Saiba a importância das ações ambientais a uma empresa

Saiba a importância das ações ambientais a uma empresa

O meio ambiente é a principal fonte de vida na Terra, por esse motivo a sua conservação é essencial, mas como se desenvolver e ao mesmo tempo conservá-lo? Pensando na resposta para essa pergunta que o conceito de desenvolvimento sustentável foi criado.

Com o objetivo de estabelecer um equilíbrio entre o meio ambiente e os meio de produção, o desenvolvimento sustentável veio para estabelecer um equilíbrio entre ambos.

Para as empresas, as vantagens de se adequar a legislação e as novas demandas da sociedade são muitas, indo desde aumento de lucros há uma imagem positiva perante a sociedade.

Saber e se adequar as legislações faz com que a empresa seja mais valorizada entre os clientes e o mercado, possuindo um diferencial competitivo que a sustentará durante muitos anos.

Licenciamento ambiental

Uma das principais medidas que todas as empresas que atuam com o uso de recursos naturais ou que possam causar danos ao meio ambiente como poluição ou degradação ambiental precisam ter para iniciar as atividades é o licenciamento ambiental em Campinas.

O procedimento administrativo tem como função autorizar a:

  • Localização;
  • Instalação;
  • Ampliação;
  • Operações dos empreendimentos.

Ou seja, todas as ações que viabilizam um negócio. Os responsáveis pela emissão do laudo são os órgãos estaduais, em algumas situações, quando o projeto é muito extenso e atinge mais de um Estado ou região o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e dos Recursos Naturais Renováveis também são acionados para conceder a licença.

O licenciamento possui, em geral, três fases: a licença prévia, a de instalação, e a de operações.

As bases legais que norteiam o licenciamento ambiental são três. A primeira delas é a Lei 6.938/81 que dispõem sobre a política nacional de meio ambiente com normas de preservação ambiental.

As resoluções 001/86 e 237/97 do Conama que estabelecem as normas e procedimentos para o licenciamento ambiental.

E, por fim a lei complementar 140/11 que fixa normas de cooperação entre a administração federal, estadual e municipal na defesa do meio ambiente.

Certificado LEED

Sigla em inglês o LEED traduzindo significa Liderança em Energia e Design Ambiental, originária em 1993, a certificação LEED apresenta diversas modalidades e tipos, entretanto todas têm o objetivo de promover projetos e práticas mais sustentáveis na área da construção.

Além de promover um projeto mais ecológico, as construções que são certificadas, conseguem diminuição de gastos em contas como água e energia elétrica.

No Brasil o órgão responsável pela emissão é o Green Building Council Brasil e só são emitidas quando os pré-requisitos são cumpridos.

Há quatro tipos de certificações:

  • Projeto e construção de edifícios;
  • Design e construção de interiores;
  • Operações e manutenções de edifícios existentes;
  • Desenvolvimento de bairros.

Dessa forma cada projeto precisa de uma certificação específica para que seja executado e certificado de acordo com os padrões e normas estabelecidas.

Laudo de vistoria – AVCB

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB em Guarulhos é um dos documentos que também permite a abertura e funcionamentos de empresas e empreendimentos. Esse auto fiscaliza as estruturas para que elas não apresentem riscos de combate a incêndio.

Um dos pontos principais são as estruturas que compõem o sistema de combate a incêndio. Obrigatórios em diversos processos, essa certificação precisa ser renovável e em cada estado o tempo de validação varia de 3 a 5 anos. Um dos quesitos é o hidrante de coluna completo preço para auxiliar em situações de risco e emergência.

Com as certificações e licenças todas adquiridas o projeto empresarial pode ser desenvolvido de acordo com as normas e leis, garantindo que todos os recursos possam ser reservados e usados de forma consciente e ecológica. Essa medidas garantem que a empresa não será autuada, multada e as vezes interditada.

Os projetos sustentaveis também asseguram uma promoção positiva no mercado e no meio consumidor, fidelizando e prospectando mais clientes, aumentando as vendas e os lucros do empreendimento.

Além disso, o empreendimento sustentável garante mais equilíbrio e conservação do meio ambiente, para essa e para as próximas gerações.

Indo desde a criação do projeto como a análise de solo até a finalização, todos os processo ambientais importam e são essencial as fábricas e empreendimentos, por isso precisam ser realizados com profissionais qualificados e de acordo com todas as normas e legislações vigentes, assim todos são conservados e preservados.

One response to “Saiba a importância das ações ambientais a uma empresa”

  1. Glennie Tomas Nichola disse:

    Olá,
    Obrigado por este blog é uma verdadeira inspiração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *