Processos necessários para a preservação do meio ambiente

Processos necessários para a preservação do meio ambiente

A prevenção do meio ambiente deixou de ser um assunto abordado apenas na escola. Na verdade, esse é um assunto muito sério, tratado por diversos países como prioridade. Em razão disso, vamos abordar esse tema no texto de hoje.

Processos de prevenção do meio ambiente

Para prevenir o meio ambiente da destruição, existem diversos processos que podem ser adotados por nós. Inclusive as indústrias e empresas também podem realizar alguns deles.

1. Ensaios não destrutivos

Muito utilizados em indústrias químicas, eletromecânicas e alimentícias, os ensaios não destrutivos são métodos utilizados para inspecionar materiais sem que eles sejam destruídos. Sua função é controlar a qualidade do que é produzido industrialmente.

As vantagens desses ensaios são:

  • Eles monitoram a qualidade dos materiais;
  • Melhoram projetos;
  • Preservam da vida útil dos materiais;
  • Contribuem para a preservação ambiental.

O último tópico se deve ao fato de que os ensaios são capazes de mostrar os defeitos de determinados materiais e produtos. Assim, podem alegar se estão ou não aptos para atuarem no meio ambiente.

2. Análise de água

Para utilizar a água nos processos industriais, é preciso buscar um local onde fazer análise de água. Isso, porque diferentes tipos de processos necessitam de diferentes qualidades e características de água.

Portanto, é por meio das análises que se sabe se o líquido é ou não bom para determinado procedimento.

Essa análise é fundamental quando a água será utilizada para consumo humano. Indústrias de cosméticos, alimentos e bebidas que utilizam esse ingrediente diretamente na fabricação dos produtos são apenas alguns setores que necessitam fazer essa análise.

Indústrias que eliminam muita água no meio ambiente também precisam passar por esse processo, para garantirem que não há elementos que podem fazer mal à natureza.

3. Sistema de Gestão Integrado (SGI)

Outra forma de garantir que uma indústria ou uma empresa esteja atuando de acordo com a legislação ambiental do país é contratar uma consultoria SGI.

Esse sistema inclui padrões de processos, organização e recursos, prezando por qualidade, saúde, segurança e preservação do meio ambiente. Essa consultoria oferece vantagens como:

  • Otimização e agilidade dos processos;
  • Certificação internacional;
  • Maior conhecimento das normas internacionais;
  • Melhora na imagem da empresa.

Como funciona a reciclagem?

A reciclagem é um processo de cuidado com o meio ambiente tão importante que decidimos fazer um tópico apenas para ela. De maneira resumida, a reciclagem é a transformação de um produto que não seria mais utilizado em um produto novo.

Para isso, é preciso que esse item faça parte da lista de materiais recicláveis (já que nem tudo pode ser reutilizado). A importância de fazer a reciclagem dos produtos é evitar o aumento da produção de lixo.

Por causa disso, hoje a empresa de reciclagem é cada vez mais comum. Ela recebe os materiais vindos da coleta seletiva.

Lá, esses materiais são limpos e separados por tipos: metal, papel, plástico e vidro. Após essa separação, os produtos são encaminhados para os determinados setores, que irão utilizá-los para fazer outros materiais.

Um bom exemplo para explicar melhor todo esse processo é o papel de escritório. Ele pode ser mandado para a reciclagem e transformado novamente em papel reutilizável.

Já os plásticos são transformados em grânulos bem pequenos, que viram matérias-primas a serem utilizadas em outros objetos plásticos.

Um dos materiais que precisam muito ser reciclados hoje em dia são os lixos eletrônicos. Isso, porque eles contêm substâncias muito ruins ao meio ambiente e que podem causar doenças, como chumbo e mercúrio.

Por isso, é importante lembrarmos de separar os lixos recicláveis dos lixos orgânicos.

Existem penalidades para quem não cumpre a legislação ambiental?

A resposta para isso é sim! Existem algumas punições e penalidades para quem não cumpre a legislação ambiental, principalmente quando se tratam de empresas e indústrias.

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), as empresas que facilitarem ou omitirem crimes ambientais podem pagar multas de valores altos, entre outras penalidades

Empresas ou indústrias que causarem danos ambientais também são obrigadas a indenizar o local, além de terem que realizar ações que diminuam o dano que causaram.

Respeitar o meio ambiente é fundamental para diminuirmos todos os danos causados pela humanidade. Apesar de não ser uma tarefa fácil, é possível, aos poucos, melhorar nosso cenário.

Precisamos lembrar que a natureza é nosso lar e, sem ela, não estaríamos onde estamos hoje. Respeitar o meio ambiente é respeitar, também, nosso próprio futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *