Quer aprender inglês sozinho?

Quer aprender inglês sozinho?

No contexto atual do mercado de trabalho, saber um outro idioma além da sua língua materna pode render uma quantidade enorme de vantagens. 

Mas, não estamos só falando de vantagens que te levam além, podemos encontrar até mesmo situações onde isto é um requisito.

O próprio inglês é hoje um dos idiomas mais falados em todo o planeta, e acaba sendo uma ferramenta indispensável para praticamente qualquer tipo de profissão.

Alguns utilizam o inglês para:

  • Poderem se comunicar;
  • Prestar um bom atendimento a clientes estrangeiros;
  • Ir ao exterior e fechar negócios; 
  • Levantar informações.

O fato é que em praticamente qualquer país do mundo você consegue se situar e obter ajuda e orientações através da prática do inglês. 

É interessante, então, ter essa carta na manga até mesmo para quem está fazendo uma viagem de turismo acabar se livrando de apuros.

E também podemos dizer que muito conhecimento técnico e entretenimento está hoje em dia só disponibilizado em inglês. 

O raciocínio é simples, se você criar algo em inglês, um maior número de pessoas no mundo terá a capacidade de compreender aquele conteúdo do que se fosse feito em qualquer outra língua.

Mas, aprender um idioma não é tarefa fácil. Ainda mais quando você está inserido em uma rotina um tanto quanto puxada, que pode exigir muito mais do que você tem condições de fazer.

Uma opção que muitos encontram é um curso de inglês online, que permite fazer todo o processo de aprendizado da linguagem sem precisar sair de casa ou mesmo dedicar uma parte fixa do seu dia àquela atividade.

Como aprender inglês sozinho?

Primeiramente, é importante dar algumas informações cruciais, por exemplo, algumas pessoas possuem aptidão natural para aprender outras línguas. 

Isto faz parte dos diferentes tipos de inteligência, onde se uma pessoa tem capacidade em matemática, pode não ter a mesma em esportes.

Por isso, as dicas aqui são feitas para ajudar os que possuem maior dificuldade. 

Portanto, se você possui facilidade e seguir o que for orientado, irá alcançar o nível de fluência em uma velocidade incrível.

Mas, seria realmente errado dizer um período de tempo específico, portanto, o que eu digo é paciência, faça conforme explicado e você terá bons resultados.

1- Escolha um bom curso de inglês

Ter um curso de inglês de qualidade à sua disposição pode nem sempre ser fácil. 

Entretanto, com a internet, é realmente importante tomar muito cuidado para não ser pego por alguma forma de fraude.

Muitos sites ou oferecem uma captura de dados através de grandes promessas ou mesmo podem ter cursos com quase nenhum conteúdo e que custam bem caro.

Portanto, todo o cuidado na sua escolha é pouco. Fique à vontade para procurar em mais de um local, e também veja quantas pessoas já tiveram uma avaliação positiva daquele curso.

Alguns sites são exatamente especializados em entregar estes dados para você.

2- Tenha disciplina

Esta parece ser uma constatação um tanto quanto óbvia, mas realmente é importante levar em conta vários fatores que acabam minando o nosso foco.

Com o tempo é extremamente comum se esbarrar em conceitos que são difíceis de lidar, principalmente quando levamos em conta uma vida agitada.

Por isso, o melhor jeito de garantir uma disciplina nos estudos é separando um tempo de maneira religiosa. Tenha horários fixos e dias para executar as aulas e exercícios. 

Não deixe só para separar uma certa quantidade de tempo na hora em que estiver livre.

Se você colocar seu curso como uma prioridade nas atividades, também poderá desfrutar de resultados ainda melhores.

3- Expanda seu vocabulário

É importante entender que aprender um idioma, e como ele funciona, tem muito a ver com aspectos da gramática e ortografia. 

Entretanto, você só conseguirá ter um domínio de um idioma quando conseguir dominar também uma grande parte do seu vocabulário.

Assim, é realmente possível entender melhor até mesmo os conceitos mais teóricos da língua em si. 

E como não é possível simplesmente tentar decorar um número enorme de palavras do dia para a noite, é importante então fazer sempre pequenas evoluções, não necessariamente todos os dias, mas tente ao menos aprender de 20 a 30 palavras novas todas as semanas.

Conforme for tendo um conhecimento maior sobre a língua no geral, tente criar frases envolvendo estas palavras. 

Assim, você tenta dar sentido a todo o conteúdo que está sendo estudado.

4- Leitura é essencial

Não só para ganhar vocabulário, mas para entender a dinâmica de um idioma, ainda mais um que é tão simples quanto o inglês, é necessário ler. 

Existem uma vasta quantidade de obras criadas exatamente para estudantes iniciantes, com um vocabulário limitado e frases simples.

Pense nisto como uma série de leituras do nível de crianças que estão começando a aprender. Mas, com um formato para pessoas já desenvolvidas.

Isto aumenta todas as suas capacidades de interpretação, além de mostrar as maneiras corretas de trabalhar determinado idioma.

5 – Não deixe a pronúncia para depois

Um dos maiores erros para os principiantes é tentar deixar a pronúncia correta para depois. 

Realmente, é mais difícil tentar acrescentar ainda este fator ao que você está aprendendo, mas existe um equívoco grande nesta escolha.

Pense bem, dependendo da região do Brasil em que você nasceu ou cresceu, acabou sendo um fator decisivo na formação de seu sotaque. 

Mesmo tendo o pleno domínio do português é realmente difícil mudar sua pronúncia depois que você aprendeu de uma certa forma.

O mesmo irá acontecer com o seu inglês, quanto mais tempo demorar para corrigir sua pronúncia, mais complicado será para fazer os acertos depois.

Sendo assim, recomendo plenamente que você tenha um material de suporte. Uma boa ideia mesmo é ir atrás de filmes e séries. Ouvindo o áudio original e tentando acompanhar com a legenda.

Isto permite que você tenha uma absorção melhor de como as palavras deveriam realmente soar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *