A purificação e o armazenamento adequado da água

A purificação e o armazenamento adequado da água

Em países tropicais e, principalmente, em países com grande disparidade social como o nosso, um dos grandes problemas sociais é a regularidade e abastecimento de água em regiões de baixa renda ou em regiões consideradas desérticas.

Através da mídia e de informações gerais, sabemos superficialmente o quanto esse problema afeta uma grande parte da população e o quanto isso acarreta no desenvolvimento humano do país e de suas regiões, de forma desigual.

O norte e o nordeste brasileiros, por exemplo, durante toda a história sofreu muito com a falta de água, para promover um melhor abastecimento e um tratamento de água com qualidade continua evidente.

Por muitas vezes a população é obrigada a andar quilômetros para buscar um pequeno balde de água que será utilizado no banho, assim como na lavagem de roupa e louças, para cozinhar etc.

E assim, segue em sua batalha diária em busca de um bem tão abundante em nosso planeta e tão escasso para tantas pessoas – à água.

O armazenamento de água

Buscando atingir o cobiçado objetivo de possuir água potável perto de sua residência, diversas iniciativas são criadas, a mais popular é os poços artesianos.

Que, muitas vezes, são construídos pela própria população e têm a função de extrair água mineral de lençóis freáticos, que ficam bem abaixo da camada superficial da terra.

Através desse sistema, é possível retirar água constantemente desses lugares e abastecer famílias e comunidades inteiras. Em regiões onde o abastecimento de água é mais constante, também se aplicam métodos para armazenamento e purificação da água.

O mais comum método de armazenamento e aplicado por toda a população, é a caixa dagua retangular, disponível no mercado em diversos tamanhos e modelos.

Sua função é bem simples, armazenar e abastecer sistemas que englobam o funcionamento de uma casa como chuveiro, torneiras, descarga, etc.

A purificação da água

Buscando purificar a água, que chega da distribuidora nas residências e torná-la mais segura para o consumo, é comum o uso de filtros simples, que funcionam a partir de uma vela central que retém impurezas.

Capazes de retirar sujeiras da água, os filtros oferecem diversas vantagens, uma delas, é que eles não necessitam do uso da energia elétrica e oferecem um ótimo custo-benefício.

Uma alternativa mais moderna e também um pouco mais cara, é o purificador de água. Os purificadores de água, agem de forma mais completa e possuem outras camadas de purificação.

Estas que garantem uma água mais pura, cristalina e livre de bactérias impróprias para o consumo humano. Quando pensamos em purificação de água, normalmente, remetemos à situações pessoais e domésticas.

Porém, na indústria esse processo é extremamente usado e de suma importância para o funcionamento de diversos setores. O nível industrial têm alguns processos essenciais, como o de desmineralização de água industrial.

A desmineralização consiste no processo de extração de íons, minerais e metais pesados contidos na água. Esses metais podem prejudicar o funcionamento de máquinas e aparelhos industriais.

A água desmineralizada também é chamada de deionizada e considerada quimicamente pura. Após esse processo de pureza a água, pode ser utilizada na rotina de uma grande indústria.

Como em caldeiras de alta pressão, turbinas para geração de energia e lavagem industrial. Diversos métodos podem ser utilizados, para atingir essa pureza química.

E aplicá-la em larga escala na indústria, o processo mais utilizado e que é amplamente aplicado no mundo todo, é o desmineralizador de água industrial, outros processos são:

A Destilação

Utilizada para remoção de sais da água, porém com a desvantagem do enorme consumo energético e eficácia menor do que outros métodos, pois não remove totalmente os sais presentes na água.

Processo de troca iônica

Tratamento que atua na remoção dos íons dissolvidos na água, como magnésio, cloreto e cálcio, por exemplo. Para que a água esteja adequada para o procedimento que será utilizada.

Leito misto

Normalmente, são utilizados como refinamento após uma etapa anterior de purificação com maior potência.

Osmose reversa

É o processo de separação física da água, usando pressão, que extrai os sais minerais da água – a concentração impura de água é descartada.

Através desse processo de osmose reversa e o conteúdo limpo do produto, é conduzido para reservatórios onde posteriormente serão utilizados.

Tem esse nome, pois contraria o processo normal de osmose, onde o movimento natural é de uma solução de baixa concentração, através de uma membrana, para uma região de alta concentração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *