Os benefícios das práticas sustentáveis nas empresas

Os benefícios das práticas sustentáveis nas empresas

Cuidar do meio ambiente é uma atitude que todos os cidadãos precisam ter. A preservação dos recursos naturais presentes no ambiente é muito importante para a existência das espécies no presente e no futuro, assim, a escassez de recursos como: água, florestas, solos e tudo que é essencial para a vida animal e humana.

Ações simples e que muitas pessoas pensam que não causam nenhum efeito, podem contribuir muito para a diminuição dos impactos ambientais.

Jogar os resíduos no lixo, fazer a separação desses resíduos e destiná-los para a reciclagem, reduzir o consumo de água, usar canudos de alumínio, utilizar energias renováveis, entre outros.

Esses são apenas alguns exemplos de atitudes muito simples e que se todos os indivíduos colocarem em prática todos os dias, pensando em fazer a sua parte para ajudar o ambiente, já é uma forma de contribuir, mesmo que minimamente para a redução dos impactos ambientais.

As ações de proteção dos animais e recursos naturais, precisam ser praticadas na vida pessoal e profissional, criando métodos eficazes para a sua empresa.

Implementar ideias e sistemas que ajudam no cuidado ambiental é uma maneira do seu negócio estar alinhado com as responsabilidades e leis ambientais que são exigidas para as atividades empresariais e industriais.

Além de gerar conscientização nos funcionários, que entendendo a importância disso, levarão essa mensagem para outras pessoas, gerando um impacto positivo na sociedade.

Medidas de conscientização ambiental

As atividades de produção e mesmo as que os indivíduos realizam no seu dia a dia, geram uma grande quantidade de resíduos sólidos e líquidos.

Diversas firmas que possuem uma grande quantidade de equipamentos, ferramentas e máquinas, por exemplo, precisam trocar os seus bens de produção quando ficam com a sua capacidade exaurida.

Quando os equipamentos ficam com obsolescência tecnológica ou apresentam falhas, tornam-se sucata eletrônica. Esse tipo de sucata possui recursos naturais que podem interessar outras empresas e cooperativas.

Os metais de base e preciosos presentes nesse tipo de resíduos são:

  • Alumínio;
  • Ferro;
  • Cobre;
  • Latão;
  • Platina;
  • Ouro;
  • Prata.

Esses e outros metais presentes nos equipamentos e objetos usados nas empresas podem ser restaurados. Em refinarias de metais, por exemplo, pode ser as parceiras do seu negócio e recuperar até 99% desses metais.

Os principais benefícios de realizar corretamente o descarte de sucata de eletronicos são: diminuição da poluição, ajuda na prevenção do descarte irregular que prejudica o ambiente, valorização dos resíduos, recuperação dos recursos naturais e a possibilidade de gerar empregos para outras áreas como a de restauração.

A reciclagem é um processo de transformação dos resíduos. Fazer a separação de todo o lixo, é uma forma de cuidar do planeta e ajudar na criação de oportunidades de trabalho.

Uma coleta seletiva, por exemplo, pode ser muito eficiente, pois, consiste em lixeiras de cores diferentes, onde cada uma é para o descarte de um resíduo.

O processo de reciclagem de embalagens longa vida é uma atividade muito comum nas cooperativas e indústria papeleira. Depois de coletadas na coleta seletiva são enfardadas e levadas até o destino de recuperação.

Depois de passar por vários processos, se transforma em papel reciclado; o plástico e alumínio que estão presentes nas embalagens são destinados para outras empresas que atuam na restauração desse tipo de resíduo.

Processos de análise dos recursos utilizados nas empresas

Saber a qualidade dos recursos que são utilizados nos processos produtivos da sua empresa é muito importante. Uma análise de qualidade da água, por exemplo, é um método muito usado no segmento de recursos hídricos.

As análises são baseadas nas considerações e resoluções do CONAMA (Conselho Nacional De Meio Ambiente) e de algumas leis estaduais, federais e municipais.

O monitoramento e analise de agua mineral e potável ajuda a acompanhar fatores que possam indicar mudanças nas características físicas, microbiológicas e químicas da água.

Os parâmetros que o recurso hídrico deve ter, variam conforme o seu uso. Com minucioso trabalho de análise geram laudos importantes que indicam a qualidade da água.

O laudo de potabilidade de água periodicidade é um relatório com todas as informações sobre a água de um determinado local, mostrando se esta é segura ou não para o consumo humano e uso para outras atividades.

Existem empresas que são especializadas nesse tipo de serviço, visando sempre a qualidade do recurso hídrico.

Portanto, ter consciência da importância dos cuidados com o meio ambiente dentro e fora da área empresarial é uma maneira da sociedade conseguir reduzir aos poucos os danos causados pelos impactos ambientais e assim atingir a qualidade de vida para os indivíduos no planeta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *