Saiba os tipos de jardins verticais

Saiba os tipos de jardins verticais

Muitas vezes na vida moderna, perdemos um certo contato com a natureza e nos distanciamos da mesma, ficando enclausurados em nossos apartamentos, casas e outras formas de ambiente de concreto.

Para suprir ou minimizar esse distanciamento para com a natureza e também como elemento estético e de design, muitas pessoas aderem ao jardim.

Optar pela jardinagem pode ser uma ótima opção para aqueles que desejam ter um contato maior com plantas, tendo uma pequena horta para consumo próprio ou mesmo pela linda estética e bem-estar que os jardins trazem consigo.

Porém, nos modelos convencionais de moradia moderna, cada vez mais se perde espaço, e os ambientes de moradia tendem a ser mais compactos, o que limita a possibilidade de se ter um jardim nos moldes convencionais que conhecemos.

Dado isso, começou-se a se aderir ao modelo de Jardim Vertical, o que possibilita que pequenos apartamentos, ou casas sem espaço possam incorporar os benefícios do jardim a si. Os jardins verticais são lindos e oferecem uma série de benefícios a quem os adere.

Neste texto, analisemos um pouco mais sobre as questões envolvendo os jardins verticais e os seus tipos. Iremos ajudá-lo(a) a escolher o melhor e mais adequado para sua casa. Continue com a leitura e venha descobrir mais o bem que os jardins verticais trazem!

Jardins verticais – o que são

Assim como o próprio nome se refere, são formas de disposição de plantas seguindo uma orientação vertical, utilizando de materiais e técnicas especiais.

O jardins verticais tem sua aplicação realizada para além do modo residencial, sendo também muito usado em fachadas e partes exteriores de prédios e edifícios.

O intuito por trás da ideia é justamente fazer uma interferência na vida moderna, trazendo a ela mais conteúdo natural.

Além disso, a utilização da vegetação é uma ótima opção para que os ambientes urbanos sejam menos agressivos ao meio ambiente, e com isso agregam uma série de benefícios a este meio.

Podemos elencar algumas:

  • Ameniza a radiação solar;

  • Filtra e descontamina o ar;

  • Ameniza ruídos;

  • Deixa o ambiente esteticamente mais agradável.

Bom, vejamos agora alguns dos tipos de jardins verticais comumente utilizados no paisagismo, lhe ajudando na escolha do melhor e mais adequado para sua casa ou apartamento.

Jardins verticais e seus tipos

No âmbito de pequenos locais, em apartamentos ou escritórios pequenos, uma pequena parede na sacada, já é necessária e ideal para que você possa realizar um cantinho vertical cheio de plantas.

Mesmo que o espaço seja limitado, nada impede que você monte ali um belíssimo jardim de parede para encantar os amigos, familiares e clientes.

Ficou a fim de montar o seu? Veja abaixo alguns do materiais que você pode utilizar para tal.

Treliças e vasos

Primeiramente, para a realização dessa técnica é necessário que se faça o chumbamento da treliça ao muro ou parede. Feito isso, é só pendurar os vasos para jardim vertical, que chamam de vaso meia lua, junto à treliça.

Caso a proporção pensada para o jardim seja um tanto grande e alto, será necessário o investimento em uma espécie de sistema de irrigação.

Muitos utilizam telas de alambrado, que já vem pronta e tratada ou também as treliças de madeira, geralmente feita artesanalmente utilizando bambu.

Pet

Muitos utilizam esta técnica, da reutilização das garrafas plástica para a aplicação em um lindo jardim de parede. São altamente indicadas para locais que não dispõe de grandes áreas para a composição do jardim.

Além disso também se apresentam como solução para a destinação de resíduos, como a garrafa pet, buscando um outro uso para elas, no caso, sua aplicação como vasos para plantas de jardim.

Fibra de coco

Técnica muito utilizada por arquitetos e profissionais do design de interiores. Por ser composta de material natural, parte dela pode ficar visível sem nenhum problema, inclusive, incrementar e enriquece o visual local.

Para a instalação de tal, deve-se realizar um processo de impermeabilização da parede que irá receber o painel.

O painel de fibra de coco pode ser parafusado na estrutura.

Bom, é isso. Se utilizando da imaginação e da criatividade, é possível compor lindos jardins verticais, que enriquecerão o ambiente e o tornará muito mais confortável e agradável para aqueles que ali venham a visitar.

Um jardim no conforto do lar ou mesmo no ambiente de trabalho, é sempre bem vindo e altamente benéfico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *