Os benefícios da reciclagem para o meio ambiente

Os benefícios da reciclagem para o meio ambiente

Cuidar do meio ambiente é uma ação que todos os indivíduos devem praticar para a preservação das espécies e recursos naturais. As atividades econômicas e sociais que as pessoas realizam todos os dias provocam impactos ambientais que prejudicam a fauna e flora.

Ter atitudes conscientes e que visam diminuir os problemas ambientais são muito relevantes, pois conseguem ajudar o planeta.

As atividades econômicas e sociais que as empresas realizam diariamente, estão relacionadas a produção de mercadorias que são utilizadas no dia a dia. O processo de fabricação é feito com o uso de matérias-primas e materiais vindos do meio ambiente.

O procedimento de descarte de resíduos usados, muitas vezes são feitos de maneira incorreta, ação que gera problemas de: contaminação de lagos, rios e mares, doenças na vegetação e impactos na saúde humana.

Considerar esses fatos e investir em projetos de descarte correto e reciclagem de materiais são fundamentais para o meio ambiente, além de gerar resultados positivos para a economia.

Ações que podem ajudar o ambiente

Alguns indivíduos chamam de lixo tudo que não possui mais utilidade para eles, no entanto, nem tudo que as pessoas não querem mais é de fato lixo.

Alguns materiais podem ser reciclados, ou seja, passar por vários processos de transformação até ganharem uma nova forma e uso. A reciclagem é um método que ajuda o meio ambiente, diminuindo a quantidade de resíduos e criando novas oportunidades de atuação.

Os espaços de reciclagem são cooperativas que recebem os materiais recicláveis para iniciar os processos de transformação. Antes destes materiais chegarem nas empresas, as pessoas têm muitas dúvidas sobre quais materiais são ou não recicláveis.

Um jeito de facilitar o processo é a instalação das lixeiras de coleta seletiva, onde cada recipiente tem uma cor específica para os resíduos.

A divisão para as cores são:

  • Azul – papel;
  • Amarelo – metal;
  • Verde – vidro;
  • Vermelho – plástico;
  • Marrom – lixo orgânico;
  • Laranja – pilhas e baterias;
  • Branco – lixo hospitalar;
  • Preto – madeira.

Estas cores de lixeiras ajudam as pessoas a fazer a separação corretamente, fazendo bem para o meio ambiente e facilitando a rotina de trabalho das empresas de reciclagem.

Reciclagem de papel

O processo de reciclagem de papel possui várias etapas. O primeiro passo é fazer a separação do material e depois a seleção do que será destinado para ser colocado nos contentores que são responsáveis pela geração de novas fibras, utilizadas para fazer papel novo a partir das fibras velhas.

As fibras recicladas são colocadas nas pastas que são inseridas no refinador com as fibras virgens.

A pasta de celulose passa por um processo de refinação e depuração para dar mais resistência ao papel. Para finalizar é necessária uma secagem e retirada dos excessos de contaminantes do papel reciclado.

Após todos os processos a empresa de reciclagem de papel pode introduzir o produto no mercado consumidor.

Documentação e permissão para atuação

As atividades que necessitam usar recursos naturais, e que por isso possam causar degradação ambiental ou poluição, precisam obter uma licença ambiental, exigência legal para os empreendimentos e ações que estejam diretamente relacionadas com o meio ambiente.

O licenciamento ambiental possui quatro tipos de licença (licença de operação, licença prévia, licença de instalação, licença de pesquisa sísmica). Estes procedimentos englobam desde o planejamento até execução das atividades.

As empresas que possuem a licença ambiental têm a vantagem de eliminar o risco de multas, estar enquadrado na legislação, melhora o desempenho ambiental, reduz os custos, ajuda o planeta com a redução de impactos e problemas e aumenta a competitividade.

Todas as licenças são importantes, mas, a licença ambiental de operação é fundamental para certificar que o empreendimento foi construído conforme o projeto e de acordo com as normas ambientais. Após obter esta licença as atividades podem ser iniciadas.

Coleta de resíduos diferenciada

Alguns resíduos são específicos e não podem ser reciclados. Os entulhos, por exemplo, devem ser destinados às empresas de coleta entulho ou um aterro.

O setor da construção civil é o maior produtor de entulho e para contribuir com o descarte correto, os engenheiros contratam as caçambas para colocar os resíduos.

Ao encher, a caixa estacionária é destinada às empresas que coletam este tipo de resíduo, que investem em processos para reciclá-los, ou seja, tentar reaproveitar o que ainda tem potencial para uso.

Portanto, o trabalho das empresas de reciclagem e atitudes conscientes são a solução para diminuir os impactos ambientais e agir em prol da preservação dos recursos naturais e das espécies.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *