Preservação em obras e empreendimentos

Preservação em obras e empreendimentos

O termo impacto ambiental é aplicado e reaplicado há muitos anos para todos os ramos da sociedade, principalmente em obras. Isso porque, sem meio ambiente, é impossível termos uma vida minimamente saudável.

A natureza é o elemento natural de nosso universo, e faz com que seja possível ter uma qualidade de vida diferenciada, oxigênio, controle do clima e muitos outros aspectos cruciais para nós.

Mas há alguns aspectos que acabam atrasando um pouco o desenvolvimento, são eles a poluição, a falta de cuidado ao manusear produtos, descarte de resíduos e muitos outros. Porém, para isso já há soluções.

A engenharia ambiental proporciona diversas saídas para fazer com que seja possível preservar e ainda fazer com que empresas possam trabalhar sem prejudicar o meio. Para saber o que torna isso possível, acompanhe o texto e confira.

Gestão do meio ambiente

A partir da engenharia, a gestão é criada e toma conta de todos os feitos que serão aplicados diariamente em todos os locais. A gestão ambiental é a profissão que viabiliza o funcionamento social, profissional e ambiental de empresas.

O profissional assegura a manutenção do poder econômicos de indústrias, ao mesmo tempo, que assegura a exploração de forma racional de todos os tipos de recursos naturais que não são utilizados.

Alguns dos feitos que a gestão proporciona são:

  • Redução de impactos na natureza;
  • Uso sustentável de recursos;
  • Preservação;
  • Descarte correto de lixo, resíduos e tóxicos;
  • Reciclagem;
  • Redução da poluição;
  • Desenvolvimento de programas educacionais.

A área de atuação desses profissionais é muito ampla. Eles podem atuar tanto no âmbito rural quanto no urbano, e ainda tem a possibilidades de ficar em empresas privadas, públicas, ONG’s e cooperativas.

O gestor irá fazer diversos tipos de estudos com sua equipe, emitir laudos e documentações burocráticas, que fazem com que seja possível proporcionar uma responsabilidade administrativa e socioambiental nas mesmas.

Hoje esse tipo de contratação é necessária para todos os tipos de empresas e empreendimentos, pois é uma obrigação reduzir todos os danos possíveis que podem ser causados.

Assim, as normas e regras regulamentares, além de leis, devem ser seguidas, para que o funcionamento do local seja possível e propício. Assim será possível aliar natureza e indústria, o que realmente hoje não é mais impossível.

Além disso, há muitas possibilidades para as empresas e cada uma agirá de forma diferenciada, pois cada caso é um caso. Ou seja, cada local terá alguma necessidade que será sanada conforme se readequa.

Atividades da gestão

A gestão possui variados tipos de atividades que podem ser aplicados, agora três das principais serão explicadas, para que seja possível o entendimento por completo da importância delas.

O descartar lixo eletrônico costumava ser feito de qualquer jeito, porém esse lixo oriundo acabou se tornando algo ruim, pois essas peças não são biodegradáveis, então, poluem e ainda possuem componentes potencialmente contaminantes.

Dessa forma, hoje está na legislação a exigência da coleta, destruição e descarte em locais preparados para isso, que irão fazer a remanufatura dos mesmos e ainda evitar qualquer tipo de poluição.

Há também o certificado graprohab, proporcionado pelo Grupo de análise e aprovação de projetos habitacionais do Estado de São Paulo. Esse documento foi reestruturado para centralizar e agilizar processos administrativos de aprovações.

Essas aprovações são de implementação de empreendimentos de parcelamentos de solos, para que seja possível construir residências, conjuntos habitacionais públicos ou privados de forma correta.

Ou seja, para que seja possível lograr o que deseja, é necessário entrar com esse processo e regularizar todos os pontos que são necessários para empreender e fazer com que o local tenha permissão.

Por fim, há a avaliação de bens, que é uma análise técnica, realizada por um especialista, que irá identificar se o ambiente está 100% correto para crescer e se desenvolver, tanto em relações físicas do local quando ambiental.

Além disso, ainda conta muito o preço em que ele será avaliado. Imóveis e empreendimentos irão passar por uma reunião de elementos e procedimentos gerais que contarão com a avaliação de instalações, bens industriais, recursos ambientais e patrimônios históricos.

Ou seja, para que seja possível ter uma empresa que seja bem-vista no mercado, é necessário fazer o certo e implementar todos os tipos de benfeitorias ambientais e sempre estar em dia com leis e normas, sempre fazendo o certo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *