Saiba tudo sobre coleta seletiva e motive seus colaboradores

Saiba tudo sobre coleta seletiva e motive seus colaboradores

Atualmente, muito tem se falado sobre a importância da reciclagem, do reaproveitamento de materiais e objetos e também de Coleta seletiva, que busca dinamizar ainda mais o processo de separação entre lixo orgânico e demais tipos de descarte.

No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como essa coleta funciona. De acordo com as pesquisas, 89,8% dos residências brasileiras têm acesso à coleta de lixo, enquanto apenas 15% podem contar com o sistema da coleta seletiva.

Nesse artigo, saiba mais sobre os benefícios desse sistema e como ele pode ajudar a preservar a vida no planeta reaproveitando desde Sucata de bronze até itens de papelão.

O que é coleta seletiva?

Quando variados tipos de resíduos são descartados por empresas e pessoas, esse tipo de coleta  vem como uma opção para que haja a devida separação entre esses materiais descartados.

Dessa forma, temos o lixo orgânico, composto de restos de comida (carne, frutas, legumes, etc.), e que precisa ser descartado da maneira adequada, ou seja, em aterros sanitários.

Outro uso que se dá para esse tido de descarte também é na fabricação de adubos orgânicos. A maneira mais comum de diferenciar os resíduos é por meio das cores, que foram padronizadas da seguinte forma:

  • Amarelo – metais
  • Verde – vidros
  • Azul – papeis
  • Vermelho – plásticos

As cores revestem qualquer recipiente destinado a coletar esses materiais para reciclagem ou ao descarte mais apropriado. Vale chamar a atenção também para o símbolo da reciclagem, presente em muitos desses dispositivos.

Importância indispensável

Não é por acaso que a coleta de resíduos feita a partir de um sistema que possibilita a separação do descarte traz vários benefícios para a vida humana e, claro, para a preservação do meio ambiente em tempos de recursos finitos.

Além de gerar renda para uma série de trabalhadores envolvidos no setor, proporciona economia  para a empresa e diminui a poluição dos solos e rios.

Dessa forma, é possível obter um desenvolvimento mais sustentável para o planeta, permitindo que a saúde esteja sempre em primeiro lugar. Isso sem falar nos variados processos criativos oriundos do reaproveitamento de vários tipos de materiais!

Onde adquirir

Existem diferentes empresas que trabalham com o comércio de sucata, mas é sempre garantido que você vai encontrar o que procura em Ferro velho, onde inúmeros modelos e materiais estão disponíveis para compra.

Se você necessita, por exemplo, construir uma estrutura resistente a partir de materiais que já foram descartados, procure aqueles que ainda oferecem as propriedades necessárias da durabilidade e da resistência. Uma ótima opção nesse caso é Sucata de cobre.

Seja como for, vale sempre a pena conhecer mais sobre esse universo e, principalmente, entender como ele tem um impacto tão direto e profundo na nossa vida. De acordo com a pesagem dos materiais fornecidos, é possível ainda gerar renda e contribuir para a movimentação do setor.

Antes de adquirir um material, procure se informar. Sucata de cobre preço, assim como qualquer outro tipo, deve estar de acordo com a qualidade e as condições em que o material se encontra.

Importância da reciclagem

Imagine que estamos em um planeta que não está em expansão, mas, enquanto isso, o número de resíduos produzidos todos os dias, sejam orgânicos ou de demais tipos, só aumenta.

O consumo desenfreado e muitas necessidades modernas contribuem para o acúmulo de lixo em muitos lugares. São muitos os casos, no entanto, em que grande parte desses lixos podem ser reaproveitados ou reciclados.

Dessa forma,  destinar corretamente um material é garantir a sustentabilidade  e colaborar para a manutenção da vida. Sabemos que o maio ambiente é o mais prejudicado pela ação humana, de forma que técnicas e métodos inovadores como Coleta Seletiva exigem que nós possamos encontrar saídas para o cenário atual no sentido do descarte.

Se você possui a oportunidade de estimular a sua equipe com esse comportamento, não perca essa chance! Afinal, todos precisamos no unir na luta pela preservação da o planeta, certo? Além de permitir que a espécie humana não seja extinta, isso traz uma nova consciência sobre nossa relação com a natureza.

Isso pode impactar não só na produtividade, como nas relações pessoais entre os colaboradores em diversos momentos e ambientes da vida. Está esperando o quê para começar já a pensar em maneiras mais sustentáveis de lidar com os resíduos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *