Saiba a importância responsabilidade ambiental

Saiba a importância responsabilidade ambiental

O meio ambiente é responsável por fornecer a todas as vidas terrestre condições que garantam suas sobrevivências e perpetuação das especies na terra. Dessa forma, é essencial a todos e por isso precisa ser conservado e respeitado em cada ação e transformação da sociedade no quesito ambiental.

Com o desenvolvimento e avanço das indústrias, muitos impactos negativos foram refletidos ao meio ambiente, causando grandes desequilíbrios e catástrofes da natureza.

Após a constância desses episódios, a população compreendeu a necessidade de preservar os recursos naturais, bem como o equilíbrio entre a sociedade e o meio ambiente.

Atualmente as pessoas são mais conscientes e instruídas quanto a necessidade de conservação da natureza, dessa forma o público passou a exigir mais responsabilidade ambiental das empresas e o conceito de desenvolvimento sustentável foi construído e hoje é muito exigido que seja cumprido e respeitado por todos dentro da sociedade.

Compreender esse conceito e demais ações que estão relacionados a ele é essencial para garantir tanto o progresso necessário as pessoas, quanto um meio ambiente saudável e propicio ao desenvolvimento das gerações futuras.

O que é desenvolvimento sustentável?

O desenvolvimento sustentavel é um conceito que junta o desenvolvimento social e econômico a preservação do meio ambiente, tendo como fundamento a preservação dos recursos naturais para as próximas gerações.

Segundo as Organização das Nações Unidas (ONU), o “desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir as suas próprias necessidades”.

As práticas de um desenvolvimento mais sustentável vão além da preservação dos recursos naturais que podem ser levados ao esgotamento, ele também objetiva a melhora da:

  • Qualidade de vida de toda a população;
  • Justiça social;
  • Equidade econômica;
  • Redução da fome e pobreza.

No Brasil essa prática é assegurada por lei, presente na constituição de 1988, no artigo 225 que determina que todos os brasileiros possuem o direito a um meio ambiente equilibrado, sendo um bem de uso comum ao povo e essencial a qualidade de vida, sendo obrigação do poder público e da sociedade como um todo protegê-lo e zelar por sua preservação para as gerações presentes e futuras.

Sendo um direito e uma obrigação as empresas assim como a população têm desenvolvido projetos que priorizem o meio ambiente.

Licenciamento ambiental

O licenciamento ambiental em Campinas é uma das ações que garantem a conservação e preservação do meio ambiente, sendo uma prática sustentável, ele permite que as empresas sejam autorizadas a localizar, instalar, ampliar e operar seus empreendimento fazendo uso dos recursos naturais.

Estabelecido pela lei Federal 6.938/81 ele é uma ferramenta de gestão pública muito importante para regular e controlar os impactos ambientais que podem ser causados pelos processos de extração desenfreado e sem controle.

A organização é obrigada a solicitar essa autorização quando utilizar os recursos naturais, quando o empreendimento for potencialmente poluidor, como emissão de radiação e descarte de resíduos sólidos na natureza ou quando o negócio transforme a natureza ou a constituição do meio ambiente.

Certificado do Corpo de Bombeiros

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB em Guarulhos é um documento que certifica que após as vistorias as estruturas possuíam as condições necessárias para promover a segurança contra incêndios.

Composta por um conjunto de medidas técnicas, estruturais e organizacionais, elas garantem um alto nível de segurança ao estabelecimento, sendo obrigatórias por lei, inclusive para a abertura de um empreendimento.

Além disso o certificado é preciso também quando há:

  • Reformas;
  • Mudança de ocupação ou uso do espaço;
  • Ampliação da área construída;
  • Regularização das edificações;
  • Regularização das áreas de uso;
  • Construções provisórias como circos e eventos.

Remediação de solos contaminados

Outra ação para preservar o meio ambiente é a remediação de solos contaminados por metais pesados, que consiste na revitalização e preservação desses espaços, que após os processos necessários não ficaram mais contaminados.

Com o apoio dos desenvolvimentos sustentáveis há várias técnicas de remediação do solo e da água que podem ser adotadas e práticas pelas empresas, contribuindo para a recuperação de áreas que podem ser habitadas novamente e promover mais benefícios ao meio ambiente e a saúde humana.

Além dessas ações há mais projetos sustentaveis que podem ser adotados pelas empresas como as estações de tratamento da água e efluentes industriais, diminuição do consumo de copos plásticos e sistemas de reciclagem.

Dessa forma o meio ambiente e o desenvolvimento social acontecem simultaneamente garantindo um mundo mais equilibrado e seguro às gerações futuras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *