Processos que ajudam na preservação do meio ambiente

Processos que ajudam na preservação do meio ambiente

O meio ambiente conceitualmente consiste em um conjunto de fatores físicos, biológicos e químicos que envolvem todos os seres vivos, ele influencia os seres vivos, porém, os seres vivos também possuem controle sobre ele.

O meio ambiente também pode ser considerado um conjunto de condições que fazem com que a vida possa existir, assim, chamamos esses “bolsões” de vida de ecossistemas.

Entretanto, o homem, que é a espécie que mais interfere no meio ambiente, principalmente, por conta da extração de matéria-prima para variados tipos de produtos. Tudo isso foi expandido de forma definitiva e potencial com a Revolução Industrial no final do século XVIII e início do século XIX.

Por conta dessa influência industrial, os seres humanos e suas ações permitiram que o meio ambiente passasse por grandes mudanças, como o aumento da temperatura média do planeta e variações climáticas.

Nesse sentido foi preciso que as indústrias e que diversas empresas criassem formas de fazer com que os seus processos agredissem menos o meio ambiente. Essas ações vão do tratamento de efluente industrial até a coleta de resíduos eletrônicos.

Nesse texto abordaremos alguns serviços que são essenciais para que o meio ambiente seja preservado.

Tratamento de águas industriais

Uma indústria utiliza a água para muitas finalidades, que vão da limpeza de máquinas, equipamentos e setores até o resfriamento de processos industriais.

Por ter grande usabilidade dentro da indústria essa água contém materiais pesados, produtos tóxicos, que quando descartados prejudicam o meio ambiente.

Assim, é necessário que a água seja recuperada, por meio de um tratamento de águas industriais, para que seu descarte seja feito de forma adequada e não agrida o meio ambiente de forma agressiva.

O tratamento dessa água industrial deve ser auxiliado por um profissional qualificado como um engenheiro ambiental, engenheiro ou técnico químico.

A água é um elemento vital dentro da empresa, e nesse sentido, muitas fábricas começaram no desenvolvimento de gestão dos recursos hídricos, instalando estação de tratamento de efluentes industriais, projetos de reuso de água, racionalização do consumo e outros.

Há muitos métodos que são empregados para que o tratamento da água industrial seja feita como:

  • Filtração;
  • Decantação;
  • Ultrafiltração;
  • Floculação mecanizada.

Reciclagem de lixo eletrônico

A reciclagem de lixo eletrônico se tornou necessária com o avanço da tecnologia que permitiu que o mundo conhecesse um novo tipo de resíduo, o lixo eletrônico. Esse lixo eletrônico consiste em componentes de computador, celulares, gadgets e outros elementos.

Nesse sentido, por possuírem uma composição diferenciada seu descarte passou a ser uma preocupação para as empresas do ramo, por serem prejudiciais ao meio ambiente.

Assim, o lixo eletrônico, também conhecido como e-lixo, começou a passar por um processo de reciclagem e coleta de lixo eletronico. O processo de coleta começa com o recebimento do material em empresas especializadas.

Depois os materiais passam por um procedimento chamado de engenharia reversa ou manufatura reversa, esse procedimento consiste no movimento inverso de uma linha de montagem.

Depois os materiais desmontados são classificadas como placas de circuito, vidros, metais pesados e entre outros. Dependendo do material, este é encaminhado para reciclagem de equipamentos eletrônicos.

E os outros materiais são encaminhados para outros setores ou então passado pela trituração ou compactação dos resíduos.

O principal tipo de lixo eletrônico e que tem mais dificuldades de serem recicladas são as Placas de Circuito Impresso (PCI), e que estão em diferentes equipamentos eletrônicos e de tecnologia como computadores, smartphones e carros.

A dificuldade da reciclagem desse tipo de componente consiste na composição de muitos elementos como cobre, cádimo, chumbo, ouro e platina. Assim, muitas técnicas são usadas para retirada dos materiais do PCI.

No Brasil ainda não há procedimentos para reciclagem de PCI, sendo esses elementos encaminhados para os Estados Unidos e Suíça.

Licenciamento ambiental

Existem outros procedimentos que garantem que o meio ambiente seja menos atingido como os processos de análise e investigação para emissão de licença ambiental. Esses procedimentos são apoiados por empresa de licenciamento ambiental.

Essas licenças além de permitirem que a indústria funcione, assegura a delegação de responsabilidade em caso de descumprimento da lei ambiental. Também permitem prever qual o impacto ambiental que será produzido no processo de implementação da indústria ou empresa.

Desse modo, vimos que para proteger o meio ambiente é preciso desenvolver métodos que tratam e cuidam de resíduos protegidos pelos seres humanos, além de estudos que asseguram e estimam o tamanho do impacto ambiental, garantindo soluções para que este impacto seja diminuído.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *