe I. O aterramento é a colocação do lixo Classe I em aterros industriais.

Por fim, o beneficiamento de resíduos é a destruição de forma térmica dos elementos contamináveis como óleos e resíduos sólidos.

Assim, esses descartes corretos do resíduo industrial permite que rios, lençóis freáticos e o ar da atmosfera seja menos poluído, dando maior qualidade de vida para a população.

Saneamento ambiental

Um outro ponto importante para que o meio ambiente seja preservado e conservado, aumentando a qualidade de vida, é o saneamento ambiental.

O saneamento é o conjunto de ações que tem como princípio melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente, como a instalação de estação elevatória de esgoto para tratamento do esgoto, fornecimento de água potável, limpeza e outros fatores.

O foco do saneamento ambiental é preservar o meio ambiente para assegurar a vida da população. O saneamento ambiental impacta a vida de muitas pessoas, trazendo melhores condições para diversos setores da sociedade e preservando as matas, os rios e os recursos.

Soluções para preservar o meio ambiente

Além de descarte dos resíduos industriais e o investimento no saneamento ambiental, é importante lembrarmos outros pontos-chaves que podem ajudar a preservar o meio ambiente, como:

  • Reciclagem e reutilização de materiais;
  • Tratamento de água – com remoção de ferro e manganês da água;
  • Uso de biocombustíveis;
  • Planejamento urbano correto;
  • Uso de energia alternativa;
  • Separação correta do lixo e coleta seletiva.

Além dessas soluções existem outras como o investimento maciço de governos e instituições em pesquisas de novas formas de energia e materiais.

Além disso, pode ser interessante o investimento na produção orgânica, no qual é possível utilizar outorga poço artesiano sp para que seus negócios fluam de forma adequada e correta.

Com todos os pontos tratados neste texto e com uma consciência diária de que fazemos parte do mesmo planeta, conseguiremos cuidar do nosso querido lar chamado Planeta Terra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *