Os cuidados com a água e meio ambiente

Os cuidados com a água e meio ambiente

Os cuidados com o meio ambiente são extremamente necessários para que a sociedade conquiste a qualidade de vida e tenha um habitat com boas condições e assim conseguir diminuir os problemas de saúde e impactos ambientais que estão acontecendo.

Buscar conceitos e ideias que desenvolvam um pensamento sustentável é uma maneira de começar a realizar mudanças significativas.

Essa postura em prol do meio ambiente precisa ser praticada pelas pessoas, mas principalmente pelas empresas de distribuição de recursos básicos.

Como as empresas de abastecimento e saneamento que precisam realizar os procedimentos de tratamento da água antes de distribuir para as casas e estabelecimentos que utilizam o líquido para diversas tarefas.

A importância do tratamento de água

O consumo de água com qualidade, sem oferecer riscos e problemas de saúde para a população pode acontecer, desde que transformada em potável, ou seja, precisa passar por um tratamento, limpeza e descontaminação.

O tratamento de água é feito através de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para atingir a condição de potável e ser destinada para o consumo, sem nenhum fator que possa prejudicar as pessoas.

O processo de tratamento de água possui várias etapas:

Higienização:

Consiste na remoção de bactérias, fungos, protozoários e substâncias nocivas para a saúde, retira os excessos de compostos orgânicos e impurezas.

Estética:

Diz respeito a cor, sabor e odor da água. Todos os procedimentos de tratamento são realizados numa Estação de Tratamento de Água (ETA).

A ETA realiza não só os cuidados com a água, mas, de efluentes, resíduos provenientes de esgotos e redes pluviais que são lançados no meio ambiente em forma de gases que podem causar poluição.

Em uma ETA, as etapas de tratamento são:

Pré-cloração:

Colocação de cloro na água quando esta chega a estação de tratamento para facilitar a retirada de metais pesados.

Pré-alcalinização

Adição de cal ou soda para ajustar o Ph da água. Para o consumo, a água precisa ter um ph entre 6,0 e 9,5 que é categorizado como básico ou alcalino.

Coagulação

Colocação de sulfato de alumínio ou outro tipo de coagulante. Depois de adicionado é necessário fazer uma agitação na água para que as partículas de sujeira fique mais fácil serem agregadas.

Floculação

Mistura lenta de água para formação de flocos com as partículas.

As outras etapas de tratamento são: decantação, filtração, pós-alcalinização, desinfecção e fluoretação.

Durante a realização desses procedimentos, os profissionais realizam a análise de água e efluentes, pesquisa para verificar a qualidade da água que é usada em processos industriais e depois devolvida a natureza, mantendo as suas propriedades sem causar poluição hídrica.

Na análise é possível verificar:

  • Temperatura;
  • PH;
  • Sólidos em suspensão;
  • Demanda de química e oxigênio.

Os resultados desse processo ajudam a realizar o descarte de resíduos corretamente sem causar comprometimento ao meio ambiente.

O CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), possui alguns números e parâmetros que devem ser considerados durante a análise da água.

A relevância da água potável para a sociedade

A água potável é o líquido que já passou pelas fases de tratamento para ser destinada ao consumo.

Depois distribuída, a água pode ser armazenada em uma caixa de agua para ser utilizada para diversas funções. Para manter as boas condições para o uso, a caixa deve ser limpa evitando problemas de saúde.

Alguns locais afastados das áreas urbanas não possuem água tratada, por problemas de saneamento ou falta de investimentos.

Nesse caso as pessoas só conseguem utilizar a água através de uma locação de caminhão pipa. As empresas vão até o local que precisa de abastecimento de água potável e realizam a distribuição.

A venda de água, feita através de caminhão pipa água potável, que precisa seguir as regras da vigilância sanitária, que fiscaliza a higiene feita antes do líquido ser comercializado.

A construção de cisternas com filtro para tratar a água da chuva é uma medida muito realizada em lugares precários, que não possuem uma boa distribuição.

O filtro é necessário para retirar impurezas como: insetos, folhas e pequenos galhos, que possam impedir o consumo dessa água.

O tratamento de água é um procedimento que ajuda as pessoas a terem o líquido essencial para a sobrevivência de forma adequada para o consumo.

Para o meio ambiente os benefícios estão relacionados a diminuição de poluição hídrica e do ar ao tratar os efluentes.

Portanto, as empresas de distribuição devem realizar os serviços de tratamento para evitar problemas a população e conquistarem uma boa imagem ligada a sustentabilidade e cuidado ao meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *