Saiba como fazer a preservação do meio ambiente

Saiba como fazer a preservação do meio ambiente

A preservação ambiental tem sido cada vez mais pautas nas discussões internacionais, nacionais, estaduais e também locais, e não é por menos.

Afinal, o meio ambiente ao nosso redor está passando por mudanças climáticas cada vez mais severas, e por conta disso, ações são necessárias para a mudança desse quadro.

Mas, como fazer mudanças? Um dos primeiros pontos são na verdade mudanças no cotidiano e também nos meios industriais e assim por diante.

Nesse artigo falaremos sobre alguns pontos sobre como fazer a preservação do ambiente que incluem, por exemplo, a analise de riscos ambientais e assim por diante.

Dicas para a preservação do ambiente

Iremos listar algumas atitudes que são positivas para o desenvolvimento mais sustentável do planeta.

Um dos primeiro passos é a preservação das árvores, em diversos locais, desde florestas até mesmo dentro das cidades.

Por isso é preciso uma legislação eficiente, que além de colocar limites para podas de árvores, alinhe como ocorrerá reflorestamento e a também a exploração das matas.

Um dos pontos é a realização dos ensaios não destrutivos e assim por diante.

O segundo passo é cuidar das águas, ou então, os cursos de água, que vão desde os rios, os lençóis freáticos e assim por diante.

Assim, para cuidar desses cursos é preciso alocar lixos em locais exatos, e cuidar das matas ciliares, que protege contra a erosão e o assoreamento.

Um dos pontos principais da limpeza dos rios é a alocação de materiais recicláveis para que não somente o rio seja protegido, mas o lixo seja reutilizado.

O terceiro ponto é com relação a pesca. Não pratique pesca em épocas de reprodução de peixes e o respeito as normas que regulamentam a quantidade do pescado.

Muito importante evitar a pesca ilegal, pois isso pode acarretar sérios riscos ambientais, que serão difíceis de serem evitados.

Não compre animais silvestres sem que esses tenham registros, isso porque ao comprar animais sem registros você contribui para que o tráfico de animais permaneça, fazendo com que animais sejam maltratados.

Assim, sempre compre animais registrados, pois esses possuem legalidade e direitos e deveres a serem cumpridos antes da comercialização.

O ponto mais importante é o cuidado com o lixo. Por isso é necessário fazer a coleta seletiva, que tem de ser social e com bastante alcance.

Além do mais, é imprescindível que todas as pessoas também separem o lixo dentro de casa, fazendo com que todos os processos relacionados a resíduos sejam eficiente.

Isso permite que a empresa de reciclagem consiga trabalhar o material e encaminhar os resíduos para que outras empresas consigam utilizar o material, como o caso do alumínio das latinhas de refrigerante.

Muitas coisas podem ser recicladas como:

  • Vidros;
  • Papéis;
  • Caixas;
  • Plásticos.

E a reciclagem está mais relacionado ao reuso, como usar certos materiais como acondicionamento de outros objetos.

Roupas podem ser doadas a pessoas que necessitam, e outros podem se transformar em objetos bonitos de decoração, como o caso dos pallets. Mas, sempre é importante lembrar que quando mais se recicla, mais diminuímos o descarte nos lixões.

Outro ponto muito importante é a redução do consumo de água, e isso não somente dentro dos ambientes domésticos, mas principalmente os grandes consumidores de água que são os setores do agronegócio.

Reduzir o consumo de água aplicando impostos sobre grandes consumos é uma alternativa.

Outras dicas para preservação do ambiente

Outro ponto importante é cuidar da qualidade do ar, fazendo análise microbiológica do ar, e aplicando filtros nas chaminés industriais e investindo em novas tecnologias de transporte, por exemplo, como tecnologias elétricas que podem usar a energia do sol para recarregamento.

Depois temos que mudar os modais de transporte, optar por bicicletas e o uso de transporte público que carrega mais pessoas e diminui a quantidade de carros, e consequentemente a emissão de gases poluentes dentro da atmosfera.

Por fim, diminua o consumo, compre menos, e caso seja necessário, compre de locais que possuem materiais sustentáveis e biodegradáveis, pois ajudam na preservação do meio ambiente e permite a eliminação de resíduos de forma mais consciente.

Só dessa forma é possível fazer a preservação do meio ambiente, garantido um meio ambiente mais seguro e saudável para nós e para uma nova geração que vem com pensamentos inovadores e transformadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *