Que profissional precisa do treinamento NR 6?

Que profissional precisa do treinamento NR 6?

O treinamentos que quase todas as empresas deveriam proporcionar aos seus funcionários, mas infelizmente esse é um termo desconhecido para muitas, justamente por falta de conhecimento.

O desconhecimento e descumprimento dessas normas e treinamentos podem resultar em multas graves e até gravíssimas além de gerar grandes prejuízos tanto aos funcionários quanto ao dono da empresa.

Caso não faça ideia sobre o assunto que será abordado a seguir descubra agora tudo sobre o treinamento NR 6, qual o seu significado e importância no meio de trabalho, que profissional precisa desse treinamento. 

O que significa NR 6

Esse termo significa Treinamento Regulamentadoras, dentre as 37 normas existentes, hoje o foco será sobre a 6, que nada mais é que o Equipamento de Proteção Individual, também conhecido como EPI, onde em alguns passa a ser obrigatório.

Essas normas são um conjunto de regulamentos e leis criados pelo governo para que seja possível manter a segurança e saúde do trabalho, onde tratam de assuntos específicos e gerais sobre o ambiente de trabalho. 

É fundamental que uma pessoa habilitada e especializada forneça esses treinamentos aos funcionários de uma determinada empresa.

Na qual é fundamental seguir as recomendações da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, também conhecida como CIPA.

Quais são os tipos de EPI

Como se trata da proteção individual do trabalhador, os tipos de EPI vai variar muito de empresa para empresa, como por exemplo profissionais que trabalham diante de sons altos e prejudiciais, seu equipamento individual seria um protetor auditivo. 

A seguir acompanhe outros tipos de EPI:

  • Abafadores sonoros para proteger a audição;
  • Cinturões para proteger contra quedas;
  • Capacetes para proteger a cabeça;
  • Óculos, viseira e para proteção visual e facial;
  • Filtros e máscaras para proteção respiratória;
  • Mangotes e luvas para proteger braços e mãos;
  • Caneleiras, joelheiras, sapatos, botas e coturnos para proteger os pés e pernas.

Todos os equipamentos citados acima são exclusivos para proteção individual, sendo assim é importante não confundir com o Equipamentos de Proteção Coletiva que seria o EPC, como por exemplo toda empresa deve ter pelo menos um extintor, para proteção de todos.

Os equipamentos fornecidos podem ser de fabricação em território nacional ou internacional, e só podem ser vendidos sob autorização do Ministério do Trabalho e Emprego, porém, aos funcionários devem ser oferecidos os equipamentos gratuitamente.

Qual a importância do NR 6 

Como já dito anteriormente o NR 6 tem como objetivo garantir total  segurança e bem estar do funcionário no ambiente de trabalho de forma regular e legal, na qual essa se torna a maior importância da aplicação desse treinamento.

É somente através do treinamento NR 6 que é estabelecido detalhadamente todas as condições sobre os EPIs.

Dessa forma ele é de suma importância para conduzir as responsabilidades dos fabricantes dos equipamentos para proteção individual, e também do empregado e do empregador.

Esse treinamento é importante também para tornar todas as atividades de uma determinada empresa legal e regulamentada conforme as normas, dessa forma será evitado multas entre outros prejuízos.

Que profissional precisa desse treinamento NR 6

Todo profissional que tem seu corpo exposto e que de alguma forma colocaria em risco sua vida e saúde, como:

  • Engenheiros civis e agrônomos;
  • Químicos;
  • Coletores de resíduos descartáveis;
  • Marceneiros;
  • Pedreiros;
  • Vidraceiros;
  • Policiais e militares.

Outro profissional que precisaria desse treinamento seria todo aquele que fosse contratado  pelo CLT deveria fazê-lo, porém, tudo deve ser embasado no cargo do funcionário e no setor na qual ele pertence.

O empregado após receber o treinamento só poderá usar os equipamentos recebidos dentro do seu ambiente de trabalho, onde sempre que necessário se ausentar do cargo, precisará guardá-lo em um local apropriado que é fornecido pela própria empresa.

Para que seja possível fornecer o Treinamento NR 6 corretamente, é fundamental antes de tudo se atentar a alguns cuidados como será descrito logo abaixo, sendo assim leia com muita atenção.

Atenção e cuidados

Para muitos pode até parecer ser um processo simples e até fácil de ser aplicado.

Entretanto, não é bem assim, é muito importante tomar alguns cuidados e ter muita atenção nos requisitos para que seja possível fornecer o Treinamento NR 6 a uma determinada empresa de forma correta e regular. 

É fundamental que a empresa passe por uma série de avaliações, que geralmente são realizadas por técnicos, engenheiros de segurança e até médicos do trabalho.

Onde os mesmos  fariam análises, anotações e por fim fariam uma seleção dos cargos e setores que necessitam desse treinamento.

Após essa análise os profissionais especializados dariam início ao processo de legalizar e regulamentar a empresa, necessitando então da presença de um profissional de CIPA, para que seja possível tornar essa empresa alinhada e legal.

De forma alguma deve-se arrecadar dinheiro, cobrar qualquer tipo de pagamento ou até descontar do salário dos trabalhadores para fornecer os equipamentos de segurança individual.

Essa é uma das obrigações somente da empresa, onde tudo deve ser passado gratuitamente a todos.

É fundamental estar atento à validade de cada equipamento, pois o tempo de uso poderá variar como por exemplo o círculo protetor deve ser substituído de 6 meses a 1 anos, tem também as máscara facial, caso seja descartável sua troca deverá ser todos os dias.

Os trabalhadores que recusarem esse treinamento deverão ser advertidos, até mesmo aos que fizerem mau uso dos equipamentos. 

Sendo assim é importante estar atento aos comportamentos dos funcionários e forma que os mesmos manuseiam os equipamentos.

Considerações finais

Em resumo do que foi descrito acima, realmente o NR 6 é muito importante para a segurança do trabalho, além de manter a empresa regular perante o cumprimento das leis e das normas.

Lembrando que existem cursos online com certificado que são totalmente válidos em conteúdo e em questão burocrática.

Não se esqueça de tomar os devidos cuidados, para que todas as ações sejam feitas corretamente tanto antes, durante e após o treinamento, para que seja possível evitar prejuízos. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *